segunda-feira

O Significado das Cores pelo Feng Shui




A cor é o principal instrumento utilizado pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elementos do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes.


É importante compreender as características de cada cor para aplicá-la corretamente. Além disso, as cores podem ter tanto significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente.


Vermelho: É relacionado ao elemento fogo, ao verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado à vida e à força e energia vital máxima. Esta é uma cor Yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interação entre pessoas como a sala de estar, a sala de TV, ou mesmo a sala de jantar.

Não é recomendado o uso de vermelho:
Na casa de banho - Além deste ser um local Yin por natureza, é ligado ao elemento água;
Na cozinha - Este ambiente já é muito Yang, a colocação da cor vermelha pode causar desequilíbrios;
Nos quartos - O objetivo deste local é promover tranqüilidade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores suaves.


Amarelo: Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang. O amarelo representa a luz do Sol e o brilho do ouro. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.
A cor amarela, assim como a vermelha, deve ser utilizada em ambientes Yang como a sala de TV. Também é necessário evitar seu uso em banheiros e quartos. Já na cozinha o amarelo pode ser utilizado em detalhes ou em uma das paredes.


Laranja: A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang e segue as recomendações feitas para o uso da cor amarela.
A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.


Azul: A cor azul está relacionada ao elemento água e nos remete a natureza, seja no céu ou no mar. O azul, quando usado de forma regrada, nos proporciona tranqüilidade, porém, usado em demasia pode favorecer a introspecção e isolamento.
Deve-se usar o azul em ambientes que visem descanso e tranqüilidade, como quartos e sala de meditação.
De forma geral, não é recomendado o uso de azul em:
- Salas de estar, de TV e de jantar: a cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comunicação e a interação entre pessoas, por isso não é recomendado o seu uso em ambiente Yang, como os citados;

Cozinha - este ambiente é Yang e relacionado ao elemento fogo, assim o uso de azul pode significar a redução do "fogo", ou seja, a diminuição da energia vital do ambiente, da casa e de seus moradores.


Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, seu uso em paredes não é recomendado para ambientes internos.


Verde: O verde é ligado ao elemento madeira e à primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. A cor verde pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.
É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.


Branco: A cor branca pode ser utilizada com total liberdade em toda a casa, tanto externamente como nos ambientes internos. Essa é a cor escolhida pela maioria das pessoas tanto para ambientes residenciais como profissionais.
O único detalhe que deve ser observado é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, banheiro, etc.) e com brilho em ambientes Yang (sala TV, cozinha...)

Lilás ou Violeta:Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.




Pedra Luz

sexta-feira

A Turquesa e a sua Simbologia



A turquesa é conhecida desde a antiguidade e utilizada como amuleto e pedra de ornamento. A palavra turquesa significa “pedra turca” e estes chamavam-na “Fayruz” que significa “pedra da sorte” . A Turquia não é uma fonte de turquesa, mas foram provavelmente os comerciantes turcos que introduziram a turquesa na Europa. Esta pedra era muito valorizada pelos povos orientais e asteca, mas só mais tarde é que começou a ser considerada como amuleto na Europa. É possível que isto tenha ocorrido devido à influência da Igreja Católica. A turquesa já era comercializada há vários séculos e comprada na Europa, mas só no século XIV quando a influência da Igreja Católica começou a diminuir é que esta pedra começou a ser utilizada em joalharia. Nos países orientais acreditava-se que a turquesa protegia o seu possuidor de influências negativas e pensava-se que mudava de cor de acordo com a saúde dele.Uma outra crença semelhante é que a pedra avisava da aproximação de perigo. Esta crença poderá estar ligada ao fato de que a cor de algum tipo de turquesas muda mediante diversos fatores, como o calor, luz e transpiração. Uma pessoa que possuísse uma pedra de uma destas variedades, ao ficar com febre e ao transpirar como resultado disso, iria fazer com que a pedra mudasse de tonalidade.


Os astecas, assim como povos nativos da América do Norte, utilizavam a turquesa como amuleto protetor. Os astecas não limitavam o uso da turquesa a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente objetos cerimoniais.
Na Pérsia a turquesa era amplamente utilizada para objetos decorativos que incluía a decoração de edifícios.
Por outro lado os egípcios também utilizavam bastante a turquesa. Para além de todos os usos ornamentais, também era considerada um amuleto por estar associada à deusa Ísis.
A turquesa é um mineral de cor ciano opaco. O azul pode variar e ser azul cor do céu, passando por tonalidades de azul-esverdeado e verde-amarelado. Como em todas as outras gemas, a coloração depende dos minerais incluídos na gema. Também poderá conter faixas ou manchas escuras devido à presença de prata.
A turquesa é um fosfato hidratado de alumínio e cobre, possuindo pequenas quantidades de ferro e cobre. O ferro faz com a gema adquira a tonalidade verde, ao passo que o cromo dá o azul característico da turquesa.
Um ponto de exploração da turquesa é o Irã. Desde há cerca de dois mil anos que esta área é uma fonte de turquesa, na altura da Pérsia. A turquesa iraniana é considerada a turquesa de maior qualidade, devido à sua cor e dureza, e é possível que tenha sido o primeiro tipo de turquesa a entrar nos mercados europeus.
Mas historicamente, a turquesa não era apenas utilizada pelo Irã e Turquia. Também os egípcios a utilizavam, desde a Primeira Dinastia, sendo extraída da Península Sinai, também chamada “País da Turquesa”. Esta turquesa é a mais translúcida de todas e normalmente mais verde que a turquesa iraniana.
Uma outra fonte de turquesa é o sudoeste dos Estados Unidos da América. Esta pode ser encontrada no Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México e Nevada. Os nativos pré-colombianos exploravam a turquesa existem no México.
Para além destes locais, temos também a China e o Tibete, onde esta pedra é muito apreciada.




