sábado

O Potencial da Meditação



( Adaptado de “Aprendendo a Meditar” de David Fontana )


Apresentada de forma simples, meditação é a experiência da natureza ilimitada da mente, livre da freqüente tagarelice mental.
Pense por um momento no céu. Se o céu estivesse sempre coberto de nuvens, jamais poderíamos enxergar sua verdadeira natureza. Sopre as nuvens para longe e, magicamente, você experimentará a vastidão azul do céu em toda a sua beleza. Quando a mente está continuamente nublada por pensamentos, não somos capazes de experimentá-la por inteiro, mas apenas as nuvens que a cobrem.

E por que deveríamos desejar experimentar a mente em si mesma e por si mesma? Ela representa nossa verdadeira natureza, calma e serena, desanuviada das diversas ansiedades e desejos, esperanças e medos que geralmente ocupam nossa atenção. Experimentar a mente desanuviada é sentir-se plenamente vivo e, ao mesmo tempo, profundamente em paz.

A meditação traz muitos benefícios para o corpo e mente, mas todos dependem da habilidade de experimentar o estado de estar alerta e, simultaneamente, em paz. Um modo de entender isso, é imaginar a mente como um lago no qual, durante muitos anos, ficamos agitando a lama com nossa tagarelice mental. Logo que cessa a agitação e a lama assenta no fundo, o lago se torna limpo. Nesse momento, não apenas podemos ver a água pura e límpida como é, mas também apreciar outros prazeres como saciar a sede e banhar-se. Sua clareza e limpeza nos permitem ver até o fundo do lago e, lá, descobrir um novo mundo de interesse e surpresa. Quando a mente se torna calma e silenciosa na meditação, chegamos a uma compreensão bem mais profunda de nós mesmos e da nossa própria natureza.

Acalmando e silenciando os pensamentos, a meditação também silencia e acalma as emoções. Pensamento e emoção estão estreitamente ligados nas nossas vidas cotidianas. Acostumada a remoer memórias dolorosas, preocupações atuais e futuras, a mente induz emoções como arrependimento, raiva e medo. Quando a mente entra em meditação, as emoções experimentam novo sentimento de paz. Mesmo quando surgem pensamentos perturbadores, somos capazes de observá-los objetivamente, sem nos identificarmos ou perdermos neles. Como resultado, as emoções indesejáveis diminuem. No centro de tudo, permanece a tranqüilidade da mente e dos sentimentos. Pensamentos potencialmente perturbadores passam pela mente como nuvens pela face do sol e são substituídos pela imparcialidade, que é apenas possível quando estamos em paz.

A meditação jamais pode ser considerada como técnica externa, como aprender uma língua estrangeira ou dominar o computador. Ela é, em essência, uma descoberta de algo que sempre esteve dentro de nós. É como abrir as páginas de um livro do qual gostamos imensamente, mas deixamos de lado. Isto não significa que com a meditação passamos a ter a mente de uma criança. A meditação não nos pede a renúncia de nossas experiências de vida, nem o temor do poder do pensamento.
Ela também não nos pede para tornarmos pessoas diferentes ou menos interessantes do que somos agora. Logo que a meditação termina, a mente pode retornar aos planos e preocupações do seu modo usual de ser – mas, agora, com clareza, poder e maior habilidade para enfrentar os desafios e frustrações que a vida continuamente nos impõe.

A meditação não nos afasta do mundo, mas nos ajuda a nos tornarmos pessoas mais lúcidas e eficazes. Ela também nos capacita a nos tornarmos mais sensíveis e compassivos em relação às pessoas. Desenvolve senso de unidade e interdependência de todas as coisas e uma ampla percepção do significado de ser humano. Com essa habilidade e percepção aumentadas, surge um sentimento intensificado de auto percepção e auto-aceitação. Realmente, pela primeira vez percebemos o mistério e a natureza preciosa da vida.

Benefícios mentais

A meditação resulta em autoconhecimento e entendimento. Também proporciona acesso às habilidades criativas e transformadoras, latentes em cada um de nós.

