domingo

Crisoprásio - Para Equilibrar as Energia Yin-Yang



Origem e Procedência:


Como a Calcedônia, o Crisoprásio formou-se nas fendas de rochas dos diferentes tipos, mas especialmente nas lavas vulcânicas.
Nas rochas metamórficas e nos veios hidrominerais desenvolveu-se a baixas temperaturas como precipitação de soluções de sílica com impurezas de níquel.
O Crisoprásio de qualidade é raro, porque já foi amplamente explorado desde os tempos dos gregos e romanos. As maiores jazidas localizam-se nos Estados Unidos, Rússia, Austrália, Zimbábue, África do Sul, Madagascar, Brasil e Índia. As jazidas da Polônia, muito exploradas no Séc. XVIII, durante a época Vitoriana, já se esgotaram há muito tempo.

Crenças e mitos: O Crisoprásio é considerado uma das pedras preciosas mais valiosas, mas hoje raramente é encontrado. Os antigos gregos honravam essa pedra cujo valor era considerado o equivalente ao do ouro. Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra a depressão e mau humor.O Crisoprásio já era utilizado pelos gregos e romanos para confecção de lacres oficiais e camafeus.  No Egito, o Crisoprásio era utilizado como pedra de proteção, de cura e contra a magia negra.  Durante o período barroco (Séc. XVII e XVIII) foi utilizado amplamente como imitação do jade chinês tanto na confecção de jóias, como de elementos de decoração. 
Algumas capelas reais da Polônia foram revestidas com esta pedra.
Atualmente o Crisoprásio é utilizado em artigos de bijuterias, na produção de bolas e dos mais variados artigos esotéricos.


Efeitos terapêuticos para o corpo:
O Crisoprásio, com seus tons de cores verdes, calmante, é uma pedra indicada para as possíveis moléstias do coração, estabiliza a circulação sangüínea, e os nervos. É recomendado nos casos de endurecimento das artérias.

Efeitos terapêuticos para a psique:
O Crisoprásio, através de seu efeito calmante sobre a circulação sangüínea, transmite calma e sensação de equilíbrio. Trata-se de uma pedra de esperança e renovação que gera fidelidade e harmonia entre aqueles que se amam. Os praticantes da meditação estimam muito essa pedra em virtude de a mesma transmitir calma interior, conduzindo, às vezes, um sono tranqüilo e profundo.


Reduz complexos de superioridade e inferioridade.
Ativa e energiza o chakra cardíaco.
Equilibra energias yin-yang.

Indicado para:
Incapacidade de adaptação, introspecção, frescura, senso de alegria, falta de apetite, harmonia, excesso de vida, auto-reconhecimento, crescimento espiritual, ânimo. Pressão sangüínea alta, problemas cardíacos, próstata, oviduto, glândulas de hormônios que favorece a potência sexual, dores de cabeça, enxaquecas. Bloqueia o egoísmo e a inveja. Ótimo para atrair amigos e obter sucesso em novos empreendimentos.

Formas existentes:
Pedra bruta , lapidada, esfera, ovo, pingente, cordão.

Signos:
Gêmeos (21/5 a 20/6), Câncer (21/6 a 21/7), Capricórnio (22/12 a 20/1), Peixes (20/2 a 20/3).

quarta-feira

Meditação dos Anjos



Algumas técnicas

Quem anda em busca do autoconhecimento, faz da meditação um passo muito importante para chegar lá. Por meio dela é possível aquietar nossa natureza e elevar o ser a níveis superiores. O que é ótimo para eliminar o estresse que insiste em afrontar a todos no mundo moderno.
Meditar nada mais é do que reduzir a atividade mental ao mínimo possível. Deixando a mente vazia o suficiente para observar cada movimento, ideias e imagens que eventualmente surgirem. Preste atenção nas dicas abaixo e comece a exercitar sua comunicação com os Anjos.
1 – Adapte um ambiente para que se sinta confortável. Reduza a luz, acenda uma vela, um incenso e peça a ajuda dos anjos.
2 – Sente-se numa posição cômoda e que te permita manter a coluna reta, as pernas cruzadas, os pés descansados e o as mãos sobre as coxas.
3 – Faça um pedido mental para que os anjos te protejam e ajudem a iniciar a meditação. Um rápido pensamento já será o suficiente. Nada de verbalizar ou metalizar o pedido. Logo será possível sentir a presença de todos os anjos a sua volta.
4 – Depois que essa proteção angelical estiver estabelecida, concentre-se apenas na respiração. Deixe que ela flua naturalmente, sem forçar qualquer ritmo e conte até nove ciclos respiratórios completos.
5 – O tempo dirá a hora de parar e você sentirá que é a hora de parar. Aos poucos, você retomará a consciência e deverá agradecer a ajuda dos anjos.
6 - Mova os dedos dos pés e das mãos devagar. Vá abrindo os olhos aos poucos para, finalmente dar a sessão de meditação por encerrada.
Você vai perceber os benefícios e logo vai querer outro tempo para exercitá-la novamente. Quanto mais exercitar esse tipo de meditação, mas próximo dos anjos se sentirá. E eles, com certeza, esperarão ansiosos pelo momento em que você vai querer alcançá-los novamente. Experimente!



