segunda-feira

Lápis-Lazúli A Pedra de Ano de 2011




Por Angélica Lisanty

O ano de 2011 tende a ser um ano mais calmo. Uma nova maneira de ser da ordem mundial já está silenciosamente, se alterando. A realidade está mudando, e com ela pedindo que nós, de maneira individual, possamos compreender e mudar também.

Após todas as "intempéries" de um ano do Tigre de Metal, uma pausa. Este será um ano para acalmar e colocar a casa em ordem, com trabalho, organização, estruturação e algum esforço, afinal sem disciplina e direcionamento não iremos entender o que está realmente vibrando. É um ano de construir e solidificar uma nova consciência sobre tudo que nos cerca, de despertarmos para um novo momento, onde a busca pelo "o que realmente importa", dentro de nós, está batendo à nossa porta.

Na numerologia será um ano 4. Um ano de muito trabalho, organização e estruturação que exigirá de nós um esforço incansável em nossa contribuição com o "todo". Um ano 4 também nos traz certas restrições, mas por outro lado mais controle e planejamento de todos os passos que iremos caminhar.

Na Astrologia Chinesa este será um ano do Coelho de Madeira. Um ano calmo, pacifico, com muita tranquilidade, onde a diplomacia será o meio de sobrevivência, aprendendo a fazer concessões, a dar e receber, mas com um sentido de dever acentuado e muita responsabilidade. O gosto pela beleza e o admirar com sabedoria. No aspecto negativo, tenderemos a fazer concessões exageradas "para não brigar", com certa permissividade, e também haverá o risco de uma boa dose de estagnação pelo excesso de quietude. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio, pois o coelho sabe "contornar" as adversidades.

Na Astrologia, será um ano de Mercúrio, regente dos signos de Gêmeos e Virgem. Mercúrio rege a inteligência, a capacidade intelectual de pensar, elaborar, analisar, discernir e também de comunicar. Será um ano onde a habilidade em falar, se expressar, aprender e trocar serão muito valorizadas. A clareza da mente e a fluência verbal, aliados ao raciocínio rápido irão ser a tônica deste regente. Então, vamos colocar nossas habilidades à mesa!

A correspondência Angelical de Mercúrio estará associada à proteção do Arcanjo Mikael ou Miguel, o grande protetor da humanidade, mas desta vez não será sua espada que levantará à luta, e sim a inteligência, a estratégia, a concessão, a discussão pela paz. Pois sua energia vibrará para que possamos nos ver em paz nos conflitos.

Nas energias dos Orixás, 2011 será regido pela energia feminina, em especial a Orixá Oxum, dona do ouro, da fartura, do amor, da riqueza e da fertilidade.

Em resumo, este ano tende a ser um ano mais calmo, onde a diplomacia, a eloquência, saber usar a inteligência e as palavras serão a habilidades exigidas para termos um bom ano. Toda esta regência caminha em uma só direção: a do desenvolvimento do ser humano e a sua evolução, portanto, o trabalho, a austeridade, o direcionamento, a retidão, também serão exigidas. Não há mais porque sermos "meio" bons, "meio" honestos, "meio" sinceros. Temos que "escolher" sermos melhores e evoluirmos.

O Lápis Lázuli, rocha metamórfica, vem como um bálsamo neste período, onde poderemos abrir nossa consciência para ver os objetivos espirituais que estão por traz deste momento da humanidade. Ele nos ajuda a entender, a discernir, a aprender sobre o momento em que estamos vivendo.

Uma pedra sagrada, utilizada por muitos povos antes de nós, sempre com objetivos espirituais elevados, como conexão e visão sob um olhar espiritual da realidade aqui na terra.

No aspecto físico, pode agir como uma pedra calmante, anti-ansiolítica, promovendo o relaxamento e induzindo ao sono tranqüilo. Ajuda de forma vibracional a reforçar o sistema imunológico do organismo. Auxiliar no tratamento de afecções de pele, acnes, eczemas e urticárias. Age beneficamente sobre as disfunções hormonais e também sobre a frigidez. Atua sobre o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

No aspecto emocional, movimenta o universo interior sempre em busca de seus desígnios maiores, ao sentido da vida, ou ao que veio nesta encarnação. Proporciona o reencontro e a religação consigo mesmo. É capaz de abrandar e solucionar estados emocionais de conflitos interiores. Promove a auto-aceitação e a auto-estima. Faz com que possamos nos sentir acolhidos pelo universo, e forte o suficiente para enfrentarmos o que vier pela frente. Favorece a força da alma, em sentido elevado, sobre a mente. Auxilia nos processos de cura de somatizações, pois ela faz com que a pessoa possa compreender o "porque" adoeceu, e o que vai fazer por si mesmo para se curar, com sabedoria e muita, muita proteção espiritual.