Atributos Modernos: Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relaciona-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, à prosperidade e à sorte; traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui. Quanto presenteada, concede riqueza e felicidade.Equilibra energias Yin/Yang. Excelente harmonizador espiritual.




Pedra Luz








quarta-feira

Yoga - Uma Filosofia de Vida



Yoga é uma filosofia de vida que se nasceu na Índia há mais de 4000 anos. É tido como o mais antigo sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções. O Yoga visa a objetivos diversos, entre eles equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo, dependendo da linha que o praticante deseja seguir.



O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, conhecimento interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
Yoga não apenas alonga todas as partes do corpo, mas também massageia os órgãos internos. Ele coordena o sistema respiratório com o físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a a circulação de oxigênio em todo o corpo. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida melhor, livre dos efeitos da tensão do dia-a-dia. A região da coluna, o sistema respiratório e digestivo, são as partes do corpo mais beneficiadas pelo Yoga.





Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro.



As técnicas mais utilizadas são:




Asanas: Os exercícios físicos fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de lesões.




Meditação: Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. É quando devemos nos empenhar em conhecer-nos interiormente propriamente dito, prestar atenção em nossa respiração, em nosso corpo, em nossa mente, perceber como lidamos com os fatos da vida, etc. Assim aprendemos a nos conhecer mais profundamente e saber como agir diante da vida.




Pranayama: Os exercícios são respiratórios. Eles vão a respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Também eles atuam em nossas emoções produzindo um equilíbrio interior.




Yoganidra: São exercícios que ensinam a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo. Também nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por montanhas, campos etc. Tudo isso para que possamos relaxar e alcançar uma grande serenidade. A serenidade alcançada nesses momentos permanece por vários dias em nosso ser.






Para pratica do Yoga não é necessário fazer parte de qualquer religião especifica, credo, nacionalidade, ou grupo diferenciado. Apenas é necessário dedicação e uma pratica constante para que se possa obter os efeitos desejados; os exercícios não são difíceis de executar, e aos poucos você vai adquirindo flexibilidade. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio.






Procure um lugar especializado, que tenha profissionais capacitados para que você possa receber orientação de como iniciar esta pratica tão benéfica ao corpo e a mente.





terça-feira

Massagens Terapêuticas



Do In

Do-in é uma técnica de origem japonesa que consiste numa série de técnicas que, tendo por base os meridianos do corpo, promove o tratamento das doenças através da massagem feita com os dedos em pontos determinados. Tem como referência os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

O Do-in serve-se dos pontos tradicionais utilizados na acupuntura como referência para tratar o fluxo energético do organismo, recuperando o fluxo da energia onde esta esteja sofrendo bloqueios ou tenha se desequilibrado.
É uma espécie de tratamento de primeiro-socorro para certos males, pois que o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:
Sedação - pressão contínua;
Estimulação - pressão alternada.
Em linhas gerais, o Do-in é uma massagem que pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para males que vão desde dores agudas (garganta, sinusite, cabeça, etc.) a pequenos males como dor-de-barriga, enjôos ou prisão de ventre.

Anma

Anma significa apertar (An) e esfregar (Ma). É uma das mais antigas formas de massagem do mundo. A terapia do ANMA é baseada nos princípios da medicina oriental, utilizando técnicas especiais (pressão, massagem, e alongamento) para estimular pontos chaves, promovendo uma natural cura do corpo. Quando estes pontos são estimulados, aliviam a tensão muscular fato que facilita a circulação do sangue e da energia (chi).

Benefícios:
Diminuição da tensão e do estresse.
Relaxamento.
Normalização das funções corpóreas.
Rejuvenescimento.


Ayurvédica

Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica. Esse sistema concebe o ser humano em sua totalidade, e o estado de saúde como um estado de harmonia interna e externa.

A massagem ayurvédica é importante em todo processo de cura, atuando não só no âmbito físico, mas também no emocional, psicológico e energético. Utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, realizando alongamentos similares aos exercícios de Yoga. O terapeuta pode usar tanto as mãos, como cotovelos, joelhos, punhos e pés.

Benefícios:
Ativação da circulação sanguínea
Eliminação de toxinas e do estresse.
Relaxante, promove a estimulação do sistema imunológico.

Boreh

O Boreh é uma técnica de origem balinesa de limpeza física e energética. É realizada através da esfoliação com gomagem (creme específico que inclui em sua composição: sais, ervas, óleos essenciais, grãos, etc.). Ministrada com manobras específicas, a esfoliação é feita nos pés e na região das pernas. É um tratamento de pele exótico, que associa a massagem com a aromaterapia e fitoterapia.
Este ritual, uma tradição ancestral dos nativos de Bali, destinava-se a preparar as noivas para o casamento.

Benefícios:
Remove as células mortas e acelera o processo de regeneração celular.
Ativa a circulação sangüínea e linfática.
Promove a limpeza energética.
Alívio do cansaço.


Drenagem Linfática

Esta massagem realizada com manipulação suave promove a drenagem dos vasos linfáticos.

Indicada: para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços. A longo prazo, utilizando cremes à base de cânfora pode atenuar a celulite.

Benefícios
Melhora o aspecto da pele com celulite.
Ajuda a eliminação do líquidos.


Pedras Quentes

Esta técnica terapêutica se baseia na alternância térmica, ou seja, na aplicação alternada das temperaturas quente e fria, produzindo respostas, ora sedativas, ora energizantes, e beneficiando o organismo. O calor gerado pelas pedras quentes possibilita o aprofundamento dos sentidos e o relaxamento, enquanto que o contacto frio do creme ou das pedras resfriadas tem efeito energizante e estimulante.