Fonte: www.zastros.com.br

terça-feira

Pindas Chinesas - Equilibrando a Energia Interior



Originário das antigas terapias orientais, e reconhecido através dos seus resultados esta técnica encontra-se de certa forma ligada ao fundamento da moxibustão, através da aplicação de calor em pontos de shiatsu ou da acupuntura.

Esta foi transmitida ao longo do tempo, de geração em geração, tendo esses ensinamentos conseguido
chegar até aos dias de hoje, graças à preservação das tradições.

As Pindas, são saquinhos de linho que no seu interior têm ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado, equilibrando a energia interior.

Esta técnica pode ser aplicada recorrendo a várias manobras de massagem, criando um relaxamento
profundo e uma conexão com o nosso interior, através de uma paz e harmonia, subtilmente proporcionadas com o auxílio de aromas, de música, de toques e descompressão de energias retidas pelo nosso corpo.

A massagem envolve primeiramente o toque para espalhar o óleo no corpo do cliente para em seguida o deslizamento das Pindas já aquecidas. A sensação é diferente de uma massagem tradicional. É áspera e quente. Causando um relaxamento tão profundo que adormecer é quase impossível de não acontecer.

Rusticamente falando, a massagem com Pindas Chinesas teria como principal definição de relaxar e, de uma certa forma, esfoliar a pele devido a sensação áspera.

A parte terapêutica está ligada ao equilíbrio do sistema respiratório que é indicada para pessoas asmáticas e para desintoxicação e proteção do sistema respiratório dos fumantes. Harmoniza os Chackras, trabalha os pontos de acupuntura, nódulos de tensão  e dores musculares.

O método também ativa a circulação sanguínea, drena as toxinas e previne contra o envelhecimento.

Pessoas com problemas de retenção de líquidos, obesidade, celulite, TPM, insônia, dores musculares e
fibromialgia também podem recorrer às Pindas. Além disso, ajudam a reforçar as defesas imunológicas do organismo.

Querendo ou não, a massagem com Pindas Chinesas está ligada à Aromaterapia, pois as ervas aromáticas causam todas as sensações anteriormente citadas.

Os benefícios gerais são: Calmante, energético, equilibrador, estimulante, regulador, relaxante, bem-estar, fortificante, adstringente, afrodisíaco e anti-séptico.

Durante o outono e inverno essa terapia constitui uma forma saudável e 100% natural de equilibrar o
sistema respiratório, liberando fadiga associada aos resfriados, sinusites, bronquites, constipações e
estados de obstrução de vias respiratórias. As pindas chinesas são indicadas ainda para pessoas asmáticas e para proteção e desintoxicação do sistema respiratório dos fumantes.

As ervas aromáticas mais utilizadas são a alfazema/lavanda, camomila, jasmim, rosa, neroli, laranjeira,
erva-limão e a canela, tendo sempre em conta o tratamento pretendido.

Como também se trata de Aromaterapia, só é contra-indicado quando houver: câncer, gravidez, hipertensão, ferimentos na pele, problemas cardíacos, infecção, inflamação e febre.

Se você se indentifica com algum ítem da lista de contra-indicações, consulte seu médico para ter certeza se poderá ou não desfrutas das Pindas antes mesmo de consultar seu terapeuta.

Fontes:

- Kátia Kioki -Terapeuta Holística e Massoterapeuta
- saudeintegral.webnode.com.br
- www.fibromialgia.com.br