quinta-feira

Citrino - A Pedra do Sucesso

 
Crenças e mitos: Através da inclusão de manganês e titânio, as altas temperaturas e a grande pressão atribuem ao Citrino sua cor amarelada. O nome Citrino vem do grego e significa “pedra de limão”. Os legionários romanos usavam essa pedra sobre o peito para se resguardarem de maus olhares e de intrigas de invejosos. Até a Idade Média o Citrino foi usado como pedra de sorte, que deveria proporcionar vida eterna.

O citrino simboliza a luz do Sol nascente. Carregado com essa energia vibrante, é uma pedra da abundância, da felicidade, da alegria de viver.

Ativa a criatividade, encoraja a expressão de nós mesmos. Ajuda a desenvolver atitude positiva e olhar o futuro com entusiasmo, seguindo o fluxo da vida em vez de se prender ao passado.

Pedra dinâmica para atrair riqueza, sucesso, prosperidade, também ensina a generosidade, estimula a compartilhar, e é bom ter uma na carteira ou na caixa registradora. Atrai boas energias no início de um projeto, um ciclo, uma nova fase.

Libera sentimentos negativos como medo, desânimo e promove a calma interior, para que a sabedoria possa emergir, despertando a mente superior, para que a sabedoria possa emergir.

Aumenta a auto-estima, auxilia a concentração, revitaliza a mente, confere energia e vigor, dando assim maior poder à vontade, maior clareza à intenção.

Aumenta o contato com o seu Eu Superior e o alinhamento entre todos os corpos energéticos, atua harmonizando os Chakras esplênico e coronário.

O citrino tem uma grande afinidade com o óleo essencial de Sândalo, tanto em relação ao chakra esplênico quanto ao chakra coronário em níveis vibratórios mais elevados.


Efeitos terapêuticos para o corpo: O Citrino tem efeito desinfetante e fortalece o metabolismo. Através do seu efeito regenerativo sobre o metabolismo e a digestão, tem também propriedades fortalecedoras sobre o fígado e ameniza perturbação de hormônios, da digestão e moléstias das glândulas. Protege os neonatos contra as doenças. A água enriquecida com Citrino também é apropriada para problemas do cabelo em geral.
Auxilia no tratamento da diabete e serve como purificador da pele. As pedras de tons mais claros são consideradas eficazes contra distúrbios das glândulas endócrinas. O citrino também é recomendado no combate a problemas digestivos e urinários, além de prisão de ventre. No plano psicológico, sua aplicação concentra-se em tratamentos contra a depressão, pesadelos e medos variados.
É indicada para vitalidade, intestino, rins, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.

Efeitos terapêuticos para a psique:
Fortalece pessoas sensíveis, proporciona raciocínio claro antes de provas, abertura de novos caminhos, libera das pressões cotidianas e das emoções. Torna-nos mais compreensivos diante de outras pessoas. Na meditação, aproxima-se da força do Sol e abre os corações e as almas para as coisas novas. Pertence às pedras poderosas e traz muita luz para as nossas vidas.
Em níveis mais sutis, é utilizada para a proteção, particularmente de pessoas mais vulneráveis a influências energéticas negativas; traz confiança e segurança. Auxilia no processo mais amplo de conscientização; sua cor, associada ao Sol (fonte da vida neste planeta) e à prosperidade, recomenda seu uso para a consecução de objetivos materiais, desde que estejam em consonância com o equilíbrio espiritual e o bem-estar coletivo.
Indicado para: Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposição afirmativa diante da vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma. Vitalidade, estômago, intestino, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.
Abertura de novos caminhos, é a pedra do sucesso em todos os caminhos da vida. É associada a bons negócios e a prosperidade (dinheiro).

Formas existentes:
Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.

Signos:
Leão (22/7 a 22/8), Libra (23/9 a 22/10), Virgem (23/8 a 22/9).

Profissões:
Comunicador, Publicitário, Funcionário Público, Terapeuta Alternativo, Vendedor.

Chakras:
Plexo Solar: utilizado para se ter boa saúde, ajuda a concentração e nos estudos e também nos casos de depressão. E quarto (cardíaco)

Elemento: Fogo

Signos: Leão, Virgem, Libra.
Elemento: Fogo.



