domingo

Reflexologia de Microssistemas


Na medicina oriental é comum o emprego de estímulos em áreas ou estruturas especiais do corpo humano, visando o tratamento mediante ação reflexa em todo o organismo.

Em regiões como o pavilhão auricular, os pés e as mãos existem pontos e pequenas áreas que correspondem a órgãos, vísceras, estruturas anatômicas músculo-esqueléticas, sistema nervoso, endócrino, imunológico, etc.

Não resta dúvida de que a reflexologia é um recurso valiosíssimo no contexto da medicina oriental; sendo utilizada em caráter complementar ao shiatsu, o seu principal objetivo é potencializar a ação terapêutica do tratamento.

a) Microssistema plantar (dos pés):
O microssistema plantar envolve, alem da região plantar, os artelhos e o dorso do pé. Todavia, é na área plantar que se encontram diversos pontos que podem ser manipulados com a finalidade terapêutica reflexa especifica.
É muito comum encontrarmos, no oriente, profissionais que aplicam pressões com os dedos ou instrumentos não perfurantes, para pressionar ou percutir a região plantar do paciente. Geralmente, o próprio paciente utiliza instrumentos, nos quais pisa para proporcionar os estímulos necessários para promover o efeito terapêutico desejado.

b) Microssistema palmar (das mãos):
O microssistema palmar é especial por ser a mão uma região mais sensível e por possuir músculos programados para realizar movimentos precisos e complexos, diferentemente dos pés, cujos músculos estão limitados à função de deslocar e suportar o peso do corpo.

c) Microssistema do pavilhão auricular (aurículoterapia):
Esse microssistema é o mais complexo de todos, visto que a área anatômica é muito pequena, mas possui muitos pontos e áreas de estimulação.


A estimulação auricular com as mãos é limitada quando a comparamos a outros métodos de estímulos, como a acupuntura auricular. Mas, ainda assim, o estímulo digital é muito eficiente.

A polpa digital é consideravelmente maior que os pontos e áreas específicos a serem estimulados. Naturalmente, a intensidade da pressão digital é muito menor que a pressão realizada através de instrumentos pontiagudos, ou mesmo agulhas, acarretando diferentes níveis de resposta.

Este recurso é muito empregado no oriente, tanto como técnica complementar ao shiatsu sistêmico, quanto como método de auto aplicação de caráter popular, desde a antiguidade.

As aplicações durante um período prolongado agem sobre o Ying Ch'i (Ch'i Nutritivo) e provocam a devida circulação dos canais energéticos (meridianos); promovendo, ainda, a regulação dos Zang Fu (órgãos e vísceras). Assim, pode ser um recurso profilático, quando aplicado corretamente.



Por Fabrício Nobre, Terapeuta

terça-feira

Thai Massagem -Toques de saúde




Os movimentos de pressão são lentos e ritmados. Os toques são delicados, mas firmes e percorrem o corpo em toda sua extensão. A respiração se aprofunda espontaneamente estabelecendo um diálogo entre o que toca e o que é tocado.
A linguagem é corporal e orienta o caminho.
Aos poucos o corpo vai confiando e relaxa. Desvela-se. Abre-se para que sua energia percorra novos rumos.
O terapeuta faz uso de alongamentos - semelhantes aos asanas do Yoga e uma coreografia vai sendo criada. Uma dança acontece. Várias partes do corpo do terapeuta são utilizadas como ferramentas, como dedos e palmas das mãos, cotovelos, antebraços, joelhos e pés.
A Thai massagem reconhece este espaço como um momento sagrado, onde o que se vibra é amor, saúde e acolhimento. Oferece um momento meditativo, onde o recebedor tem a oportunidade de trazer a consciência para si e perceber seu estado físico e energético.
É dentro deste ambiente seguro e tranqüilo que os ajustes necessários acontecem. Alívio das tensões musculares, das dores crônicas e agudas e equilíbrio todos os sistemas. Melhora a flexibilidade, a postura, e também ajuda na eliminação de toxinas o que produz o rejuvenescimento do corpo e da mente. Em suma, a massagem estimula os processos naturais de cura do corpo.

O objetivo é fazer circular, pôr em movimento, restabelecer o fluxo, tanto sanguíneo, como energético, linfático e nervoso. Portanto é bastante indicada nos casos de estresse físico e mental, dor de cabeça, dores na coluna, dores articulares, distúrbios respiratórios, digestivos e circulatórios, bem como para atletas e pessoas que querem melhorar sua saúde de forma preventiva.
Influenciada pela medicina chinesa e ayurvédica, a Thai Massagem é um dos quatro pilares da medicina tradicional da Tailândia. Praticada há 2500 anos, por muito tempo ficou restrita aos monastérios budistas do país. Neste re-descobrir das práticas orientais o ocidente ganhou mais este presente e apesar de ainda pouco conhecida no Brasil, vêm ganhando cada vez mais adeptos.
Experimente o poder mágico deste toque!


Por Gislaine Teixeira/ prem Meera


Pedra Luz

domingo

Geoterapia - Terapia com Argila

Por Raquel Frota


A energia da terra a serviço da vida


A palavra geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que se utiliza das propriedades medicinais da terra e do barro, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. A geoterapia pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.
A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos. Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, precebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridase até problemas estomacais. Até hoje muitos animais deitam-se na terra ou na lama quando estão com alguma disfunção ou doença.
Temos relatos históricos do uso da argila por várias antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilônios, egípcios e hindus.
E muitos nomes como Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristóteles e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.
A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um tesouro, conhecido como energia vital ou Ki, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afetada instala-se o desequilíbrio ou doença.

Propriedades da Argilaterapia

  • Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções.
  • Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.
  • Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa ação nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.
  • Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico e digestório em geral.
O poder de absorção da argila é capaz de retirar do interior de um organismo a febre interna. Isso é demonstrado com uma simples aplicação, depois de alguns minutos a argila fica mais quente na região onde há esse calor interno. No corpo humano a argila absorve tudo o que é mau.
Podemos fazer uma analogia para entender a ação da argila: a água poluída e quente ao ser absorvida pela terra torna-se cristalina e fresca nas entranhas da terra. A imagem é do seio materno que gera a vida. É do útero da terra que são germinadas as sementes. É dela que jorra água, é dela que nasce a vida.

A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.

  • Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestório, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo, alergias.
  • Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios ativos da geoterapia e da fitoterapia.

Indicações de Tratamento com Argilaterapia/Geoterapia

    Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, assaduras, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.
    Não devemos nos espantar com as reações que argila pode causar, por provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadas, dores, comichões, ulceras que parecem aumentar, febre, pode mudar a cor da carne da ferida, a carne ferida cai dando lugar à nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo como organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. A argila limpa o organismo.

    Usar sempre sob a orientação de um profissional que saberá indicar a aplicação correta bem como auxiliar nos efeitos decorrentes do tratamento.

     

    Fonte: www.viveralternativo.com.br


    Pedra Luz