terça-feira

Ativação de Energia - Uso do Ba-guá



Através da aplicação do ba-guá, você localizará as áreas respectivas ao trabalho, espiritualidade, família/saúde, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, e amigos. Lembre-se o ba-guá deve sempre ser posicionado conforme a porta de entrada da casa. Colocando o lado referente ao baguá na direção da porta de entrada.

Área de Trabalho

Elemento: Água

Forma : Ondas

Cor: Preto ou Cores Escuras

Aroma: Menta ou Patchuli

Sugestão de Ambiente: Oficina, escritório ou atelier.

Curas : Fontes, prisma d'água, vaso ondulado de cor azul, aquários, objetos de forma ondulada. Artes em geral, quadro, luz, enfeites, tecidos azuis, e paredes pintadas de azul..

Sugestões: Quadros com imagens de peixes com fundo preto. Luminária preta com luz direta para cima. Fonte pequena com agua em movimento. Objetos relacionados com a profissão do dono da casa.

Área da Espiritualidade

Cor: Azul

Aroma: Alecrim e Eucalipto

Sugestão de Ambiente: Biblioteca, e sala de estudos.

Curas: Anjos, santos, oratórios, paredes em azul claríssimo.

Sugestões: Colocação de uma Bíblia aberta no salmo 91. Estatuas de anjos. Santos, incensos e flores naturais e de cor clara.


Área da Família/Saúde

Elemento : Madeira

Forma : Retângulo

Cor: Verde

Sugestão de ambiente: Escritório, sala intima, sala de tv.

Curas: Bambus, sinos de bambu ou madeira, Tecidos verdes e paredes em tons de verde.

Sugestões: Esta área representa a família, portanto representa as pessoas com as quais você possui uma ligação mais forte, alem de representar também a saúde. Ativando esta área você torna os laços familiares mais fortes e ameniza também as discussões familiares. É bom local para se colocar a foto da família, um móvel de madeira maciça e forte, quadros com imagens de caminhos em uma florestas, fotos dos familiares vivos ( fotos de familiares mortos não devem ficar expostas).

Área da Prosperidade

Cor: Púrpura, azul e vermelho

Aroma: Tangerina

Sugestões de ambientes: Escritório, dormitório, cozinha.

Curas: Aumentar a iluminação local, colocação de objetos metálicos pois lembram o dinheiro, a moeda. Fonte com agua em movimento.

Sugestões: Esta é a área relacionada ao dinheiro e riqueza, pode-se colocar um aquário a com oito peixes vermelhos e um dourado, os peixes em movimento representam a entrada de dinheiro, o movimento e afluência positiva de prosperidade. Pode-se por sinos dos ventos com figuras de peixes ou com moedas, use objetos na cor púrpura e vasos roxos com plantas naturais roxas.

Área do Sucesso

Elemento: Fogo

Forma: Triangulo

Cor: Vermelho e Dourado

Aroma: Alecrim

Sugestões de ambientes: Sala de estar, dormitórios, sala de jantar.

Curas: Pirâmides e triângulos, velas vermelhas, tv, som, lareira, paredes com detalhes em vermelho.

Sugestões: Espelhos de cristal nas paredes, cristais nas janelas para receber tudo em dobro, objetos de decoração vermelho e dourado, velas em forma triangular. Evitar ÁGUA nesta área, ou fontes, aquário, e plantas.

Área do Relacionamento

Cor: Vermelho ou Rosa

Aroma: Jasmim

Sugestões de ambientes: Quarto, sala de tv, dormitório ou sala de reunião.

Curas: Corações em pares, imagens de anjos em pares, foto do casal em viagens.
Sugestões: Esta área se refere a todo relacionamento mais intimo. Área que merece atenção especial se você esta em busca de um relacionamento afectivo, ou também se você já está casado ou tem um relacionamento fixo com alguém. Sugestão de colocação de objetos que lembrem amor em pares, almofadas em forma de coração, foto do casal em viagens, lençóis em tons de rosa suave, duas pedras de quartzo rosa, dois ursos de pelúcia (casal). Não colocar nesta área com flores de folhas e formas pontiagudas, e nunca colocar figuras em numero impar, um ou três. Sempre objetos, quadros que sugiram amor e romantismo em números de dois, caso você coloque numero três poderá favorecer a aparição de uma terceira pessoa que poderá provocar a infidelidade e traição de uma das partes ou até de ambas as partes.

Área da Criatividade

Elemento: Metal

Forma : Circulo

Cor: Branca

Aroma: Sálvia

Sugestões de ambientes: Escritórios, mesas de trabalho, sala de tv, sala de estar.

Curas: Sinos de metal, enfeites de metal, objetos em tons de prata, dourada ou cor metálica, paredes sempre em cores branca.

Sugestões: Devem ser colocados objetos de arte, quadros, esculturas. Área propicia para colocação do computador, piano, fotos dos filhos,e trabalhos escolares feitos pelos filhos.

Área dos Amigos

Cor: Cinza

Aroma : Lavanda ou Mirra

Sugestões de ambientes: Sala de reunião, jardim, área de lazer, sala de tv.

