domingo

Casa Arrumada


Casa arrumada é assim:


Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma
boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das
prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da
tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que
brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da
gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.


Carlos Drummond de Andrade_ (1902-1987)_

segunda-feira

Meditação Transcendental - Relaxa, blinda a saúde e deixa cérebro afiado


foto getty images

 Por Andressa Basilio

 Ela não é uma religião, filosofia ou estilo de vida. A meditação transcendental é um método de autodesenvolvimento que é capaz de aquietar a mente, mas também melhorar a tomada de decisões, a criatividade e afastar o estresse, a depressão e até doenças cardiovasculares. O objetivo desta meditação é fazer a mente transcender, ou seja, atingir o repouso profundo, diminuindo a quantidade de pensamento. Diferente dos outros métodos de meditação conhecidos, a transcendental não exige concentração, direcionamento, nem esforço. "É uma técnica natural que funciona com as tendências normais do corpo humano", explica o professor Jacinto Osawa, da Sociedade Internacional de Meditação.

Trazida para o mundo ocidental em 1958 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, a técnica utiliza mantras, conjuntos de sons e ultrassons, que atuam no corpo de quem o vocaliza, trazendo benefício a curto e longo prazo. "Temos um conjunto de mantras armazenados. Eles são ensinados individualmente para a pessoa, que não precisa estar necessariamente em um ambiente específico para entrar em estado de meditação. Basta apenas que se esteja sentado confortavelmente em uma cadeira", diz o professor Jacinto. 

 

Os benefícios

 Mais de 600 estudos, feitos por importantes universidades dos Estados Unidos e da Europa, já foram divulgados atestando os benefícios da meditação transcendental para o corpo e para a mente. "A comunidade médica teve seus olhos voltados para a meditação transcendental a partir da década de 70. Desde então, há cada vez mais pesquisas, que mostram resultados positivos", conta Elisa Haruma Kozasa, pesquisadora do departamento de psicobiologia da Unifesp.

 A meditação pode auxiliar alguém a ter uma vida mais saudável porque, por meio dela, a pessoa tende a levar uma vida mais tranquila, o que contribui para o aumento da qualidade e expectativa de vida. É por meio desse tipo de meditação que a mente é conduzida para o estado de repouso profundo e assim, o corpo identifica onde estão localizados os problemas e direciona automaticamente todas as energias para lá. "O segredo da meditação está em possibilitar a mudança de foco, ou seja, a pessoa deixa de pensar nos problemas e foca somente no mantra, no momento presente. Com isso, o corpo produz uma resposta de relaxamento, com a liberação de hormônios, como a endorfina, os batimentos cardíacos ficam reduzidos e a respiração fica mais lenta", explica Elisa. 
A pesquisadora conta ainda que, somente através da meditação, é possível ficar relaxado e, ao mesmo tempo, em estado de alerta. "Quando você medita, entra em um estágio diferente de consciência, que está entre a vigília física e o estado de sono, e essa tranquilidade atingida nesse estágio diferente faz muito bem para a saúde mental e corporal".

Grande parte dos benefícios são imediatos e melhoram com o passar do tempo. Entre os mais significativos estão:

- O fortalecimento da comunicação do córtex pré-frontal do cérebro, o que permite desenvolver o funcionamento total do cérebro. O praticante de meditação transcendental tende a ter um pensamento prático mais forte e coordenar a tomada de decisões, graças ao aumento nas funções executivas;

- A abertura da percepção a um campo de criatividade e inteligência, localizada nas profundezas da mente;

- A redução da ativação do sistema nervoso simpático, que por sua vez dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios do estresse;

- A melhora da saúde cardiovascular;

- O combate à depressão, na medida em que estimula o bem-estar físico e mental;

- A ajuda na libertação de vícios como o tabaco, o álcool e outras drogas;

- Reduz a ansiedade e os níveis de colesterol ruim, além de combater a insônia e a síndrome metabólica. 

Quem pode fazer?

 Embora natural, a técnica requer instruções para ser usada de forma correta. Para isso, a Sociedade Internacional de Meditação indica o aprofundamento da técnica por meio de cursos e aulas. Como explica o professor Osawa, não é necessário nenhum tipo de conhecimento teórico para que se pratique a meditação, por isso, qualquer pessoa pode procurar as aulas. "Não há restrições de idade, nem de condição física ou mental. É importante que se tenha a mente voltada desde cedo para a saúde do corpo", comenta o professor. 



Fonte: www.minhavida.com.br