Pedra Luz

sábado

O Potencial da Meditação



( Adaptado de “Aprendendo a Meditar” de David Fontana )


Apresentada de forma simples, meditação é a experiência da natureza ilimitada da mente, livre da freqüente tagarelice mental.
Pense por um momento no céu. Se o céu estivesse sempre coberto de nuvens, jamais poderíamos enxergar sua verdadeira natureza. Sopre as nuvens para longe e, magicamente, você experimentará a vastidão azul do céu em toda a sua beleza. Quando a mente está continuamente nublada por pensamentos, não somos capazes de experimentá-la por inteiro, mas apenas as nuvens que a cobrem.

E por que deveríamos desejar experimentar a mente em si mesma e por si mesma? Ela representa nossa verdadeira natureza, calma e serena, desanuviada das diversas ansiedades e desejos, esperanças e medos que geralmente ocupam nossa atenção. Experimentar a mente desanuviada é sentir-se plenamente vivo e, ao mesmo tempo, profundamente em paz.

A meditação traz muitos benefícios para o corpo e mente, mas todos dependem da habilidade de experimentar o estado de estar alerta e, simultaneamente, em paz. Um modo de entender isso, é imaginar a mente como um lago no qual, durante muitos anos, ficamos agitando a lama com nossa tagarelice mental. Logo que cessa a agitação e a lama assenta no fundo, o lago se torna limpo. Nesse momento, não apenas podemos ver a água pura e límpida como é, mas também apreciar outros prazeres como saciar a sede e banhar-se. Sua clareza e limpeza nos permitem ver até o fundo do lago e, lá, descobrir um novo mundo de interesse e surpresa. Quando a mente se torna calma e silenciosa na meditação, chegamos a uma compreensão bem mais profunda de nós mesmos e da nossa própria natureza.

Acalmando e silenciando os pensamentos, a meditação também silencia e acalma as emoções. Pensamento e emoção estão estreitamente ligados nas nossas vidas cotidianas. Acostumada a remoer memórias dolorosas, preocupações atuais e futuras, a mente induz emoções como arrependimento, raiva e medo. Quando a mente entra em meditação, as emoções experimentam novo sentimento de paz. Mesmo quando surgem pensamentos perturbadores, somos capazes de observá-los objetivamente, sem nos identificarmos ou perdermos neles. Como resultado, as emoções indesejáveis diminuem. No centro de tudo, permanece a tranqüilidade da mente e dos sentimentos. Pensamentos potencialmente perturbadores passam pela mente como nuvens pela face do sol e são substituídos pela imparcialidade, que é apenas possível quando estamos em paz.

A meditação jamais pode ser considerada como técnica externa, como aprender uma língua estrangeira ou dominar o computador. Ela é, em essência, uma descoberta de algo que sempre esteve dentro de nós. É como abrir as páginas de um livro do qual gostamos imensamente, mas deixamos de lado. Isto não significa que com a meditação passamos a ter a mente de uma criança. A meditação não nos pede a renúncia de nossas experiências de vida, nem o temor do poder do pensamento.
Ela também não nos pede para tornarmos pessoas diferentes ou menos interessantes do que somos agora. Logo que a meditação termina, a mente pode retornar aos planos e preocupações do seu modo usual de ser – mas, agora, com clareza, poder e maior habilidade para enfrentar os desafios e frustrações que a vida continuamente nos impõe.

A meditação não nos afasta do mundo, mas nos ajuda a nos tornarmos pessoas mais lúcidas e eficazes. Ela também nos capacita a nos tornarmos mais sensíveis e compassivos em relação às pessoas. Desenvolve senso de unidade e interdependência de todas as coisas e uma ampla percepção do significado de ser humano. Com essa habilidade e percepção aumentadas, surge um sentimento intensificado de auto percepção e auto-aceitação. Realmente, pela primeira vez percebemos o mistério e a natureza preciosa da vida.

Benefícios mentais

A meditação resulta em autoconhecimento e entendimento. Também proporciona acesso às habilidades criativas e transformadoras, latentes em cada um de nós.

A mente se torna silenciosa, cresce a percepção mais profunda da nossa parte mais essencial que determina muitas esperanças, ansiedades, gostos, desgostos, outras características pessoais importantes e, talvez, os segredos de ser. O místico russo Georgei Gurdieff comparou a mente a uma casa, e sugeriu que nossa falha em explorar seus níveis mais profundos é como viver em um único cômodo, em vez de percorrer os corredores espaçosos de um cômodo a outro.