Cura: Fotos dos amigos, presentes recebidos de amigos, lembranças de viagens feita por você ou recebida de amigos.

Sugestões: Local indicado para se fazer um mural com fotos de viagens, e cartões postais enviados por amigos, também indicado colocar lembranças de viagens feitas, e objetos recebidos como presentes dos amigos.

Centro da Casa

Elemento: Terra

Forma: Quadrado

Cor: Amarelo

Sugestões de ambientes: Quarto, cozinha, quadra de esportes, local de lazer.

Curas: Cristal, pedras ornamentais, porcelana, vasos de pedras, escultura ou vasos de argila.

Sugestões: A área central da casa, é muito importante e esta intimamente ligada também a área espiritual e a sorte. É a partir do centro que irão surgir todas as energias enviadas para as outras partes da casa e consequentemente para a vida dos moradores da mesma. Local ideal para se por um grande vaso com terra, e girassóis, ou flores de tons amarelos, também pode se por quadros com imagens de girassóis, e tapetes em forma quadrada e na cor amarela.

Observação Importante: Na figura ao lado deste texto você encontrara o baguá segundo a escola do chapéu preto, onde você poderá se basear para identificar as áreas em sua casa, os elementos relativos a cada lado do baguá, as cores, e as formas geométricas.

Lembre-se que o ba-guá deve ser posicionado com a área do trabalho alinhada com a porta de entrada de sua casa. Mesmo que sua casa não seja quadrada, você poderá usar ba-guá e identificar os guás faltantes e promover a cura do ambiente segundo as orientações dadas neste texto.



Fonte: sobre.com.pt


Pedra Luz

sábado

Conchas para Massagem



Dos tempos mais remotos as conchas despertam em nós o fascínio por sua beleza, valor e mistica, mais recentemente, principalmente na Europa tem sido muito utilizada para massagem baseando-se nos conceitos dos movimentos do mar, sua riqueza e pureza, proporcionam uma massagem suave, profunda com valores energéticos e estéticos.

Para cada tipo de massagem utiliza-se um tipo de concha, as lisas e brilhantes, tem ótimo aproveitamento dos principios ativos e com isso produz relaxamento profundo.
 
A técnica de massagem com as conchas, é um conceito inovador e associada a harmonização dos chakras, promove o equilíbrio pessoal, produz um estado de calmaria e êxtase que os oceanos e mares proporcionam.


Imagine receber uma massagem que traz o alívio e o relaxamento do mar para perto de você, sem ter que sair da cidade? Os benefícios dessa massagem são inúmeros.

Com ela, ocorre o aumento da circulação dos tecidos periféricos, melhora dos nutrientes da pele e dos músculos e auxílio na eliminação de toxinas.

Além disso, a massagem com conchas ajuda na drenagem linfática do corpo, reduzindo inchaços e acelerando o metabolismo.

Os resultados são imediatos. Podemos citar melhoras nas linhas de expressão facial e na qualidade da pele, aumentando seu tônus e reduzindo a flacidez cutânea. 



Pedra Luz

terça-feira

Bolas de Cristal


Quando ouvimos falar em bolas de cristal, imediatamente vem ao nosso pensamento a imagem de uma vidente, lendo a sorte.

As bolas de cristal são instrumentos realmente poderosos, porém, tornou-se apenas mais um mito da cultura cigana assim como a leitura das mãos ou até mesmo a leitura de cartas.

Os poderes atribuídos a este instrumento não estão relacionados com magias e feitiços, mas com as forças da natureza.

Os cristais usados nas bolas são substâncias com muita energia. E essa força é ainda mais presente em objetos esféricos, pois, devido ao seu formato, centralizam os fluidos.

Além dessa propriedade, os cristais das bolas pertencem ao grupo das pedras brancas e são os mais puros que existem no planeta.


No entanto o que poucas pessoas sabem e que as bolas de cristal podem ser usadas com muito sucesso nas terapias com pedras.

Vejamos a seguir algumas bolas de cristal e seu uso terapêutico:

Bola de Calcedônia:
Serve para desmagnetizar os chacras das mãos. Deve ser usada por pessoas que lidam com outras tratando, orientando, aconselhando.

Bola de Calcedônia Branca (quartzita):
Massagear o corpo todo para energização. Depois lavar e colocar no sol.

Bola de Ametista e Bola de Quartzo Rosa
:
Boas para massagens corporais, para equilibrar a energia dos chacras das mãos. A de ametista e boa também para dor de cabeça e a de quartzo rosa para massagear a área do chakra cardíaco, para “soltar” as emoções.

Bola de Rutilo
:
Boa para massagear a coluna, do cóccix ate a nuca. Equilibra as energias.

Bola de Quartzo Fumê
:
Estimula o chacra raiz. Massagear a área do cóccix.

Bola de Hematita
:
Ajuda a descarregar o excesso de energia dos chacras dos pés e também das mãos. Descarrega também a energia negativa.

Bola de Calcita:
Muito boa para a memória. Deve-se tê-la no local de estudo. Pode-se colocá-la no chacra da testa por alguns minutos.