No aspecto mental é capaz de abrir a visão positiva de nossas virtudes. Promove a abertura mental ao plano da sabedoria superior. Faz abertura do discernimento e da absorção de novos conhecimentos. Abre a mente para o novo, o mais belo, o mais artístico, o mais inspirado, enfim, todas as conexões positivas da alma com o refinamento intelectual e espiritual. Esta pedra é capaz de fazer a abordagem de sua energia de forma natural, sem choques, inspirando a mente aos mais nobres e elevados conceitos de sua alma. Favorece a concentração, induz ao estado meditativo e à profundidade interior. Boa conselheira nos casos de tomadas de decisões ou posicionamentos firmes em casos delicados.

No aspecto espiritual ela promove a contemplação da espiritualidade. Possui uma propriedade especial que é a de purificação, não só do corpo físico, como também dos corpos sutis. Esta purificação é no sentido de elevação da alma e de realinhamento energético. Sua ação protetora é bastante forte. Assim como a abertura que promove, para o entendimento na matéria, do mundo espiritual.

Enfim, podemos entender que o caminho sempre será pelo autoconhecimento e pelo entendimento da alma e do seu coração, adaptando o nosso "ser" à mudança do padrão vibracional universal. A energia universal vem caminhando nesta direção há 20 anos, pois em 2012 estará à nossa porta a abertura da Era de Aquário, uma nova consciência participativa da iluminação, da transformação da consciência individual para obtermos a elevação espiritual, para a qual o processo de adaptação não existe um "remédio", mas sim uma atitude de mudança interior.

Escolha evoluir, iluminar-se, crescer, junto com o Universo!

Fonte: www.espacocristalino.com.br
(Texto reproduzido com autorização da autora)


Pedra Luz

Tridoshas

Tridoshas

Por Raquel Frota

Os 5 Elementos

Os cinco elementos estão em toda parte, em todas as coisas, numa variedade infinita de proporções, eles formam a dinâmica da criação. Portanto energia e matéria são uma coisa só. Surgindo da vibração do som silencioso cósmico, OM, esses elementos se manifestaram. Primeiro surgiu o éter e a partir dele surgiram os outros elementos, o ar, o fogo, a água e por último a terra.
O homem, como um microcosmo do universo e da natureza, possui em seu organismo todos esses elementos, que os sábios Rishis, ao criarem o Ayurveda, descreveram e agruparam nas formas dos Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Os Tridoshas governam todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência e desempenham funções específicas sem atuar independentemente. A constituição básica de um indivíduo é determinada no momento de sua concepção, onde a unidade masculina (espermatozóide) se une a feminina (óvulo), e no momento dessa união a constituição ou dosha básico do individuo será determinado pelas combinações de ar, fogo e água corporais manifestados no pai e na mãe.
Dependem do equilíbrio e harmonia dos doshas os estados de saúde e doença do indivíduo. O equilíbrio e desequilíbrio se dão por diversos fatores externos e internos como metabolismo, alimentação, pensamento, sentimento, clima, modo de vida e trabalho. Entender como funciona esse doshas no corpo auxiliará na manutenção do equilíbrio e saúde. Um princípio de cura em Ayurveda baseia-se em que uma pessoa pode criar o equilíbrio das forças interiores que trabalham nela através da dieta e dos hábitos da vida. Em geral, nenhum indivíduo tem apenas uma constituição. Podemos ter um que predomina e os outros num percentual menor.