Benefícios:
Estimula as funções orgânicas.
Reduz o cansaço físico e recupera a energia.
Eficaz no combate ao stresse, e das dores musculares.


Massagem Clássica

A massagem clássica, desenvolvida no ocidente, promove o relaxamento das tensões musculares, atenuando dores localizadas. Pode ser feita com ou sem óleo.

Benefícios:
Relaxamento.
Alivio do Stresse.
Renova as energias.

Massagem dos Chakras

Em sânscrito, linguagem da Índia Antiga, Chakras quer dizer "rodas de fogo", ou sejam, pontos de vibrações energéticas. Em nosso corpo são 108 os pontos energéticos mais conhecidos.
Quando estes pontos estão equilibrados, trabalham perfeitamente, absorvendo ou distribuindo energia vital. Quando estão desequilibrados ou em desarmonia, causam problemas, tanto físicos quanto emocionais. A energização dos chakras é um método de tratamento simples, e com benefícios surpreendentes. A massagem é feita nos pés, onde se localizam os pontos reflexos correspondentes a cada chakra, que, por sua vez, correspondem a uma glândula ou órgão do nosso corpo.

Benefícios:
Reequilíbrio das energias vitais.
Relaxamento.
Alivio de depressões e ansiedades.
Atua contra insonia.


Reflexologia Podal

Esta técnica utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que refletem em todas as partes do corpo. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objectivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.

Benefícios:
Estimula o sistema linfático e circulatório, promovendo a liberação de toxinas.


Shiatsu

O SHIATSU (shi = dedo - atsu = pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A técnica consiste numa compressão de vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.

Benefícios:
Relaxamento da musculatura.
Alívio de dores localizadas.


Thai Massagem

Originária dos tempos de Buda, a Thai-massagem floresceu na Tailândia há cerca de 2500 anos. Foi fortemente influenciada tanto pela medicina Ayurvédica indiana quanto pela medicina chinesa. O trabalho da Thai Massagem combina a estimulação do prana, o alongamento dos músculos, a flexibilidade das articulações e o relaxamento

Benefícios:
Alívio das tensões.
Relaxamento.
Promove a circulação sanguínea .



As massagens não são indicadas em caso de:
Febre, doenças contagiosas, pós-operatórios, infecções de pele e câncer.

Observações importantes:

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento terapêutico de massagem, consulte o seu médico, para receber orientação adequada e saber se você não tem qualquer problema de saúde que o impeça de realizá-lo.

Procure locais especializados e com boas referências, para fazer o seu tratamento.



Pedra Luz


sábado

O Poder das Pedras e Cristais



Ágata - Ligada a terra, ajuda na obtenção de equilíbrio físico e mental. Desperta a consciência e nos ajuda a uma maior aceitação de nos mesmos. Criando autoconfiança, ajuda sistema digestivo.

Água-Marinha - Diminui a desorientação, facilita a expressão (problemas de garganta, pescoço e voz), domina o medo antinatural, aguça clareza mental, bom para os órgãos purificadores: fígado, baço, rins. Ótimo antisséptico.

Amazonita -Acalma o cérebro, o sistema nervoso, e nos ajuda a filtrar e associa-las a nossa intuição natural. Também possibilita a descoberta de novos caminhos.

Âmbar - Alivia o stresse, melhora a capacidade de tomar decisões, encoraja o comportamento excêntrico, fortalece a memória.

Ametista - Controla o temperamento, reforça a produção de hormônios e fortalece os órgãos responsáveis pela limpeza do sistema circulatório e sangue, do sistema imunológico e do metabolismo do corpo, acalma o sistema nervoso, insonia ou sono tumultuado, bom para meditação. Não é indicado para pessoas deprimidas, porém é muito útil para pessoas que se afligem pela perda de um ente querido.

Apatita - Alivia o stresse, facilita a expressão, dissolve a tensão nervosa.

Cianita - Trabalha clareza mental (ótima para usar na mesa de trabalho por exemplo), trabalha a comunicação entre as pessoas. Ajuda a soltar a nossa própria expressão.

Citrino -Reforça a auto-confiança, a vontade e a criatividade. Manifesta a energia criativa no plano físico.

Cornalina - Ajuda a nos sentir seguros e confortável em nosso meio. Partilha experiências passadas, influencia órgãos de reprodução. Excelente para parte inferior das costas, infertilidade ou impotência. Purifica fígado e o sangue. Incentiva a curiosidade, afasta o mal e a inveja.

Coral - Utilizado no pescoço, cura a anemia e a debilidade corporal. Alivia depressão, recupera o equilíbrio emocional, melhora a expressividade, fortalece a clareza mental, acerta desequilíbrios mentais, elimina pesadelos. Protege contra o mau olhado e ajuda em casos de infertilidade e pertubações produzidas por feitiçaria.

Diamante - Dissolve o stresse, protege contra a inveja, abranda a insegurança, melhora a clareza, aumenta a auto-estima.

Esmeralda - Restaura o equilíbrio emocional, ajuda a se trabalhar próximo a pessoas, facilita a expressão. Ajuda a apagar mágoas e ressentimentos. Regula pressão arterial (principalmente hipertensão).

Fluorita - Diminui o stresse, beneficia os dentes e ossos, aumenta apetite sexual e os poderes intuitivos. Aumenta a capacidade de concentração e o QI; aumenta a capacidade artística e a expressão.

Granada - - Alimenta imaginação, protege contra pesadelos, melhora a auto-estima. Boa para anemia (melhora a capacidade do sangue). Ótima para falta de energia sexual, cansaço, desamino, depressão, adinamia. Melhora todos os processos de má distribuição de cálcio no organismo como osteoporose, bico-de-papagaio, dentição, flacidez muscular, inclusive acelera a consolidação de fraturas ósseas. Boa para intestino preso, retenção de urina pela bexiga, intoxicações alimentares ou por veneno.
A granada, assim como todos os cristais de coloração vermelha intensa, não devem ser usados em tratamentos prolongados, e sim, em momentos agudos no início do tratamento, como uma terapêutica de "choque", pois a cor vermelha intensa é muito forte e rápida.

Hematita - Aumenta a auto-estima, eficaz na regeneração dos tecidos, usada na proteção astral. Purifica o sangue.

Jade - Traz paz e calma, intensifica a capacidade de se expressar.

Jaspe - Encoraja a cautela, a coragem, promove o equilíbrio e a clareza mentais, aumenta a disciplina mental, ajuda a auto-realização.

Kunzita - Distúrbios psiquiátricos, sistema circulatório, pulmões, olhos, rins, região lombar, tira a tensão do corpo. Afasta o passado e elimina ansiedades pelo futuro. Permite um melhor contato com a Essência. Ensina a dar amor sem exigências e expectativas (respeito). Neutraliza pensamentos negativos (mentes perturbadas). Ideal para pessoas com dificuldades de adaptação na vida .

Lápis-Lazúli - Melhora a a expressão, alivia o stresse elimina as depressões espirituais.

Madeira Petrificada - Males da pele, tecidos musculares e sistema circulatório, arteriosclerose, artrite, reumatismo, senilidade, combate a coagulo sanguíneos, vidas passadas. Fará seu usuário mais consciente da natureza.

Magnetita - Alivia a insonia, beneficia sistema circulatório, serve para energizar ou desenergizar, contusões esportivas, asma. Reconcilia amantes e cônjuges estremecidos.

Malaquita -Dissolve o stresse, aumenta a expressão, deve ser usado com cautela, pois pode ampliar qualidades negativas, útil para o relaxamento, desordens neurológicas, regeneração dos tecidos. Traz à tona energias emocionais reprimidas.

Obsidiana - Afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso. Pedra da revelação. Geralmente deve ser guardada, envolvida em um pano escuro, ou lugar fechado.(quando usada para revelação).

Olho de Tigre - Elimina emoções indesejadas, equilibra necessidades materiais e físicas.

Ônix - Alivia stresse, combate a depressão, suaviza o medo.

Opala - Aumenta a criatividade, o amor e a alegria. Combate o desequilíbrio emocional.

Pedra da Lua -Combate o desequilíbrio mental, melhora a intuição a receptividade. Ajuda a deixar fluir qualquer tipo de emoções.

Peridoto - Aumenta a autoconfiança e a energia afirmativa, estimula a regeneração dos tecidos, beneficia estômago, congestões pulmonares, febre úlcera, colite e constipação.

Pérola -Traz paz, reduz a sensibilidade excessiva.

Pirita - Para tratamento de problemas respiratórios (aplicada na garganta). Ajuda no tratamento de bronquites e alergias. Protege a pele dos elementos e protege também o aparelho digestivo, melhora a capacidade mental, reduz ansiedade e frustração, atrai dinheiro, assim como facilita a realização de bons negócios.

Quartzo Azul - Aumenta a criatividade, tem um efeito calmante. Relaxa a tensão, principalmente do maxilar, pescoço e ombros. Melhora a comunicação. Acalma a febre. Antisséptico - aumenta a proteção contra infeções. Doenças da garganta e pescoço - distúrbios da tireóide.

Quartzo Branco - Possui todas as cores, Poder ilimitado. Possibilita o desenvolvimento da conscientização em mentes ainda adormecidas. Promove a cura, funciona como energizador.

Quartzo Fumê - Aumenta a criatividade e a alegria, equilibra as emoções. Pessoas com tendência suicida. Pessoas deprimidas, fatigadas, com medos do cotidiano, possuidoras de altos idéias, mas incapazes de concretizá-las.

Quartzo Rosa - Aumenta a confiança, a expressão pessoal, a criatividade e o bem estar. Alivia angústia, sensações de solidão, melancolia, vazio no peito, mágoas muito primitivas, insatisfação afetiva, saudade.

Rodocrosita - Alimenta o amor-próprio e a aceitação, fortalece a auto-identidade. Possui as mesmas funções do quartzo-rosa acrescidas da de clarear a mente para descobrir e poder enxergar caminhos. Doenças dos olhos e da visão (catarata, miopia, vista cansada).

Rodonita -Traumas, confusões e falta de confiança, beneficia crescimento dos ossos e do sistema de audição.

Rubi - Reforça a confiança, aumenta a flexibilidade, a vitalidade e o poder de liderança.

Safira - Levanta o ânimo, melhora a comunicação, dissolve o stresse. Bom para dor de cabeça.

Sodalita - Promove a harmonia, a coragem e a comunicação. Diminui o apetite e aumenta o metabolismo (ajuda a emagrecer).

Topázio - Aumenta a criatividade, relaxa, equilibra as emoções.

Turmalina Azul - Melhora a comunicação.

Turmalina Rosa- Aguça os insights e a percepção, aumenta a criatividade. Trata de depressão, hipotensão. Gera alegria e entusiasmo pela vida. Permite o desenvolvimento da compaixão. Dá a sensação de que é seguro amar e expressar sentimentos. Para livrar-se de mágoas passadas e confiar novamente na força do amor.

Turmalina Preta - Energiza. Recicla energia negativa em positiva. Protege de ambientes e pessoas negativas (escudo). Pânico - medos do cotidiano. Sensação de desmaio, de não sentir o corpo, de estar abandonado o corpo..

Turmalina Verde - Desenvolve sentimentos de amor e compaixão. Renova a criatividade. Ajuda a abrir novos caminhos na vida.

Turquesa - Cria força, protege, ajuda a comunicação. Dizem que se uma pessoa estiver usando uma turquesa e esta receber energia negativa de outra pessoa, esta pedra muda de cor.

Zirconia - Ajuda a pessoa a refletir sobre a própria vida. Auxilia-nos a procurar paz e quietude, é uma pedra de introspeção. Ensina discrição e paciência.


Pedra Luz

terça-feira

Técnicas de Energização dos Chakras




Autor: Saulo Calderon

Dos 7 chakras, 5 deles são ao longo da coluna, nas alturas do cóccix(o sexual), baço, pouco acima do umbigo, coração e garganta; e mais dois, um no centro da testa(terceiro olho) e um gigante como um disco ao topo da cabeça(coronário).

- Inspire lentamente e imagine a energia do ambiente (prana) entrando pelos seus pés e subindo pelas pernas, até chegar ao chakra sexual. Expire lentamente e sinta seu chakra como uma bola de energia pulsando, contraindo-se e expandindo-se maravilhosamente. Faça 7 ciclos respiratórios(uma inspiração e uma expiração).

- Inspire lentamente e imagine a energia prânica penetrando diretamente em todos os seus chakras, deixando-os brilhosos e volumosos. Expire lentamente, imaginando todos eles pulsando, se contraindo e se expandindo. Faça 7 ciclos.

- Inspire e imagine a energia do prana penetrando em todo o seu corpo, preenchendo cada parte dele, sendo ele composto por toda uma rede energética(a da acupuntura, o corpo etérico). Expire lentamente e retenha energia e a imagine pulsando seu corpo energético. Faça 7 ciclos.

- Agora muda um pouco. Inspire lentamente e imagine a energia entrando apenas pelas vias respiratórias e preenchendo os pulmões. Prenda a respiração e imagine esse prana descendo até o chakra sexual, se misturando à energia pulsante dali, ativando este chakra. Agora expire lentamente e imagine essa energia transmutada subindo pela coluna, até tocar o chakra coronário e enfim descendo até o chakra do coração(dá lucidez e viagens astrais), se armazenando ali maravilhosamente. Faça 7 ciclos.

- Finalmente, inspire lentamente sem imaginar nada. Expire lentamente pronunciando o mantra OOOO (som de ô), fazendo vibrar o chakra do coração que já está cheio de energia. Faça 7 ciclos.

Essas 5 energizações por uns 10 minutos. É um tempo muito pequeno se comparado aos benefícios que você obterá.



Pedra Luz

segunda-feira

Meditação Usando Cores



Antes de começar, concentrar os seus pensamentos sobre o que pretende realizar em sua meditação. Seu primeiro objetivo é criar o tipo de meditação. Seu segundo objetivo pode ser para se deslocar a tempo de ver o passado ou futuro. No caso, vamos utilizar a meditação das cores. Ache uma posição confortável, quer sentado ou deitado, e desprender-se a todo o corpo. Feche os olhos e respire profundamente para dentro e para fora três vezes.

Concentre sua atenção para a parte traseira de sua pálpebras e observar a luz. Concentre-se deste modo e vá colocando as cores e seus formatos.

Utilize as cores a seguir:



AZUL - Visualize um quadrado azul, aproxime-se dele devagar e vá entrando dentro dele aos poucos. Representa a cor da imersão profunda, sua presença, a força vital, e sua existência. Agora já relaxado(a), e após ter ingressado pela moldura do azul, é o momento de pensar na próxima cor.



VERDE - Visualize um triângulo verde, aproxime-se bem devagar e vá entrando dentro dele aos poucos. Como a imersão continua e se tornando mais profunda, você está junto ao seu espírito, a cor verde te traz de encontro ao seu lado espiritual. Você está mudando de pensamento do consciente para o subconsciente. Agora, já se sentindo no clima do verde, é o momento de ir para a próxima cor.



AMARELO - Visualize um retângulo amarelo, aproxime-se e entre bem devagar. Representa a mudança a partir da consciência para o inconsciência. Dependendo do indivíduo, pode levar várias tentativas ou vários anos para chegar a este nível, por isso exige muito boa concentração. Sinta a presença de cor amarela passar por você por três vezes, seguido de uma profunda concentração. Vamos agora para última cor.


VERMELHO - Visualize um círculo vermelho, e penetre bem devagar. Representa a entrada no inconsciente, no passado ou futuro. É sinal de que você chegou a um nível de subconsciente profundo, dando acesso espiritual para começar a trabalhar em seu próprio tempo.


Uma vez que a imersão foi completada, uma boa concentração é obtida,mas não demore muito para retornar nas primeiras meditações. Com o tempo e prática fica mais fácil a conexão.
Para retornar, basta fazer o processo inverso, visualizando do vermelho para as outras cores, substituindo uma a uma, lentamente.
E lembre-se, a meditação é uma imersão muito poderosa, uma ferramenta só sua.






Fonte: Magia Zen




sábado

Coisas que a vida ensina depois dos 40



Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.

Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...



Artur da Távola


sexta-feira

Ba Guá






O Ba-guá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui. Ela tem oito lados, cada um representando um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda e aplica. Essa figura pode ser aplicada em um terreno, em um cômodo, em uma casa ou apartamento inteiro, etc. Cada um desses lados tem uma significação e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, otimizando, assim, todos os aspectos de sua vida.

O Ba-guá na sua casa

Você pode aplicar o Ba-guá em sua casa inteira ou em apenas um cômodo.

Cada lado do Ba-guá representa uma aspiração da vida. As aspirações representadas no Ba-guá são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos , criatividade , trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos.

O Ba-guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do Ba-guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do Ba-guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim relacionamento afetivo, complementam a educação e a espiritualidade.

O Ba-Guá deve ser traçado sobre uma folha de papel vegetal e aplicado diretamente sobre a planta de sua casa ou escritório, ou seja sobreponha a folha de papel vegetal sobre a planta de sua casa, sendo que a área do trabalho deverá estar alinhada sempre à porta de entrada.

Assim sendo, ficará fácil você localizar as áreas de aspirações, como amor, sucesso, saúde, etc.

O Feng Shui recomenda como solução para os Ba-guás faltantes a colocação de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais.

Abundância -Riqueza (dinheiro e fartura).

Modos de estimular:

- Mais luz,
- Cristais ou Lustre suspenso
- Fonte ou Aquário
- Moedas


Sucesso -Sua posição social, seus sonhos e como eles se realizam.

Modos de estimular:

- Objetos que inspirem a "ação"
- Mais luz
- Troféus, medalhas e prêmios
- Espelho redondo


Casamento - Relacionamentos afetivos e profissionais.

Modos de estimular:

- Fotos e objetos românticos
- Velas e castiçais
- Flores


Família - Pessoas que você gosta e ama, saúde.

Modos de estimular:

- Fotos de família
- Diplomas
- Móveis e objetos herdados
- Cristais


Filhos - Filhos e criatividade.

Modos de estimular:

- Fotos e trabalhos dos filhos
- Brinquedos
- Objetos e móveis que estimulem sua criatividade


Conhecimento - Espiritualidade e aprendizado.

Modos de estimular:

- Estantes de livros
- Escrivaninhas e mesas
- Objetos de vidro e cristal


Trabalho - Trabalho e carreira.

Modos de estimular:

- Computador, fax, etc.
- Espelho
- Plantas
- Objetos de metal


Amigos - Pessoas que podem ajudar você, viagens.

Modos de estimular:

- Cristais
- Quadros de paisagens
- Objetos relacionados a sua fé



Fonte: www.sobre.com.pt

Pedra Luz

quinta-feira

Os Arcanjos, Raios e Cristais



Os Sete Raios

Os Raios são expressões de energia com características especiais e distintas. São chamados na Bíblia de “Espíritos diante do Trono de Deus” e são assuntos um tanto misterioso e pouco claros para o mundo atual. Existem atualmente cerca de 6,6 bilhões de habitantes na Terra e/ou utilizando este planeta como ambiente de aprendizagem. Cada um desses seres pertence a um dos Sete Raios ou divisões da vida.
Cada uma dessas almas tem, portanto, no seu âmago, determinadas tendências, peculiaridades, aptidões ou inclinações latentes de um desses grandes Raios. Todas as pessoas acumularam conhecimentos de um ramo específico num determinado Raio.
Essas pessoas sentem-se satisfeitas e felizes quando estão juntas em vibração e de alguma forma familiarizadas.
A luz branca, emanada do Criador, se divide em sete raios principais e cada um deles possui muitas virtudes e atributos específicos.
1.Azul : poder;
2.Dourado : sabedoria;
3.Rosa : amor;
4.Branco : pureza;
5.Verde : cura;
6.Rubi : devoção;
7.Violeta : transmutação.


No Plano Divino - no Reino Celestial como sobre a Terra - tudo está dividido em seções de Sete ou em Sete Raios. Os Sete Raios correspondem a todas as atividades da vida que nós seres humanos temos que desenvolver para alcançarmos a mestria e o domínio individual. Cada um desses raios são dirigidos por um Mestre Ascenso, um Arcanjo e um Elohim.

Os Arcanjos, Raios e Cristais

Os Arcanjos dos Sete Raios são seres que devido ao seu mérito e sua imensa evolução espiritual atingiram os postos mais elevados na hierarquia angélica. São seres de extraordinário poder que estão a serviço de Deus e dos Homens. Eles são os Mensageiros Celestes a quem podemos recorrer a qualquer hora para nos auxiliar. Eles são especialistas e atuam com precisão matemática na solução dos mais difíceis problemas. Devemos aprender a invocá-los através de orações específicas que são os decretos e fiats às quais os Arcanjos respondem prontamente!
A medida que vamos orando para eles, pedindo a sua ajuda, vamos estreitando o relacionamento e ficaremos surpresos com a presteza da sua intervenção em nossa vida desde que façamos os pedidos. Eles não podem nos ajudar se não pedirmos a sua ajuda pois isso seria uma interferência indevida em nosso mundo, e eles têm que respeitar o nosso livre arbítrio.
Temos então:

Arcanjo Miguel que serve o primeiro Raio - Azul, Raio de Proteção e Poder. Este raio, atua no desbloqueio dos Chakras Laríngeo e Frontal. Faz parte da Chama Trina. Cristal: Quartzo Azul, Sodalita, Água Marinha.

Arcanjo Jophiel que serve o segundo Raio - Amarelo, Raio da Iluminação e Sabedoria. Atua no desbloqueio dos Chakras Umbilical e Plexo Solar. Também compõe a Chama Trina. Cristal: Citrino, Topázio.

Arcanjo Samuel que serve o terceiro Raio – Rosa, Raio do Amor. Atuante no desbloqueio e cura do Chakra do Coração. Curando a falta de amor . Também compõe a Chama Trina. Cristal: Quartzo Rosa.

Arcanjo Gabriel que serve o quarto Raio – Branco, Raio da Harmonia ou Pureza. Atuante no Chakra Coronário e purificando todos os Chakras. Poder do Espírito Santo. Cristal: Cristal de Quartzo

Arcanjo Raphael que serve o quinto Raio – Verde, Raio da Cura e da Verdade.
Atuante no Chakra Cardíaco, removendo as energias negativas, prevenindo a instalação da doença no corpo físico. É o protetor dos terapeutas holísticos e das pessoas que trabalham na cura física, mental, e espiritual. Raphael, quer dizer, Deus Cura. E está presente em todos os ambientes e profissionais que trazem a missão de cura. Cristal: Quartzo Verde.

Arcanjo Uriel que serve o sexto Raio – Rubi, Raio da Paz e das transformações de imediato. Atua no Chakras Básico ou raiz e Umbilical. Atuante no desbloqueio da energia material. Cristal: Rubi, Ágata de Fogo, Quartzo Fumê.

Arcanjo Ezequiel que serve o sétimo Raio – Violeta, Raio da Liberdade. Do poder da Chama Violeta, chama da transmutação. Nesta chama tudo é Magnificado mil vezes, tudo é transformado, esta chama está a serviço da evolução, do Altíssimo Deus do Universo. Sua porta de entrada são Chakra Coronário e Frontal, e atinge todos demais Chakras. Cristal: Ametista.



Fontes: - aluzdosseteraios.blogspot.com/
            - Randler Michel
            - www.eusouluz.iet.pro.br


Pedra Luz






quarta-feira

Terapia Quântica




“O Universo é regido por alguns princípios que permitem que tudo funcione de forma simples e precisa. A realidade não é o que eu vejo, ela é vibração, composta de freqüências. A diferença entre uma pedra, uma árvore e uma pessoa está na diferença das taxas de vibração. Existe uma hierarquia de vibração, onde a matéria vibra em níveis inferiores de freqüência e a energia, em níveis mais elevados.


Toda manifestação de pensamento, emoção, razão, vontade ou desejo, ou qualquer estado ou condição mental, são acompanhadas de vibrações. Uma vez que o Universo é também feito de vibração num nível mais profundo, a matéria da qual o Universo é feito pode ser afetada e alterada, somente pela sua intenção”.


No início do século XX, os físicos Michelson e Morley pensaram mais ou menos assim: se a Luz se propaga desde galáxias longínquas, então esta “substância” deve estar espalhada pelo Universo. Portanto, concluíram: a Terra estaria nadando em um mar de ENERGIA tal como um peixe no oceano. Esta energia movimenta-se através de pulsos, tais pulsos transmitem, a cada ciclo, uma quantidade específica de energia (Quanta). Então, a energia é transmitida em “pacotes” ou Quantas de Luz.


Sobre a Terapia Quântica



"A terapia quântica começou a ser canalizada em 1997 e é um processo continuo, pois a cada dia novas informações surgem".


“Os Lasers Quânticos... (utilizados na Terapia Quântica) são instrumentos de poder do mais alto grau... O objetivo é o trabalho com a cura no nível áurico, pois é nesse campo que a doença é primeiramente originada. Além do trabalho no campo áurico, um novo conceito de tratamento é implementado com o uso do Laser Quântico, ou seja, novos níveis energéticos podem ser atingidos com a utilização correta do mesmo”.






Fonte: www.cromoterapia.org.br






segunda-feira

As Poderosas Pedras Negras






As pedras pretas são muito poderosas, mas é importante, é necessário saber usá-las, porque, tal como o aspirador de pó, elas absorvem as impurezas, isto é, as energias negativas; e assim como o aspirador precisa ser limpo para uma nova e eficaz limpeza, elas também precisam. A limpeza das pedras pretas precisa e deve ser feita com maior regularidade do que as pedras comuns; afinal, elas fazem a "limpeza pesada".

Algumas coisas são importantes frisar e mesmo repetir. Para usar pedras pretas e cristais, você precisa limpá-los, energizá-los, programá-los, conversar com eles, pedir-lhes ajuda e fazer algum pedido específico ou especial. Geralmente é o cristal que escolhe você, mas pode haver reciprocidade. Há um cristal para cada finalidade, mas o quartzo branco é uma espécie de "clínico geral", assim como o é a rosa branca, o Anjo Gabriel, o banho de alecrim...

Estar "astralmente empoeirado" é pior do que estar fisicamente sujo. A "poeira astral" entristece, deprime, dificulta. Os cristais, como os banhos, incensos, entre outros recursos, ajudam você na limpeza e na energização do seu ambiente, da sua aura, de todos os seus corpos, enfim.
O preto simboliza a ausência de cores e o seu poder está ligado à capacidade de absorver as energias negativas ou de as repelir. Há uma grande variedade de pedras pretas.

Eis algumas, as mais procuradas:

- Turmalina Preta: é coberta de linhas verticais, também chamadas linhas condutoras, porque fazem com que a energia circule. Serve também para meditação quando as pessoas estão em estado de choque. Pode ser colocada na base da coluna, tendo um quartzo branco na outra extremidade, o qual pode ser também colocado na nuca. A Turmalina limpa os canais sutis da coluna e trabalha na polarização das energias. Como escudo protetor, repele as energias; por isso, é preciso usar um cristal auxiliar, porque ela, se foi programada para proteger, protege mesmo! Mas é uma pedra bloqueadora; expulsa todo o mal, em compensação não deixa que nenhuma outra energia entre, ainda que boa. Assim acontece também em relação ao banho de sal grosso que faz a limpeza geral, mas precisa de outro banho ou de outro recurso para desbloquear ou reenergizar. Quando você deixar uma pedra preta para limpar o ambiente, deve cercá-la com quartzos rosa, branco e verde.