Pedra Luz

sexta-feira

Os Chakras no Tantrismo


Os chakras servem de centros para a manifestação de várias emoções humanas, como o amor, o medo, a raiva e a alegria. Os chakras têm sido descritos como centros nervosos que governam os vários órgãos, ou como rodas giratórias, ou como vórtices que servem para ligar o corpo físico aos corpos etérico, astral, mental ou casual.


Os chakras também funcionam num contexto prático. Diz-se que o que experimentamos na vida depende, até certo ponto, do chakra com o qual estamos sintonizados, pois cada chakra é energizado por atributos emocionais, mentais, psíquicos e espirituais.


Os chakras podem ser encarados como centros de energia e, o que é muito mais, também podem representar acesso a outros mundos, a outras dimensões. O Tantrismo ( são nove chakras, sendo 2 não tão importantes ) descreve os chakras com flores de lótus e domínios habitados por Deuses e Deusas. Os quatro elementos – Terra, Água, Fogo e Ar – e os sons, os cheiros e as visões básicas estão associadas aos chakras, como os Cinco Sentidos.


Eis aqui, portanto, os chakras do modo como são descritos nos textos do Tantrismo.


1- O CHAKRA MULADHARA: O mais baixo na hierarquia dos sete chacras maiores e dos dois menores, localiza-se na base da espinha, na região perineal. Nesse chacra a força da serpente, a Devi Kundalini, jaz adormecida. A Devi tem o brilho do raio e sua cauda esta enrolada três vezes e meio em torno de uma língua ( símbolo de Shiva ) de ouro derretido. O chacra Muladhara, com quatro pétalas de lótus, é presidido pela Devi Dakini, de quatro braços e olhos vermelhos brilhantes, " portadora da revelação da inteligência sempre pura, e pelo Deva Brahma, senhor do mundo físico. Esse chacra pode ser chamado de chacra da experiência física. Está associado à terra e ao sentido do olfato. OBS.: DEVI = Deusa / DEVA= Deus


2 – O CHAKRA SVADHISTHANA: Possuindo seis pétalas rubras de lótus, localiza-se debaixo do umbigo e na área acima dos órgãos genitais. É presidido pela Devi Rakini azul, colorida de lótus e de aspecto furioso, que carrega armas no braços erguidos, e pelo luminoso Deva Vishunu azul, que também tem quatro braços e é a energia do universo vital que tudo impregna. Como o chakra Muladhara, este se acha intimamente aliado a terra. Associa-se à água e ao sentido do paladar.


3 – O CHAKRA MANIPURA: Tem dez pétalas de lótus da cor das nuvens de chuva pesada e localiza-se no plexo solar. É presidido pela Devi Lakini, de três faces, quatro braços e portadora do fogo, e por seu consorte o Deva Rudra, de cor vermelha, que possui também quatro braços, carrega o fogo e representa o mundo da mente. Embora Lakini coma carne e tenha atributos mais densos que os de uma vegetariana, este chakra é menos orientado para a terra do que os chakras Muladhara e Svadhisthana, e pode ser considerado mais como centro emocional. O chakra Manipura associa-se com o fogo e com o sentido da visão.


4 – O CHAKRA ANAHATA: Este chakra, com doze pétalas vermelhas de lótus, localiza-se na região do coração. É presidido pela Devi Dakini, que possui três olhos, é feliz e benfazeja a todo mundo. O presidente Deva Isha é também senhor dos três primeiros chakras; compassivo, representa a revelação dos mistérios do tempo e do espaço. O chakra Anahata pode ser considerado um centro de consciência, e que é aqui que se pode ouvir o som que vem sem o embate de duas coisas uma na outra.


A. O CHAKRA ANANDA – KANDA : Um dos dois chakras menores. Pequeno, localiza-se logo abaixo do chakra do coração (Anahata) e, muitas vezes, nem é citado. Apesar disso, existe e tem oito pétalas de lótus rosa – carmesim. Diz-se que esse chakra concede, às vezes, a satisfação de desejos antes mesmo que os formule a mente.


5 – O CHAKRA VISSUDHA: Com dezesseis pétalas roxas e enfumaçadas de lótus, localiza-se na região da garganta. É presidido pela Devi Shakini e pelo Deva Sada-Shiva, cada um dos quais possui cinco rostos, três olhos e múltiplos braços. Enquanto Shakini se mostra vestida de um branco brilhante, e tem a forma da própria luz, Sada-Shiva é um andrógino, de corpo metade branco, representando Shiva, e metade ouro, representando Skakti. O chakra Vissudha, está ligado à purificação da inteligência e associa-se ao éter e ao sentido da audição.


B. O CHAKRA LALANA : Este é outro chakra menor. Tem doze pétalas vermelhas de lótus e localiza-se acima do chakra da garganta ( Vissudha ), na raiz do céu da boca. Associa-se à fé, ao contentamento, à sensação de erro, ao domínio de si próprio, à raiva, à afeição, à pureza, ao alheamento, à agitação e ao apetite.