Conhecendo os Doshas

Vata = Ar + éter

Movimento, respiração, anseios naturais, transformação dos tecidos, funções motoras, funções sensoriais, desapego, secreções, excreções, medo, solidão, ansiedade.
Pessoas com constituição Vata
Tendem a ser pouco desenvolvidas, esguias, veias e tendões salientes, no geral a pele é morena, fria, áspera, seca ou rachada e pode apresentar verrugas ou pintas. Estrutura franzina e delicada, pequena expressão muscular. Tem unhas frágeis, ásperas e quebradiças. Cabelos ondulados, crespos, escassos e ralos.
Os olhos são pequenos, normalmente fundos com a conjuntiva seca e ligeiramente escurecida. Pés e mãos geralmente frios. Nariz curvado e protuberante. O apetite e a digestão variam muito, anseiam por sabores doces, ácidos e salgados e preferem bebidas quentes. A produção de urina é pequena e as fezes secas, duras e escassas. Transpiram pouco.
Seu sono é leve e agitado e dorme pouco. Andam e falam rápido, porém tem tendência a ser cansar mais rápido também.
Tem hábitos irregulares quanto à alimentação, sono, atividade física e sexualidade. São pessoas criativas, ativa, alertas e agitadas.
São flexíveis, tem pouca força de vontade e pouca tolerância. Possuem um raciocínio forte, porém, disperso, e são caracterizadas pela memória curta, mas aprendem rápido. Entenderão algo imediatamente que logo esquecerão.
São irritadas, ansiosas e medrosas, precisam desenvolver a tolerância, confiança e coragem. Podem ter excesso de preocupação.

Pitta = Fogo + Água

Calor corporal, temperatura, digestão, percepção, compreensão, fome, sede, inteligência, raiva, ódio, ciúme.
Pessoas com constituição Pitta
Estatura média e esbeltas, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados. Podem ter verrugas e sardas e a pele é geralmente clara, amarelada, suave, morna de aspecto saudável e facilmente irritável. Mostram saliência média nas veias e tendões.
O cabelo é fino e sedoso com tendência a ficar grisalho precocemente ou calvície. Os olhos podem ser cinzentos, verdes ou castanhos claros e límpidos, a conjuntiva geralmente é úmida e o olhar é firme e penetrante.
As unhas são delicadas e macias. O nariz é pontiagudo, empinado, com extremidade geralmente avermelhada.
Possui o metabolismo resistente, boa digestão, bom apetite, comem e bebem muito, preferem bebidas geladas, sabores doces, amargos e bem temperados.
Seu sono tem boa duração, é regular e ininterrupto. Não tolera altas temperaturas nem a luz solar.
Produz grande volume de urina e as fezes amareladas e abundantes. Existe uma tendência a transpiração excessiva, a temperatura corporal pode ser ligeiramente elevada com mãos e pés quentes. Não gostam de trabalho pesado.
São inteligentes, objetivos, com boa compreensão, perspicazes e bons oradores. Inclinados a sentimentos de ódio, raiva e ciúme. São ambiciosos e líderes carismáticos e podem ser tiranos, manipuladores, menosprezam as pessoas. Apreciam prosperidade material e exibir seus bens.

Kapha = Terra + Água

Estabilidade, energia, lubrificação, oleosidade, perdão, cobiça, apego, acumulação, domínio, possessividade.
Pessoas com constituição Kapha
Possuem bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência ao excesso de peso. O peito é desenvolvido e largo, as veias e tendões invisíveis e osso não são salientes.
Sua pele é clara, branca ou pálida, suave, oleosa, úmida e fria. Tem aparência agradável e radiante. Cabelos finos, escuros, sedosos, anelados. Olhos escuros ou azuis, a conjuntiva dos olhos é muito alvo raramente avermelhado.
Mostra apetite regular, digestão lenta e pesada, há menor ingestão de alimentos. Sua tendência é movimentar-se vagarosamente. Apreciam comidas acres, amargas e temperadas.
As fezes suaves, pálidas e de eliminação lenta. Transpiração moderada, sono profundo, prolongado ou excessivo.
Há uma forte capacidade vital, evidenciada por uma boa dose de vigor, trabalham muito. Demoram a aprender, sendo o ensino sistemático, detalhado e lento, mas quando aprendem lembram para o resto da vida. São muito questiondores.
Geralmente são sadias, felizes, pacíficas, amorosas, calmas, tolerantes e bem dispostas. São rotineiros e sistemáticos, com tendência a relações duradouras em empregos e relacionamentos. Costumam fazer planos a longo prazo. Podem apresentar traços de cobiça, inveja, apego e possessividade. Existem diversas abordagens terapêuticas dentro da medicina Ayurvédica, como a fitoterapia, a alimentação, yoga, massagem, etc.