Os principais benefícios mentais da meditação são: tranqüilidade, paciência, concentração, memórias intensificadas e maior entendimento e simpatia pelos outros.
1 - A tranqüilidade surge do estado alerta e pacífico inerente à meditação. Neste estado, aquele que medita está no papel de observador, consciente do que quer que surja na mente, mas desapegado e não identificado com aquilo. Pensamentos, emoções, sentimentos e memórias são vistos sem julgamento e lhes é permitido entrar e sair da percepção, como imagens em uma tela. Essencialmente, quando meditamos nos tornamos cientes de que, embora tendo esses pensamentos e sentimentos, eles não são quem nós somos. São eventos transitórios na nossa vida mental, cujo poder sobre nós está em proporção direta à força do nosso apego ou aversão em relação a eles. A identidade verdadeira encontra-se além dessas experiências passageiras. Isso não significa que aquele que medita se torna insensível ao prazer e a dor; significa apenas que eles não assumem mais o controle.

2 - A paciência surge como conseqüência do ato de sentar em paz, em contraste com o ritmo frenético no qual a maioria vive normalmente. O meditador torna-se ciente da “atualidade” essencial da existência. Tudo o que temos é o instante de cada momento presente. Preocupação com o futuro e super preocupação com o passado, são vistos como distrações artificiais. A vida é experimentada em ritmo mais suave e com maior equanimidade.
O estresse é reduzido tanto para nós, quanto para os outros, proporcionando uma vida mais clara e julgamento mais objetivo. A pressa é vista como contraproducente. Com a paciência, surge maior habilidade de separar o que é importante do que não é.

3 - A concentração permite a prática de ser mais atento. Os elementos geralmente dispersos da nossa atenção são reunidos e focalizados, clara e calmamente, sob um único estímulo. Sempre que a mente vagueia, gentilmente, é trazida de volta para o foco. Gradualmente, à medida que a mente se torna concentrada, ela se acalma e se torna tranqüila.

4 - A memória é a quarta chave para o benefício mental. Grande parte de nossa inabilidade em rememorar coisas origina-se, em primeiro lugar, da falta de atenção nelas. Com freqüência, a mente está pensando sobre algo completamente diferente e, na prática, funcionamos como autômatos. Pior ainda, não raro atentamos para várias coisas ao mesmo tempo, sem nos concentrarmos precisamente em nenhuma. A meditação treina a mente para estar no momento presente, focalizada sobre o que quer que esteja no centro da percepção. Em conseqüência, o que experimentamos é registrado nos armazéns da memória. Junto com a prática de permanecer atento, a meditação nos ajuda a usar a mente de modo mais eficaz.

O maior entendimento e simpatia em relação aos outros se baseia, em parte, no maior entendimento e simpatia em relação a nós mesmos. Com a meditação surge um melhor entendimento e percepção de nós mesmos, aumentando nossa compreensão em relação às outras pessoas. Percebemos que o que vemos dentro de nós também está presente nas outras pessoas, porque elas têm as mesmas emoções e sentimentos. Cometem os mesmos erros, buscam as mesmas metas e podem mostrar a mesma compaixão e generosidade. Mesmo se considerarmos que não há necessidade delas sentirem raiva e medo, podemos aceitar a realidade desse sofrimento em suas emoções.

Frequentemente surge a percepção da unidade e interdependência de todas as coisas. Isso conduz a um reconhecimento de que prejudicar os outros é prejudicar a si mesmo. Há uma crescente percepção de humanidade que conduz naturalmente ao desenvolvimento da não violência, interesse e respeito por tudo o que é vivo.

O potencial da meditação contribui para uma vida mais plena de significado e de paz.

domingo

Comunicando-se Através de Vibrações



 












As pessoas estão mendigando por algumas gotas de amor verdadeiro e puro, que é a base da paz interior e da felicidade.

A comunicação, num nível externo, está se desenvolvendo rapidamente, mas em nível humano está sofrendo sérios colapsos. 

As pessoas não se comunicam mais com franqueza e liberdade, mesmo quando trata-se de seus iguais, ou familiares. Isto leva a um distanciamento, depressão e discórdia.

Relacionamentos em todos os níveis estão se tornando mais e mais rudes e menos cordiais. A comunicação interna, entre a cabeça e o coração dos indivíduos, também está experimentando desarmonia e stresse, ambos puxando a pessoa em direções, com freqüência, diametralmente opostas.

Não é de se estranhar que o numero de pessoas com problemas cardíacos e mentais está aumentando no mundo todo. Posses materiais não provém conforto e alívio para situações de solidão, tristeza, insulto e desrespeito.
 
As pessoas estão, de fato, mendigando por poucas gotas de amor verdadeiro e altruísta, que é o berço da paz interior e da felicidade. 

Enquanto os governos têm ministérios especiais e departamentos para administração e desenvolvimento das comunicações, o campo vital e básico da comunicação interna do ser raramente recebe a atenção que ele merece.

Cada ser vivo na Terra recebe, da Autoridade Todo Poderosa, uma mente – a criadora de todas as maravilhas nas comunicações externas – que poderia ser chamada de computador máster e de comunicador.
 
A mente tem a velocidade mais rápida de comunicação, e funciona à velocidade de um pensamento.

A velocidade da luz, a velocidade mais rápida conhecida pela ciência, não se compara a velocidade dos pensamentos.
 
As vibrações mentais positivas são o meio de comunicação mais poderoso. 

Estas vibrações puras podem ser efetivamente utilizadas para comunicar mesmo com aqueles que fecharam as portas de suas mentes para comunicarem-se com você!

Uma mente que é poderosa e livre de pensamentos inúteis – pensamentos do passado, de ciúmes, ódio ou revanche, de raiva, luxúria ou ganância, de apego e ego – uma mente que é pura e livre de toda negatividade, poderia atuar por meio de vibrações positivas.
 
Sua esfera de influência é ampliada a medida que sua pureza aumenta. Uma mente sem vícios poderia, assim como um equipamento sem fio, transformar o ambiente e a conduta das pessoas com uma comunicação mental de longa distância.

Assim como uma conexão via satélite aumenta o alcance das comunicações externas, Raja Yoga, que é uma ligação de amor com Deus, o Supremo, amplia a capacidade de comunicação da mente, que passa a exercer uma influência sutil sobre os pensamentos de todos ao destruir as negatividades.








BK Brij Mohan, editor do Jornal Purity Magazine, Nova Delhi, Índia.




Pedra Luz

terça-feira

Escalda-Pés para Relaxar o Corpo e a Mente




Para deixar o seus pés relaxados e aliviar o stresse do dia nada melhor que um escalda pés. É uma ótima sugestão para mandar para bem longe o cansaço.

Deixar os pés de molho em escalda pés com sais de banho e massagear a planta do pé com pedras ou cristais estimula os pontos reflexos e absorvem a energia do mineral, para relaxar o corpo e mente e manter a saúde.

O escalda-pés é uma técnica milenar que ativa a circulação e os principais pontos de relaxamento dos nossos pés, que são os grandes condutores de energia do corpo.

Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo e sofrem enorme desgaste ao longo do dia, após horas de atividade sem descanso. E o escalda-pés, é uma maneira simples e eficaz de aliviar a tensão, relaxar a musculatura e diminuir a sensação de cansaço dos pés e pernas.

Esses efeitos estão relacionados, em grande parte, com a água e sua temperatura - em torno dos 38°C para o escalda-pés - que possuem efeito curativo, revigorante e extremamente relaxante.

Além disso, segundo os chineses, nossos pés possuem cerca de 70 mil terminações nervosas que estão associadas a diversos órgãos do corpo humano (reflexologia).

Sendo assim, a pressão e o aquecimento desses pontos refletem em um equilíbrio do corpo todo.

É uma terapia fácil que pode ser feita em casa várias vezes por semana.

Como fazer um escalda-pés:
Despejar em uma bacia ou mini-ofurô aproximadamente 2 litros de água quente (calor confortável). Manter ambos os pés submersos na água até a altura dos tornozelos durante 20 a 25 minutos.

O que acrescentar para deixar o escalda-pés ainda melhor:

Algumas gotas de óleo essencial que tem propriedades muito benéficas.
Dicas: eucalipto (ajudam a ativar a circulação, diminuindo a sensação de peso nas pernas), hortelã(ação antisséptica), alecrim (que além de revigorar, ira desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor), lavanda (calmante) - ou outro de sua preferência.

Ervas desidratadas e/ou frescas que, além de darem um visual maravilhoso, quando em contato com a água morna liberam aromas deliciosos. Dicas: camomila, cravo-da-índia, canela em pau, hortelã fresca, folhas de eucalipto, pétalas de rosas.

Sal grosso (2 colheres de sopa) para drenar os líquidos e diminuir inchaços.