6 – O CHAKRA AJNA: Este chacra tem duas pétalas brancas de lótus e localiza-se entre as sobrancelhas. Trata-se de um chakra muito pequeno e suas duas pétalas mal preenchem o espaço entre as sobrancelhas. É às vezes, encarado como o terceiro olho místico – o olho interior ou mental. O chakra Ajna é presidido pela Devi Hakini e seu consorte, o Deva Paramashiva, ambos os quais ingressaram num estado de alegria produzido por tragos de ambrosia. Essas divindades possuem seis rostos, três olhos, braços múltiplos e brilham como o relâmpago. O chakra Ajna associa-se à mente e às faculdades mentais.


7 – O CHAKRA SAHASRARA: A este dá-se o nome de Lótus das mil pétalas; em suas pétalas, todas as cores se combinam, e ele abrange todos os sons. Localiza-se na coroa da cabeça. Poder-se-ia dizer que é presidido por Brahma, pois aqui se encontram a Kundalini – Shakti, de modo que ele volta a unir-se a Brahma. O brilho das mil pétalas do lótus é a expressão da iluminação. O chakra Sahasrara, portanto, sinônimo de samadhi, é onde ocorre a explosão na consciência cósmica.





Pedra Luz

segunda-feira

Criação de uma Mandala


Uma Mandala representa o Universo. No seu interior, abrigam-se as forças da natureza representadas num simbolismo perfeito. Cada Mandala cria um campo de poder, um espaço sagrado onde essas energias se instalam. Criar ou meditar a partir de uma Mandala é uma forma de religação com Deus.

Um elemento de suma importância é a circunferência que delimita a Mandala, tendo como origem o próprio ponto central. O espaço circular formado e limitado pela circunferência é preenchido com desenhos e elementos com as mais variadas ligações simbólicas, de acordo com os objetivos que se tem para a Mandala a ser criada.

A Mandala não é só para despertar ou atingir um grau maior de consciência, mas principalmente, sua função é de transformação de todos os caminhos pelos quais o homem responde ao mundo em todos os seus impulsos. Esta é a alquimia dos símbolos, cuja fonte é o poder que reside na Mandala, a mãe de todos os símbolos.

Jung descobriu que desenhar, pintar e sonhar com mandalas é parte natural do processo de individuação. Quando criamos uma mandala, geramos um símbolo pessoal que revela quem somos num dado momento. O círculo que desenhamos contém e até atrai partes conflitantes da nossa natureza. Mas, mesmo quando faz um conflito vir à tona, o ato de criar uma mandala produz uma inegável descarga de tensão. Talvez porque a forma do círculo nos recorde o isolamento seguro do ventre materno. Desenhar um círculo talvez seja algo como desenhar uma linha protetora ao redor do espaço físico e psicológico que identificamos como nós mesmos. Quando fazemos uma mandala, criamos nosso próprio espaço sagrado, um lugar de proteção, um foco para a concentração de nossas energias. Ao expressar nossos conflitos interiores na forma simbólica da mandala, projetamo-los para fora de nós mesmos. O simples ato de desenhar dentro do círculo pode fazer que experimentamos um sentido de unidade.

Antes de começar a desenhar, talvez seja útil aproveitar alguns momentos a mais para relaxar. Inale profundamente e imagine a tensão saindo do corpo a cada exalação. Um pouco de alongamento pode liberar pontos de tensão aqui e ali. Procure esvaziar a mente das preocupações do dia. Por um momento, deixe de lado as responsabilidades, certo de que poderá reassumir seus deveres ao fim da meditação com a mandala.

Uma vez relaxado, você talvez queira fechar os olhos e começar a focalizar a atenção em seu interior. Você pode notar formas, cores e configurações dançando diante dos olhos do espírito. Procurando pensar o mínimo possível; comece a selecionar tudo o que você necessita para a criação de sua mandala. Se nada lhe ocorrer, simplesmente continue até a próxima etapa. Guiado pela visão interior comece a desenhar suas visualizações interiores acompanhadas de suas cores e formas.

A próxima etapa é identificar a posição apropriada da mandala. Para fazê-lo, gire o desenho, olhando-o de todos os lados e por todos os ângulos. Procure desconsiderar as bordas do papel, olhando apenas o desenho em si.
Colocar datas nas mandalas é util para uma referência futura. Inclua dia, mês e ano. Mesmo que cada mandala seja única, se você não datá-las, pode ser difícil recordar sua sequência no tempo. Saber a sequência em que aparecem certas formas e cores ajuda a estabelecer seu significado e continuidade do processo de individuação.

Coloque a mandala à sua frente, de modo que a menor área fique em cima. É melhor olhar para as mandalas de uma distância de pelo menos um braço. Penetrar no âmago das mandalas e desfrutar do seu criativo universo pode ser uma das experiências menos acessíveis para a mente do homem ocidental, pois nem mesmo sabe apreciar uma flor sem tocá–la ou subtraí–la do campo.