A mente se torna silenciosa, cresce a percepção mais profunda da nossa parte mais essencial que determina muitas esperanças, ansiedades, gostos, desgostos, outras características pessoais importantes e, talvez, os segredos de ser. O místico russo Georgei Gurdieff comparou a mente a uma casa, e sugeriu que nossa falha em explorar seus níveis mais profundos é como viver em um único cômodo, em vez de percorrer os corredores espaçosos de um cômodo a outro.

Os principais benefícios mentais da meditação são: tranqüilidade, paciência, concentração, memórias intensificadas e maior entendimento e simpatia pelos outros.
1 - A tranqüilidade surge do estado alerta e pacífico inerente à meditação. Neste estado, aquele que medita está no papel de observador, consciente do que quer que surja na mente, mas desapegado e não identificado com aquilo. Pensamentos, emoções, sentimentos e memórias são vistos sem julgamento e lhes é permitido entrar e sair da percepção, como imagens em uma tela. Essencialmente, quando meditamos nos tornamos cientes de que, embora tendo esses pensamentos e sentimentos, eles não são quem nós somos. São eventos transitórios na nossa vida mental, cujo poder sobre nós está em proporção direta à força do nosso apego ou aversão em relação a eles. A identidade verdadeira encontra-se além dessas experiências passageiras. Isso não significa que aquele que medita se torna insensível ao prazer e a dor; significa apenas que eles não assumem mais o controle.

2 - A paciência surge como conseqüência do ato de sentar em paz, em contraste com o ritmo frenético no qual a maioria vive normalmente. O meditador torna-se ciente da “atualidade” essencial da existência. Tudo o que temos é o instante de cada momento presente. Preocupação com o futuro e super preocupação com o passado, são vistos como distrações artificiais. A vida é experimentada em ritmo mais suave e com maior equanimidade.
O estresse é reduzido tanto para nós, quanto para os outros, proporcionando uma vida mais clara e julgamento mais objetivo. A pressa é vista como contraproducente. Com a paciência, surge maior habilidade de separar o que é importante do que não é.

3 - A concentração permite a prática de ser mais atento. Os elementos geralmente dispersos da nossa atenção são reunidos e focalizados, clara e calmamente, sob um único estímulo. Sempre que a mente vagueia, gentilmente, é trazida de volta para o foco. Gradualmente, à medida que a mente se torna concentrada, ela se acalma e se torna tranqüila.

4 - A memória é a quarta chave para o benefício mental. Grande parte de nossa inabilidade em rememorar coisas origina-se, em primeiro lugar, da falta de atenção nelas. Com freqüência, a mente está pensando sobre algo completamente diferente e, na prática, funcionamos como autômatos. Pior ainda, não raro atentamos para várias coisas ao mesmo tempo, sem nos concentrarmos precisamente em nenhuma. A meditação treina a mente para estar no momento presente, focalizada sobre o que quer que esteja no centro da percepção. Em conseqüência, o que experimentamos é registrado nos armazéns da memória. Junto com a prática de permanecer atento, a meditação nos ajuda a usar a mente de modo mais eficaz.

O maior entendimento e simpatia em relação aos outros se baseia, em parte, no maior entendimento e simpatia em relação a nós mesmos. Com a meditação surge um melhor entendimento e percepção de nós mesmos, aumentando nossa compreensão em relação às outras pessoas. Percebemos que o que vemos dentro de nós também está presente nas outras pessoas, porque elas têm as mesmas emoções e sentimentos. Cometem os mesmos erros, buscam as mesmas metas e podem mostrar a mesma compaixão e generosidade. Mesmo se considerarmos que não há necessidade delas sentirem raiva e medo, podemos aceitar a realidade desse sofrimento em suas emoções.

Frequentemente surge a percepção da unidade e interdependência de todas as coisas. Isso conduz a um reconhecimento de que prejudicar os outros é prejudicar a si mesmo. Há uma crescente percepção de humanidade que conduz naturalmente ao desenvolvimento da não violência, interesse e respeito por tudo o que é vivo.

O potencial da meditação contribui para uma vida mais plena de significado e de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário