quinta-feira

Silêncio - Uma das Possibilidades e Conquistas da Prática Meditativa

 

Dicas de como praticar silêncio


O objetivo da prática de silêncio é conectar-se com o mundo interno. É uma jornada muito bonita que nem sempre temos a oportunidade de experimentar.
Este é um convite para praticar o silêncio de permanecer além das palavras e também o silêncio interno.
Um dia de silêncio é uma oportunidade de acumular este poder de modo a experimentá-lo quando quer que eu queira.


Dicas do que não fazer num dia de prática de silêncio:
*Compras
*Checar emails
* Ler revistas, jornais, internet.


Dicas de como aproveitar ao máximo a experiência de silêncio:
 
Reflita e, com base nas orientações, verifique o que é melhor para você:
Se o corpo precisa de descanso, permita-o descansar.
Ao andar, caminhar, (dirigir é mais complexo – exige mais atenção) experimente o ser – o motorista do veículo, o máster, o cocheiro desta carruagem, o corpo.
De maneira consciente decida o que ver e o que não ver. O que trará elevação ou apenas ilusão. Como estou usando meu corpo, minha mente?
Em momentos da prática de silêncio, há a experiência de um tempo tão necessário e essencial para o eu.
Um tempo “livre” que normalmente não temos.


O objetivo de um dia de silêncio não é apenas observar a beleza externa do local.
 

Gratidão e apreciação da natureza é aspecto importante do desenvolvimento espiritual. Mas não é o foco. Enquanto caminha, foque o olhar no eu interior. Enquanto caminha, experimente ser o cocheiro do corpo, o máster responsável por cada um dos órgãos dos sentidos. Aí independente do lugar posso criar esta experiência. Mantenho o olho aberto, mas o foco é o interno.
Quanto mais experimento isto, mas experimento maestria.


níveis diferentes de maestria.

O primeiro é ser máster dos órgãos dos sentidos. Ser máster do corpo físico.
O segundo passo da maestria é ser mestre dos meus órgãos sutis – mente, intelecto e sanskaras (termo em sânscrito cujo significado se assemelha ao subconsciente).


Mantenham em sua consciência – a percepção – eu o ser de paz, o ser eterno.
Eu procuro manter a mente nesta percepção, nesta consciência.
Quando encontrarmos, passarmos por alguém enquanto caminhando, não é necessário desviar o olhar. Com certeza vamos encontrar muitos durante a caminhada. Podemos praticar outro aspecto deste estado interno de consciência de alma. Nesta consciência de eu, a alma eterna, quem é que eu a alma eterna vejo, quando olho para outros? Vejo-os como pontos de luz brilhantes. Como seres eternos.
Então há uma conexão natural de amor puro. Todos são como irmãos e irmãs.
Portanto, não é necessário ignorar aqueles que você encontrar.
Olhe para todos com esta consciência de alma. Sorria. Isto também vai ajudá-lo na sua jornada interior. Por que esta é uma jornada que apenas eu posso percorrer.

Quando começamos uma caminhada rumo ao pico de uma montanha, no início, o caminho possibilita que muitos caminhem juntos, lado a lado. Conforme prosseguimos, o caminho naturalmente fica mais estreito e no fim é tão estreito que apenas uma pessoa possa viajar por vez.

Começamos a jornada com os companheiros e isto é muito válido, mas os últimos passos em direção ao destino é por minha própria conta


Sempre temos também a ajuda de Deus.
De qualquer modo, compartilho meu olhar com todos e compartilho a visão de empatia, de amor puro e de respeito por cada um. Este intercâmbio de amor puro e respeito torna-se meu companheiro. Qualquer outro sentimento interfere e me prendem numa consciência limitada.
Como mestre da carruagem, tenho de garantir que mantenha a minha mente muito pura. Meus sentimentos muito limpos. Pois de outra forma, sou puxado pela consciência da vestimenta.
Crio carma mesmo neste nível de pensamentos e sentimentos. Nem é necessário o nível de palavras e ações. O carma que crio através de pensamentos, sentimentos e atitudes, se positivo, me eleva. Se negativo, definitivamente se torna um peso que me puxa para baixo e me segura na dimensão física e não me permite viajar lá para cima.
Reconheçam uns aos outros com este amor puro, reconhecendo o valor e a pureza de cada ser humano, de cada um.
Algumas vezes as pessoas jejuam quando fazem silêncio. Os praticantes de meditação Raja Yoga acreditam que o jejum não é da comida física. O significado da palavra em hindi jejum é muito bonito: significa aproximar-se.
Fazemos então o jejum da mente. Com qual comida alimento minha mente? Que alimento me aproxima de Deus? Busco manter abstinência de qualquer coisa que vai poluir minha mente. Não é momento de ler jornais, livros, revistas, ouvir rádios, nem assistir coisas na internet. Além da conexão com os seres humanos, a mente é influenciada por todas estas coisas também.
Não vamos jejuar em termos de comida. Em relação aqueles que estiverem fazendo uma refeição com vocês, conecte-se com eles espiritualmente e o silêncio se tornará um espaço muito bonito que vocês estão criando juntos.
Enquanto praticando silêncio, não é muito saudável a atitude de querer se afastar daqueles ao meu redor. É momento de comunicar-se de maneira doce, através de vibrações. E este hábito de agradecer as refeições pode ser absorvido em sua rotina diária. Antigamente este hábito era presente e hoje desapareceu nas diversas culturas. O sagrado de tudo foi perdido. Este espaço sagrado do alimentar-se, por exemplo. Na Brahma Kumaris, por exemplo, a comida é vegetariana, preparada na lembrança de Deus por yogues que seguem um estilo de vida muito puro. E depois de cozinharem oferecem o alimento para Deus em meditação. Então a comida oferecida para Deus é abençoada pelo poder e pela pureza.
Este processo de purificação da matéria é tão importante. A prática de silêncio é um presente para vocês levarem com vocês. Usem isto em suas vidas. Reflitam – que comida estou preparando e como estou preparando-a? Quais os motivos que me levam a preparar comida – apenas o gosto, ou apego, a gula? Qual o estado mental que me leva a preparar o alimento? Este de novo é um presente para vocês.
Durante o momento que sua comida estiver sendo servida, pause por um momento e agradeça Àquele que nos proveu com alimento. A maneira como a energia do universo trabalha é que realmente provê que o alimento esteja no nosso prato. Esta conexão desapareceu. E por isto a comida não oferece a energia pura necessária. Esquecemos as leis da natureza e da espiritualidade simples e fundamentais. Então, quando a comida estiver no seu prato por um minuto agradeça Àquele que proveu você com alimento. Relembre-se da consciência de que a comida é sagrada e ela está dando força não só para o corpo, mas também está criando um impacto na mente, tornando-a saudável, forte e aproximando você de Deus. E então o seu corpo também ficará mais saudável.
No dia de silêncio, experimentem com isto. No seu dia a dia cozinhe na lembrança de Deus. A refeição pode ser simples, mas sempre que se alimentar, agradeça e se alimente com o sentimento que é sagrado. Sempre que você estiver nutrindo o corpo, agradeça. Ofereça sentimentos de amor para aqueles que o provêm . Você sempre terá abundância nos seus estoques se reconhecer esta importância.
Mantenha e compartilhe esta atmosfera. Isto tudo economiza muito tempo e energia. Interagir e comunicar-se é bom e necessário, assim como é o silêncio. Tenha também momentos de solitude numa das salas de meditação. Se praticaram consciência da alma, do mestre do corpo, então o desapego do corpo será natural e fácil. Será capaz de experimentar a presença de Deus e se conectar com Ele.
Enquanto caminhando, se vocês mantiverem a consciência de ser mestre do corpo e máster do processo interno, vocês podem caminhar e conversar com Deus – como um Amigo, Mãe, Pai, Guia. E ao sentar para meditar é momento de deixar que diálogo com Deus aconteça, mas também deixe que eu aprenda a manter minha mente quieta. Ao terem criado estes sentimentos e pensamentos positivos, deixe que a mente permaneça quieta. Os pensamentos se tornam mais suaves, quietos, doces.
Vocês estão prontos para o silêncio. Não um espaço vazio. Mas um espaço que capacita a mente a emergir as qualidades originais do eu. Vocês se conectam ao Oceano, a Fonte. Isto é ioga, a união, a comunhão. Deixe que sua mente permaneça serena de forma que vocês sejam capazes de receber o que quer que venha desta fonte Suprema. As ondas do Oceano Supremo chegam até vocês e vocês estão se preparando para receber estas ondas. Este é o estágio descrito como realização. No qual vocês experimentam a paz, sintonizam-se com ela e não apenas dizem que paz é bom. Esta experiência de paz ilimitada é como uma experiência profunda, por exemplo, alguém que esteja em sono profundo não percebe naquela hora que o sono é profundo. Depois que acorda, sente que sono foi profundo e reparador.
No estágio de realização há apenas experiência, a mente permanece serena e a luz, o amor, a paz de Deus chega até mim e eu me preencho. Que vocês se preparem para ter esta experiência. Solitude depende do meu processo interno.
E se este processo for muito profundo para você e você precisar fazer algo mais, uma ferramenta poderosa é escrever sobre o que está acontecendo internamente. Pode ser sobre o que você já entendeu ou não do conhecimento. Não escreva sobre coisas externas ou o que outros fizeram ou disseram. Escreva sobre o que está acontecendo no seu próprio mundo interno. Este processo é tão bom como refletir. É uma forma fácil de conectar-se ao mundo interno.
O objetivo da prática de silêncio é conectar-se com o mundo interno. É uma jornada muito bonita que nós nem sempre temos a oportunidade de experimentar.



Este artigo foi escrito por Juliana Vilarino, professora de meditação raja yoga, com trechos de uma aula sobre silêncio, ministrada na sede internacional da Organização Brahma Kumaris, na Índia, em outubro de 2008 por BK Jayanti.



Pedra Luz

terça-feira

Massagem Reichiana


Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, e pai da orgonoterapia, empregava o contato físico direto - que muitos consideram massagem - em sua psicoterapia.


Este procedimento baseava-se no fato de Reich ter  pesquisado,  estudado e formulado sua terapia, através da biologia, e da orgonomia (que é a ciência reichiana da energia vital) que as emoções reprimidas provocam constrições musculares em várias regiões do corpo, formando o que ele denominou "couraça corporal".



A massagem na terapia reichiana - orgonoterapia, é feita para contato com a pessoa, para conhecer e sentir a sua história biológica, energética e emocional, e também para dar maior fluidez aos anéis de energia que formam o ciclo vital.



Muita embora a eficácia da massagem reichiana hoje seja indiscutível, Reich não fixou uma maneira única de praticá-la. Não obstante, muitas de suas técnicas permaneceram e foram desenvolvidas por seguidores seus, mas sem que realmente possam ser consideradas massagens.


São pressões, pancadinhas etc., no nível do pescoço, na nuca, da cabeça e de várias regiões do tronco, acompanhadas de uma análise verbal.



A partir das idéias de Reich, muitos terapeutas tem desenvolvido novas técnicas corporais e de massagem, tendo ele expandido sua influência para além da psicoterapia.




 Fragmento do livro de René Marcos Orsi, "Massagem - A Terapia dos Deuses".
Revisto e Ampliado por Cristina Giese - Terapeuta Reichiana

quarta-feira

As Tigelas de Cristal





Por
Paula Salotti



As tigelas de cristal (Crystal Bowls) começaram, ou melhor, voltaram a ser utilizadas a alguns anos no trabalho terapêutico e nas práticas de meditação. Os seus usuários logo perceberam o efeito do equilíbrio energético produzido pelos sons que delas emanam. O tom puro e contínuo sempre foi buscado em diversas culturas nas suas práticas sagradas. Há milhares de anos as civilizações do Oriente já faziam uso de sons específicos nos rituais. Também encontramos registros dessas práticas entre os aborígines australianos e os índios americanos, que já utilizavam o som para reforçar suas práticas mágicas e cerimônias sagradas, assim como para obter a cura, ajustando qualquer desequilíbrio espiritual, emocional ou físico. Os sacerdotes do antigo Egito souberam usar sons vocálicos para ativar os centros de energia ou chakras. O profeta Edgar Cayce, em várias de suas leituras, falou sobre a cura através dos tons puros que começariam a surgir no final do século XX, assim como Nostradamus predisse a cura de doenças pelo poder dos sons por volta de 1998. Encontramos o som contínuo nos cantos poderosos dos monges tibetanos e nos sinos, gongos e carrilhões utilizados para esse propósito. Só que o tom puro e contínuo é muito difícil de ser obtido, daí que surge o poder Canto dos Cristais, obtido de suas tigelas. Como elas são feitas de um puríssimo cristal, conseguem emitir a desejada nota pura e contínua quando tocadas com um bastão, produzindo o que chamamos de sons circulares. De fato, todos os que ouvem os sons cristalinos sentem que são envolvidos por ondas de energia espiraladas.