A chamada mandala tridimensional, portanto, ressurge como um importante e prático instrumento da familiarização com este símbolo dos símbolos. Assim como ocorre com as mandalas planas , as tridimensionais possibilitam também nosso auto-conhecimento, desde que saibamos colocar toda nossa atenção, concentração e termos uma postura de meditação quando manipulamos a mesma. Na Índia, este tipo de mandala foi encontrado como um instrumento com a mesma finalidade do rosário. Em nosso continente, estas mandalas também chegaram e começam a integrar trabalhos terapêuticos com resultados animadores, principalmente na área do alcoolismo e da drogadição. Como a maior dificuldade do viciado é justamente entrar em contato com qualquer coisa, principalmente consigo mesmo, devido à sua necessidade de buscar a alienação, a mandala tridimensional deve ser utilizada como estímulo ao despertar do interesse de reestruturação vivencial. O caráter integrador da mandala faz nascer a proposta de cada um construir sua peça, o que faz com que expressem forte necessidade de desenvolverem uma nova estrutura de vida. E esta organização nada mais é do que o processo de autoconhecimento mandálico.

Construir uma mandala tridimensional ou plana é uma forma de se fazer a leitura de símbolos e a partir deles conhecer nossas próprias deficiências. A mandala tridimensional é um excelente recurso terapêutico,pois pode auxiliar a recuperar nossa motricidade, desbloquear a transmissão dos nossos sonhos e podermos a partir daí avaliá–los e entender-nos melhor. A estrutura da mandala tridimensional reafirma seu poder integrador: o número nove contido nela nos remete à sabedoria esotérica do retorno à unidade. Quer dizer, a numerologia também está presente na sua interpretação e movimentação esotérica. O homem dos tempos atuais, tocado pela extrema beleza que emana de seus olhos - que não deixam de ser uma mandala - busca constantemente e cada vez mais um impulso para a transformação do seu interior a partir da meditação através da mandala como um convite ao reencontro com sua unidade divina há muito esquecida.



Fonte: unipazsul.oeg.br




Pedra Luz

quarta-feira

Os Seres Elementais e os Cristais


Os seres elementais existem ao redor de nossa vida. São seres construtores da natureza, e onde quer que ela esteja, linda e exuberante eles estarão lá!


O fato de nós não os vê-los é porque na nossa correria e afazeres diários não paramos sequer um minuto para molhar uma planta, nos afastando assim desses seres de energias, diga-se de passagem, muito sutis.


Esses seres são os responsáveis pela "vida", pela "renovação", pela "construção" de tudo o que há na natureza,

Pois bem, na natureza existem 04 (quatro) elementos: São eles:-


1. TERRA

GNOMOS E DUENDES

(AS PEDRAS VERDES, AS PRETAS, AS ROXAS, AS ÍNDIGO, AS AMARELAS)

Trabalham intensamente pela flora, manifestando-se e protegendo a terra, pedras, minerais e vegetais. Portanto temos

Nas Pedras Verdes a ação equilibradora, criativa, que traz a saúde.

Nas Pedras Pretas temos as transformações de energias pesadas e densas.

Nas Pedras Índigo, direcionamento mental, introspecção.

Nas Pedras Amarelas, criatividade, prosperidade, expansão e crescimento.


2. ÁGUA

ONDINAS

(PEDRAS AZUIS TRANSPARENTES, PEDRAS MULTICOLORIDAS COMO LABRADORITA, AMARELAS MAIS CLARAS)

Atuam no mundo das formas e dos pensamentos.

Capazes de trazer a leveza, acalmar, aliviar dores da alma e trabalhar a energia da fertilidade e fecundação.


3. FOGO

SALAMANDRAS

(PEDRAS VERMELHAS E VERMELHAS ESCURAS – MEIO AMARRONZADAS)

Considerados espíritos do fogo, atuam no Éter, atuando sua força espiritual através das chamas, labaredas e principalmente calor.

Elas possuem uma energia ligada a transmutação de padrões negativos que se opõem ao fogo da vida podendo assim fazer bem a parte de energização, de vitalidade, de coragem, de decisão


4. AR

SILFOS, FADAS, NINFAS E ANJOS

(PEDRAS LILÁS BEM CLARAS E PEDRAS BRANCAS)

Os silfos concentram suas energias no cume das montanhas e morros pois é de onde recebem energias da terra e do sol.

As fadas habitam os jardins, bosques, florestas.

As ninfas, estão sempre juntas com as fadas e purificam o ar com o prana.

Os Anjos fazem parte da energia violeta do Éter, os grandes mestres ascencionados.

Esses elementais trazem a paz interior, a calma, a certeza inabalável da continuidade através da eternidade, da fé.



Pedra Luz

domingo

Meditação da Respiração



Instruções Básicas

por

Thanissaro Bhikkhu

De uma palestra proferida em uma conferência
sobre AIDS, HIV e outras desordens do sistema imunológico
em Long Beach, CA, 13 Nov. 1993

A técnica que irei ensinar é a meditação da respiração. É um bom tópico independentemente da sua orientação religiosa. Como meu mestre disse certa vez, a respiração não pertence ao Budismo ou Cristianismo ou a qualquer seita. É propriedade comum que qualquer pessoa pode usar para meditar. Ao mesmo tempo, de todos os tópicos de meditação que existem, é provavelmente o mais benéfico para o corpo, pois quando estamos lidando com a respiração, não estamos lidando somente com o ar que entra e sai dos pulmões, mas também com todas as sensações de energia que percorrem o corpo com cada respiração. Se você conseguir aprender a se tornar sensível a essas sensações, e permitir que elas fluam facilmente e sem obstruções, você poderá auxiliar o seu corpo a funcionar mais facilmente, e dar para a mente um meio para lidar com a dor.