Fonte: www.viveralternativo.com.br

quinta-feira

Tui-Na - A Mão que Busca a Harmonia


A Massagem Tui-Na teve a sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupuntura, e a Fitoterapia.

A Massagem Tui-Na é utilizada na prática clínica há cerca de 2.000 anos com um elevado grau de sucesso.
Tui, significa "empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar". Na, significa "pegar, segurar, puxar, amassar e massagear".

Este termo é representado por Dois Caracteres sobrepostos: o de baixo significa "Mão" e o de cima significa "União, Harmonia". Tui-Na significa assim, "a Mão que busca a Harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento.

A Massagem Tui Na é composta por várias técnicas, onde cada uma delas tem uma aplicação específica.

Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massagear.

A Massagem Tui Na está muito longe de se limitar à aplicação de pressão, com os dedos, mãos ou mesmo os cotovelos. É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e Meridianos de Acupuntura, grupos musculares e estruturas anatômicas em geral, utilizando o contacto corporal próprio da massagem.

A Massagem Tui-Na é indicada para qualquer pessoa, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.

Principais benefícios da Massagem Tui-Na:
- Reequilíbrio energético e sanguíneo;
- Maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular;
- Melhoria de funcionamento dos órgãos internos;
- Tratamento de rupturas musculares recentes;
- Relaxamento.


Contra-indicações
 
A massagem Tui Na não é recomendada a pessoas com problemas cardíacos ou cancro, especialmente o de pele e o do sistema linfático; osteoporose; pele inflamada ou eczema, psoríase ou herpes-zoster. 

A Tui Na não substitui o médico, melhora, no entanto, a capacidade natural do corpo se curar a si próprio em todos os níveis do ser.


Fonte - /revistavidanatural.blogspot.com

Pedra Luz

Âmbar - O Sol em Nossa Vida



Podemos encontrar o âmbar nas tonalidades amarelo-claro, amarelo-dourado, amarelo-mel, laranja, vermelho, marrom, até negro, amarronzado, azulado, esverdeado, branco-leitoso, opaco e até transparente.
Crenças e mitos : O Âmbar, remonta aos primórdios da humanidade. Os gregos, chamavam-no de pedra dos elétrons, já que com uma fricção com um pano se carregava eletrostaticamente e ficava magnetizado. Entre povos árabes, ela era portada como amuleto, afim de afastar os maus espíritos e proporcionar a mais verdadeira alegria. Os ciganos dizem que se fixarmos o olhar numa pedra de Âmbar em direção à lua cheia, veremos o rosto do futuro amor.

Efeitos terapêuticos para o corpo:
Há cerca de 3.000 anos existem histórias sobre o Âmbar, ele é apontado entre as pedras curativas mais cobiçadas. Portanto sobre a pele, alivia praticamente todas as espécies de moléstias da pele e alergias. Colocado próximo ao pescoço, minora as dores da nova dentição (cordão de Âmbar para crianças ). Alivia moléstias dos músculos e dos ossos. Absorve a dor. Tem sua aplicação recomendada em qualquer região do corpo que se encontre em desarmonia;

Efeitos terapêuticos para a psique:
O Âmbar, foi sempre encarado como pedra solar inspiradora que desperta em nós a alegria de viver. Traz luz e calor para nosso bem-estar e oferece uma irradiação fresca e alegre. Fortalece a capacidade de decidir e ajuda nos casos de irresolução e depressão. Na meditação, contribui para a abertura do plexo solar, liberando o caminho para o interior, o que faz com que sintamos sua suave penetração. Estabilizador geral, ligado à força, paz e sabedoria

Indicado para:
Libertação, sucesso, vida dos negócios, sensação de liberdade, motivação, parceria, potência sexual, proteção, autoconfiança, fluxo de calor. Artrite, reumatismo, gota, artrose, dores das costas, doenças das juntas e sistema nervoso, órgãos da respiração, bexiga, vesícula biliar, pele, cabeça, fígado, estômago, rins, ouvidos, costas, plexo solar, dentes, melhora a ansiedade, remove energias negativas de outras pessoas, ajuda a ter clareza, calmante.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.

Signos:
Leão (22/7 a 22/8), Virgem (23/8 a 22/9), Capricórnio (22/12 a 20/1).

Profissões:
Fazendeiro, Jardineiro.
Planeta: Sol.

Chakras:
Plexo Solar, segundo (esplênico), terceiro (solar).

Elementos: fogo, ar, éter.