Um fato curioso é que as tigelas de cristal começaram a ser usadas inicialmente na Microsoft, no vale do silício! Só que na Microsoft, a tigela é usada como um perfeito recipiente para derreter o silício que será usado nos chips de computador. Alguns cientistas começaram a perceber o puro som delas emanado e... pronto! Começou (ou voltou) o uso terapêutico das tigelas de Cristal. Essa é a nova era - aquariana - ciência e esoterismo em mútua colaboração!

Cada tigela de cristal possui um tamanho, o que produz freqüências sonoras diferentes, e são testadas com uma tecnologia digital para que o seu som seja identificado. Cada pessoa terá uma sensação de qual tom mais necessita em determinado momento, já que cada nota ou tom obtido através das tigelas de cristal possui um tipo de atuação. A grande inspiração para o uso das tigelas de cristal vem da antiga Atlântida, civilização que combinou o poder do som com o poder do cristal.

Algumas Curiosidades sobre o som...

Todas as coisas e todos os seres produzem sons de acordo com sua própria natureza e com o estado particular em que se encontram. Isso porque são agregados de átomos que dançam e, por esse movimento, produzem sons. Quando muda o ritmo da dança, o som que ela produz também muda... cada átomo canta perpetuamente suas canções, e o som a cada momento produz formas sonoras densas e sutis. Assim como existem sons criativos, há sons destrutivos. Aquele que for capaz de produzir ambos tem o poder de criar ou destruir. Lama Anagarika Govinda

Se, no momento exato da morte, soar a nota própria de uma pessoa, isso coordenará as duas correntes de energia e acabará rompendo o fio da vida, mas o conhecimento disto é ainda perigoso demais para ser transmitido e só poderá ser dado mais tarde. Alice Baylei - Tratado de Magia Branca

Um engenheiro francês, o professor Gavraud, ficou fascinado com o som e, intrigado com toda a gama de baixas freqüências produzidas pelo apito da polícia francesa, construiu uma versão gigantesca dele, com 1,80m soprado com ar comprimido. O desafortunado técnico que o testou pela primeira vez morreu instantaneamente. A autópsia revelou que seus órgãos internos haviam sido completamente estraçalhados pelo som. Lawrence Blair - Rhythms of vision

... a cada vez que uma alma desce ao oceano do reino manifesto, gera uma vibração que é comunicada a todo oceano cósmico que significa todos os reinos criados: terrenos e celestiais, físicos e superfísicos. Cada uma dessas vibrações faz ressoar uma legião de tons consoantes por todo o universo e suas interferências inimagináveis produzem globalmente a sinfonia das esferas a que Pitágoras se referia. Cada criatura... é a cristalização de uma parte dessa sinfonia de vibrações. Somos, portanto, como um som petrificado em matéria sólida e que continua ressoando indefinidamente nessa matéria. Pir Vilayat Khan, citando o Hekalot, livro esotérico hebraico sobre as esferas celestiais- Toward the one

O som é silêncio, o silêncio é som. Todo som dissolve-se em silêncio, o silêncio tende a manifestar-se em som. "Toda música não passa de uma sucessão de impulsos que convergem para um ponto definido de repouso. Igor Stravinski, Poetics of Music

Fonte: www.portal11-11.com.br



Pedra Luz

quinta-feira

Símbolos Ciganos



Coruja: Simboliza "o ver a totalidade". É usada para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.

Âncora: Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.

Chave: Simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.

Estrela de 5 Pontas: Simboliza evolução. É usada para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.

Estrela de 6 Pontas: Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

Ferradura: Simboliza energia e sorte. É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

Lua: Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.

Moeda: Simboliza proteção e prosperidade. É usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.

Punhal: Simboliza a força,o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolo de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.

Roda: Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón que gira.

Taça: Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.


Trevo: É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.