Então vamos todos meditar por alguns minutos. Sentem-se confortavelmente eretos, em uma posição equilibrada. Vocês não precisam ficar duros e retos como um soldado. Tentem somente não se inclinar para a frente ou para trás, ou para a esquerda ou direita. Feche os olhos e diga a si mesmo, ‘Que eu possa ser verdadeiramente feliz e livre de sofrimento.’ Isso pode parecer uma forma estranha, até egoísta, de começar a meditar, porém existem boas razões para isso. Primeiro, se você não consegue desejar a sua própria felicidade, não há meio de que você possa honestamente desejar a felicidade de outros. Algumas pessoas necessitam se lembrar constantemente de que elas merecem a felicidade – nós todos a merecemos, porém se não acreditamos nisso, encontraremos constantemente formas de nos punir, e acabaremos punindo outros de forma sutil ou grosseira também.

Segundo, é importante refletir acerca do que é a verdadeira felicidade e onde ela pode ser encontrada. Um momento de reflexão mostrará que você não poderá encontrá-la no passado ou no futuro. O passado já passou e a sua memória dele não é confiável. O futuro é uma grande incerteza. Portanto, o único lugar onde realmente podemos encontrar a felicidade é no presente. Porém mesmo aqui você tem que saber aonde procurar. Se você tentar basear a sua felicidade em coisas que mudam – aparências, sons, sensações em geral, pessoas e coisas externas – você está buscando desapontamento, tal como construir uma casa sobre um penhasco em que já ocorreram deslizamentos várias vezes no passado. Dessa forma a verdadeira felicidade deve se procurada dentro de você. A meditação é como uma caça ao tesouro: encontrar na mente aquilo que tem valor consistente e imutável, algo que nem mesmo a morte consegue tocar.

Para encontrar esse tesouro nós precisamos de ferramentas. A primeira ferramenta é o que estamos fazendo agora mesmo: desenvolvendo boa vontade para dentro de nós mesmos. A segunda é disseminar essa boa vontade para outros seres vivos. Diga a si mesmo: ‘Todos seres vivos, não importa quem sejam, não importa o que lhe tenham feito no passado – que todos eles também encontrem a verdadeira felicidade.’ Se você não cultivar esse pensamento, e ao invés disso, trazer rancores para a sua meditação, isso é tudo que você será capaz de ver quando olhar internamente.

Somente quando você tiver limpado a sua mente desta forma, e tendo colocado os assuntos externos de lado, você estará pronto para focar na respiração. Traga a sua atenção para a sensação da respiração. Inspire e expire longamente por algumas vezes, focando em qualquer ponto do corpo em que a respiração seja notada facilmente, e que a sua mente se sinta confortável. Pode ser no nariz, no peito, no abdômen, ou qualquer outro ponto. Permaneça com esse ponto, observando a sensação que é produzida pela inspiração e pela expiração. Não force a respiração, ou pressione o seu foco de maneira muito intensa. Permita que a respiração flua naturalmente, e simplesmente fique de olho na sensação. Saboreie a sensação, como se ela fosse algo especial que você queira prolongar. Se a sua mente divagar, simplesmente traga-a de volta. Não fique desencorajado. Se ela divagar 100 vezes, traga-a de volta 100 vezes. Mostre-lhe que a sua intenção é séria, e eventualmente ela cederá.

Se você quiser, pode experimentar com diferentes tipos de respiração. Se a respiração longa é confortável, permaneça com ela. Se não é, mude para qualquer ritmo que lhe pareça tranqüilizador para o corpo. Você pode tentar a respiração curta, respiração rápida, respiração lenta, respiração profunda, respiração superficial - qualquer uma que lhe pareça mais confortável exatamente agora...

Uma vez que a respiração esteja confortável no ponto que você escolheu, mova a sua atenção para observar como a respiração é sentida em outras partes do corpo. Comece focando na área imediatamente abaixo do umbigo. Inspire e expire, e observe a sensação naquela área. Se você não perceber nenhum movimento, simplesmente esteja consciente do fato de que não existe movimento. Se você sentir movimento, observe a característica do movimento, para ver se a respiração é sentida de maneira não uniforme, ou se existe alguma tensão ou firmeza. Se houver tensão, pense em relaxá-la. Se a respiração for sentida de forma irregular, pense em tranquilizá-la...Agora mova a sua atenção para a direita desse ponto – para a parte inferior direita do abdômen – e repita o mesmo processo...Então para a parte inferior esquerda do abdômen...Então para cima para o umbigo...direita...esquerda...para o plexo solar...direita...esquerda...o meio do peito...direita...esquerda...a base da garganta...direita...esquerda...para o meio da cabeça...(tome alguns minutos para cada ponto).

Se vocês estivessem meditando em casa poderiam continuar este processo por todo o corpo – pela cabeça, pelas costas, pelos braços e pernas até a ponta dos dedos das mãos e dos pés – porém como nosso tempo é limitado, eu lhes pedirei que retornem o seu foco para qualquer um dos pontos anteriores. Deixe que a sua atenção se estabeleça confortavelmente nesse ponto, e então deixe que a sua atenção se espalhe para preencher todo o corpo, da cabeça até a ponta dos pés, tal como se você fosse uma aranha sentada no meio da teia. Ela está sentada em um ponto porem sensível a toda a teia. Mantenha a sua atenção expandida dessa forma – você tem que fazer um certo esforço, pois a tendência será de contrair-se a um ponto somente – e pense a respeito da respiração entrando e saindo de todo o seu corpo, através de cada poro. Deixe a sua atenção simplesmente permanecer assim durante algum tempo – você não precisa ir a nenhum outro lugar, não há mais nada acerca do que pensar...E depois suavemente saia da meditação.





Pedra Luz

sábado

O Que Você Vai Fazer Hoje?


"Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim."


(Charles Chaplin)


Pedra  Luz

segunda-feira

Alguns Simbolismos no Feng Shui




BAMBÚ: Boa sorte, vida longa.

PÁSSAROS: Felicidade (principalmente felicidade feminina).
Se você não tem um companheiro ou namorado, vale a pena ativar com móbiles ou quadros representando Beija-Flor, porque ele simboliza o homem.

MOEDAS: Prosperidade. No “canto” da Riqueza, são muito bem-vindas.

DRAGÃO: Força e autoridade. Quando o Dragão está manso, traz união da família, crescimento, prosperidade,bem-estar, tranquilidade.
Quando o Dragão fica bravo, traz violência, desgraças, morte e grandes tragédias.
Então, temos que sempre cuidar do Dragão. Se ele rasgar ou quebrar, não se deve colar ou consertar. Deve ser substituído por um novo.

ELEFANTE: Força, dinheiro e conhecimento antigo. Quando ele está de costas para a porta, está chegando de um dia de trabalho, trazendo todo o ganho daquele dia. Quando ele está de frente para a porta, está vigiando a sua casa. Sempre que colocarmos de um modo ou de outro, estaremos utilizando a egrégora do Elefantinho.

PEIXE: Sucesso, plenitude, dinheiro. Se ele traz dinheiro, é muito bem relacionado com o “canto” do Dinheiro. Não comprar quadros contendo figuras de peixe com olhar de morto, pendurado num anzol ( se não quiser que seu dinheiro fique morto). Nem figuras com peixes nadando de cabeça para baixo (se não quiser que seu dinheiro vá para baixo).

FLORES: Sempre trazem prosperidade. Para ativar qualquer “canto” ou área do Ba-Gua, é melhor utilizar plantas de seda, porque estão sempre lindas e não morrem. Vale a pena ativar com essas flores de seda, ao invés de flores naturais ( por exemplo: um bouquet de rosas não serve para ativar nenhuma área, porque daqui há 2 dias estarão mortas ).

FRUTAS: É sinal de prosperidade, boa fortuna, fartura. Podem ser utilizados também: quadros com gravuras de frutas ou quadros que indiquem fartura.

OBJETOS DOURADOS: Sempre vão trazer prosperidade e bastante abundância.

CAVALOS: Autonomia, feminilidade. Cavalo tem o mesmo som de mulher, representando a energia feminina.
Cavalo com sela: mulher domada.
Cavalo arisco: mulher selvagem.
No caso de um homem: ele deve ativar o “canto” do relacionamento, com aquilo que ele quer da mulher; se ele está precisando de uma mulher ou domar ou domesticar aquela mulher. Se quiser domar, colocar um quadro com o cavalo com sela, de cabeça baixa e um homem grandão em cima. Com isso ele está “subindo” na mulher, querendo que ela o sustente.
Cuidado para não colocar cavalo, quando já existir o casal (homem/mulher casados). Se o homem não tem ainda uma companheira, vale a pena ativar com o cavalo.

CASAS: Boa fortuna, unidade, junção, coesão, tranquilidade. Qualquer objeto em formato de casa ou portas de casa ou casinhas, pode ser colocado na área da Família, pois representa tranqüilidade e unidade da Família.
No “canto” do Relacionamento, pode colocar a casa junto com o coração.

LEÃO: Sempre representam majestade e força. Onde for colocado, está chamando força para aquele lugar.

MONTANHAS: Durabilidade e força. Montanha com formato de:
Barco (de cabeça para baixo): vai dar prejuízo para as crianças da família.
Formato de cuia: atrapalha as mulheres da família.
Formato triangular: deve tomar cuidado, porque montanha é do elemento Fogo, e se a sua casa está embaixo, significa que esse lugar é perigoso, propenso a acidentes.
Formato de mesa (cortada, áspera): problemas ruins ou cortes com a família.
Formato de mesa (coberta de vegetação): a família será próspera.
Formato de tartaruga (é uma montanha mais larga, parecendo com o casco da tartaruga): significa que a pessoa tem longevidade.
As Formas realmente afetam a nossa vida, para melhor ou para pior.

VELHO: Representa vivência,longevidade.

FÊNIX: Ressurreição, graciosidade, conhecimento antigo. É um pássaro muito poderoso(é uma mistura de rabo de pavão com corpo de galinha). Só que é linda, graciosa, forte; ela ressurge das cinzas, voa grandes distâncias sem precisar se alimentar. Só se alimenta de alimentos sagrados e poderosos, sempre escolhendo o melhor alimento.

ROCHAS: Firmeza, durabilidade. Representam “peso”. Sustenta alguma coisa, dá firmeza.

CÉU: Pureza, leveza, coisas do Céu.

SOL: Felicidade, poder, força. Todos os seres dependem do Sol, pois sem ele a vida na Terra não existiria. Se dependemos dele, ele é mais forte que tudo.

TIGRE: Vigor, força, energia por muito tempo. Ele é o protetor das gerações. Então, quando você reza para um tigre para que defenda a sua família, ele vai defender por gerações, e não apenas por um período.

TARTARUGA: Simboliza longevidade.

UNICÓRNIO: Posição e poder. É o mais alto grau de Poder feminino. É o mais alto grau de Poder e Posição em relação ao dinheiro da casa. Logo, a mulher ganhará mais que os outros.
O unicórnio colocado na área da Fama, representa o mais alto grau de Poder e Posição para uma mulher.

ÁGUA: Felicidade, prosperidade, fartura.

PANTÁCULOS: Proteção. Existem vários: de Inteligência, de Amor, de Emoção, de Prosperidade, de Proteção, de Dinheiro, OM, JESUS.
São medalhinhas redondas, que podem ser utilizadas no pescoço, para proteger a pessoa. Podem ser colocadas também atrás de portas e na cama ( entre o colchão e o estrado ). São muito bons e muito poderosos.

KWAN-YIN: Mãe Protetora. Existem mais de 300 versões de Kwan Yin. Cada posição ou decoração onde for colocada, servirá para proteções diferentes. Será uma Mãe Protetora diferente. O melhor lugar para colocar Kwan-Yin ou Figuras Santas, é no “canto” das Pessoas que Ajudam.

BUDHA: Ser Iluminado. O Budha de costas para a porta: está entrando na sua casa.

ESTRELA de CINCO PONTAS: Sucesso Humano. Representa o ser humano: cabeça,
2 braços e 2 pernas. Nunca deixar as 2 pernas para cima e a cabeça para baixo, pois este é o símbolo da magia negra.

ESTRELA de SEIS PONTAS: Sucesso geral.

BANDEIRAS: Ativadores. Qualquer tipo de Bandeira, representa um excelente ativador.
FU-DOG: Protetores. É o Cão protetor da casa e da família. É o Cão-Pai protetor. Protege a nossa vida e a nossa casa.

MÓBILES: São muito bons ativadores e dispersores.

SAPO: Conhecimento Arcaico. Sempre que a energia do Sapo é utilizada, está sendo resgatada a inteligência e todo o Conhecimento da formação da Terra. É o Conhecimento que o ser humano perdeu (leva ao tempo em que as coisas foram construídas e hoje em dia não se sabe explicar como, nem porquê nem quando; ou quem fez, quem não fez, etc.). Então, se resgata todo esse Conhecimento antigo, para solucionar problemas da nossa vida.

BA-GUÁ com CONTAS: Protetores pessoais e ativadores. São pequenos Ba-guás com continhas coloridas. Esse Ba-Guá é um ciclo construtivo, podendo ser pendurado no pescoço, pois ele contém uma Oração atrás. É um Portal de Proteção. Todo Ba-Guá pode ser um Portal: é um Portal que abre e constrói alguma coisa, quando tem contas em cima. Na sequência das contas, se vê o que ele está oferecendo para uma determinada pessoa.
As contas entram nas cores do Ba-Guá mesmo:
Se tiver Vermelho em cima, está pegando a Fama.
Vermelho, branco, rosa: Casamento.
Vermelho, púrpura, verde: Dinheiro.
Preto, branco: Carreira ( água).
Devemos puxar ou acentuar aquilo que está sendo valorizado, ao se escolher determinada cor.

BA-GUÁ com SINO: Purificador e ativador. É uma Plaquinha de madeira, toda trabalhada, escrito em chinês, contendo um sininho. Tem à parte um pedacinho de bambu, que se segura para bater. É utilizado para pendurar em qualquer “canto”, para trazer toda prosperidade e toda sorte. São sensacionais, fantásticos, espetaculares.

FIRECRACKERS: Falsas bombas para exterminar a energia Sha (demônios).

CEGONHA (Dobradura de papel): Prosperidade. Pendurar com linha vermelha, colocando no local onde tiver flechas, etc. Ela cura, ativa e intensifica o local, de acordo com a cor. Os japoneses colocam Cegonhas próximas à porta, porque a energia ao entrar, já vem impregnada com a palavra Prosperidade


Por Neide Borges


Pedra Luz