Pedras ou Cristais - e fazer movimentos sobre as pedras com os pés para massageá-los.
Dicas: Olho de Gato(tendões, nervos, musculatura, distensões, cãibras, nevralgias) , Ágatas (relaxantes, bem-estar), Ametista (espiritualidade), Quartzo Rosa (emocional), Quartzo Verde (saúde), Aragonita (anti-stresse), Ônix Preta(  descarregar energias negativas).

Quando terminar, hidrate os pés aproveitando para massageá-los, realizando pequenos movimentos circulares na planta, dedos, calcanhares e dorso.

Mas atenção, o escalda pés tem algumas contra indicações

- Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).





Pedra Luz

quinta-feira

Oroboro - A serpente mordendo a cauda


 
Oroboro: palavra grega significando, literalmente, "morder a cauda". É um símbolo antiquíssimo, figurado por uma Serpente mordendo a Cauda. 
"O símbolo do círculo, formado pela serpente com a cauda na boca, é o da eternidade, o do universo sem principio nem fim, completo, sapiente."

Oroboro, do simbolismo alquímico, presente milenarmente em diversas culturas, é a da cobra (ou dragão) que morde a própria cauda e opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida. 
“Meu fim é meu começo”, diz a serpente nesse ato mágico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo.


É um símbolo com mais de 3.000 anos, e que regularmente retorna à nossa consciência coletiva, pelas mais diversas formas.
O Oroboro aparece pela primeira vez no Antigo Egito, onde representa o retorno de Rá (encarnado no Sol) ao ponto de partida, depois de cruzar o céu e o submundo. Daí viaja para a Fenícia, e depois para a Grécia onde recebe o nome hoje conhecido (Oroboro) e que significa aquele que devora a própria cauda, e onde é um símbolo da morte e do renascimento.


À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro. Tal palavra não consta da maioria dos dicionários e, em alguns livros da Grande Obra, aparece grafada como Ouroboros, principalmente na língua inglesa.


Outras fontes, menos comumente, escrevem-na Uróboro. O termo Oroboro, é oportuno em nossa língua, pois nomeou-se um símbolo cuja singularidade é a de não ter começo nem fim.
É uma palavra muito especial, que pode ser lida de trás para a frente, sem perder sequer a sua pronúncia. Transmite a idéia de algo que se expressa ciclicamente.


Etimologicamente, o termo tem curiosa explicação:
*óros, em grego, significa “termo, limite”, podendo ser também “meta, regra ou definição”; *borós se traduz por boca, ou voracidade.
Oroboro, então, representa aquilo que se delimita ou se atinge pela boca, e também aquilo que se define por sua própria função.
Órobos, em grego, ainda significa “planta”, mais especificamente a alfarroba (fruto da alfarrobeira), uma vagem de polpa doce e nutritiva indicada no tratamento das doenças inflamatórias digestivas.


O dicionário Aurélio traz para órobo o significado de “cola”, palavra que, além de se referir a outro tipo de árvore (a Cola acuminata), também pode significar “cauda”, conforme certos regionalismos do Brasil.
O mesmo termo é igualmente encontrado na língua espanhola a designar o rabo dos animais. Para orobó (só muda o acento), o Aurélio reserva o sinônimo coleira, em nova referência à aromática árvore acima citada, cujas sementes guardam extrato lenhoso de propriedades estimulantes, semelhantes à cafeína.


Coincidentemente, coleira é o nome dado ao colar que cinge o pescoço dos animais, e o Oroboro lembra sua forma. Além disso, nossas vísceras intestinais assemelham-se à serpente enrolada, e o aparelho digestivo como um todo (se tomado da boca ao ânus) bem desenha a serpente aprumada, prestes a dar seu bote, a devorar sua presa.
Está relacionado com o Tempo, representando o Eterno e o Ciclo das Eras. Na alquimia é símbolo da transmutação da matéria, e sinal de purificação.
Para os Gnóticos, representa a auto-sustentação da natureza, que se recria da própria destruição. Pode ser também visto como símbolo de unidade e interdependência. É por vezes representada como uma serpente enrolada sobre si própria, formando um cilindro.
Oroboro, também é normalmente visto como um símbolo do infinito, do número zero, do eterno retorno, da descida do espírito ao mundo físico e o seu regresso ao mundo espiritual. 
Às vezes,a serpente é representada metade branca e metade negra, sendo dessa forma utilizada como representação do Yin/Yang: dia e noite; masculino e feminino.