Pedra Luz

sexta-feira

Meditação - Vencendo o Medo



Sente-se num lugar tranqüilo, com música suave ao fundo e respire profundamente algumas vezes.

Projete seus pensamentos para algum lugar onde se sinta em paz e contente, pode ser uma praia, um lago, uma montanha, uma floresta, um recanto qualquer, e construa estes pensamentos.

Eu sou um ser de paz. Para alcançar paz total estou desenvolvendo mais coragem e contentamento no dia a dia.

Estou contente, pois consigo colocar meus pés no chão da realidade, estabeleço objetivos alcançáveis para cada dia da minha vida, com a intenção de viver um dia de cada vez com alegria e contentamento.

Aprecio o caminho que estou fazendo ao invés de ansiar chegar logo ao fim. No decorrer, vou me preenchendo com todas as qualidades e capacidades que necessito para continuar sendo bem sucedido e respeitado por mim mesmo.

Quando olho para trás, vejo a distância percorrida e me sinto mais sábio, mais experiente e maduro no caminho do autoconhecimento e do autocontrole. Não lamento pelas minhas ações do passado, eu compreendo sua utilidade. Não tenho saudades, nem vontade de voltar.

Gosto de onde estou e para onde estou indo. Aquilo de que tinha medo e fazia cair não tem mais poder sobre mim, entendi as ilusões e fraquezas. Entendi que como cada um tem seu próprio destino e eu o meu, seguimos por estradas paralelas.

No decorrer da evolução, entendi que preciso fazer uso de minhas virtudes e habilidades para que aconteça o preenchimento afetivo e espiritual verdadeiro. Ainda não cheguei ao fim da jornada, há muito para aprender e praticar.
 
Porém cada sucesso torna-me mais corajoso, confiante e satisfeito.

Quando me alimento espiritualmente escolhendo os melhores pensamentos para mim, as melhores palavras e as melhores ações, sinto um movimento de renovação completa do ser que se amplia para o exterior tornando o mundo melhor.



Autora: Cleia Mara Perez,
Livro: Conquistas da Alma, Bolsa Nacional do Livro.





Pedra Luz

segunda-feira

Shiatsu - Reequilibrando a Energia Vital


Shiatsu é uma palavra que vem do japonês e quer dizer "pressão com os dedos". A pressão do polegar ao longo de pontos especiais do corpo dá corpo à terapia. Suas bases, porém são bem mais complexas, sendo o profissional de shiatsu alguém que estudou a medicina tradicional chinesa. Os pontos que o shiatsu terapeuta pressiona são os mesmos pontos da acupuntura, sendo essas duas terapias complementares.

O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico. Através desse reequilíbrio é possível tratar praticamente qualquer mal, seja como um complemento à terapia convencional, seja como o carro chefe.



Indicações


Alguns desequilíbrios com tratamento de alta eficiência pelo shiatsu incluem insônia, stress, gastrite, dores de cabeça e nas costas, hipertensão, entre outros. Problemas mais graves como certos tipos de câncer, aids e outros podem ser auxiliados pelo shiatsu, que reforça o sistema imunológico do corpo. 


Quem pode fazer shiatsu


Qualquer pessoa pode fazer shiatsu, não importa a idade, peso ou doenças adquiridas. A técnica possui especificidades segundo alguns casos. Por isso, algumas vezes é necessário que o terapeuta se especialize, como no caso do tratamento de pessoas com problemas infecciosos, oncológicos, crianças, gestantes, idosos, cardiopatas, etc.


- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.
- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.
- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.


Os estilos do shiatsu


Há muitos estilos de shiatsu. Alguns vem de tradições familiares de várias gerações no Japão, e também da China. Alguns outros foram desenvolvidos a partir das grandes escolas de Medicina Tradicional Chinesa. esses possuem uma visão mais tecnicista do shiatsu. Dos últimos 30 anos para cá surgiram estilos mais modernos, surgidos com o intuito de resgatar no ser humano antigos valores, reaproximando os praticantes (o que recebe e o que aplica a técnica). É uma forma mais humanista de encarar a terapia corporal. Os estilos podem diferenciar em método, mas seu objetivo é sempre o mesmo, ou seja, equilibrar a energia.








Fonte: Portal Verde /Terapias