Turmalina: pedra de cura, de limpeza, de polarização de energias e de meditação em casos extremos.

- Ônix: estabilizador de energias. Muitos têm medo de usá-la, porque é uma pedra de Saturno e tem fama de ser negativa. Todavia, as pedras são todas positivas, porque são partes integrantes da Natureza, e a Natureza é generosa, e no dizer dos celtas, "o lado visível de Deus"; logo as pedras, os cristais atuam sempre em nosso benefício.

É importante dizer que as pedras, em geral, devem ser usadas de forma correta, no momento certo,conforme a circunstância. Por exemplo: se estiver deprimido, triste, só, não use Ônix. Contudo, se quiser desenvolver a disciplina e a persistência, aí poderá usá-la.

Ônix - pedra própria para psicometria, porque conta com facilidade a história de quem a usava.

- Obsidiana: é a pedra da revelação. Muito usada por Bruxos, Magos, Profetas e até por "Feiticeiros". Para esta pedra, nada é oculto. Tem a luz de Haziel e a força de Cipriano; as adivinhações de Ifá... Só não diz a verdade quando as pessoas não estão preparadas para recebê-la ou entendê-la. Os rituais feitos com a pedra não podem ser repetidos e é preciso haver muita concentração. Para esta pedra, nada é invisível.

- Cianita Preta ou "Vassourinha": este nome popular se deve à sua aparência de espanador e ainda porque realmente ela é a pedra por excelência da "limpeza pesada".


Fonte:Clara Luz



Pedra Luz

Meditação Vipassana




Vipassana, que significa ver as coisas como elas realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Esta técnica já era ensinada há mais de 2500 anos atrás, tendo como propósito a cura, não só de doenças, mas do sofrimento humano. É uma Arte de Viver, buscando a total erradicação das impurezas mentais e a felicidade da total liberação.


Vipassana é uma maneira de auto-transformação através da auto-observação. Esta técnica é baseada na profunda interconexão entre o corpo e a mente, a qual pode ser vivenciada através da atenção disciplinada às sensações físicas do corpo e suas ligações com a mente. Esta experiência de auto observação e conhecimento resulta na purificação da mente, que passa a ser equilibrada e repleta de amor e sentimentos positivos.

A partir da compreensão da natureza de sentimentos, pensamentos, é possível identificar como o indivíduo causa ou se liberta do sofrimento. A técnica passa a ser um estilo de vida, caracterizada pelo aumento do nível de consciência, auto controle e paz.

Origem e Tradição 

Vipassana é uma técnica milenar indiana, é a essência, a atual experiência dos ensinamentos de Buddha. Desde o tempo de Buddha até os dias atuais, a técnica vem sido passada através de uma série de gurus. O guru atual é o Sr. S. N. Goenka, que embora baseado na Índia, vem ensinando milhares de pessoas das mais diversas raças e religiões, tanto no Ocidente quanto no Oriente.

Prática da Vipassana
 
A meditação Vipassana é ensinada em cursos com duração de 10 dias, abertos a todos que desejam sinceramente aprender a técnica e que estejam preparados física e mentalmente. Durante estes 10 dias, os participantes permanecem no local do curso (acampamento ou outro tipo de alojamento), sem manter contato com o mundo exterior. Eles suspendem várias práticas, especialmente religiosas, não praticam nenhum tipo de leitura ou escrevem, apenas seguem as instruções dadas. Durante todo o período, existe um código moral a ser observado, que inclui abstinência sexual, abstenção de substâncias tóxicas. Os praticantes também se mantêm em silêncio absoluto, não executando nenhum tipo de comunicação entre si. A idéia é manter o foco na auto observação e concentração. Eles podem no entanto discutir problemas relacionados à meditação com o professor ou problemas de outras naturezas com a administração.

Fonte: www.dhamma.org


quinta-feira

Os Orixás e os Cristais



Sabemos da importância dos elementos da natureza para trazer a energia de um Orixá até nós. Cultuar um Orixá é estar em contato com a própria natureza e reverenciá-la. Um dos elementos que podemos utilizar para atrairmos determinadas energias, ou padrões vibratórios específicos de cada Orixá, são os Cristais.
Sua vibração possui freqüência magnética e também um eixo energético, capaz de atrair, canalizar energias e concentrá-las. Cada pedra possui uma ligação vibratória com cada um destes campos. Um cristal é capaz de atuar em várias dimensões de existência, a cada um de nossos amados Orixás.

Como se pudéssemos trazer para junto de nós um canal da energia de Ogum, outro da energia de Iansã, e assim por diante, através de uma pedra. Portanto, os Cristais são pequenos presentes que recebemos da Mãe Natureza, que nos ensinam, nos acolhem e nos direcionam. Muito se avançou nos estudos destes elementos, que sempre foram parte integrante de vários sistemas religiosos em todos os tempos. Mas desde as pesquisas dos alquimistas, na Idade Média, foi possível começar a comprovar cientificamente a eficácia energética de sua atuação. E não se parou desde então, as comprovações daquilo que nossos Caboclos e Pretos Velhos já falam há muito. Seu efeito terapêutico navega por várias nuanças dos efeitos físicos do desequilíbrio energético.

Tratamos com Cristais não só o corpo físico, mas também todas as camadas áuricas, e principalmente os Chakras e o fluxo energético do corpo que corre entre eles. São 7 Chakras principais e muitos outros periféricos, que quando em desequilíbrio, podem ser a razão dos mais diversos problemas físicos, mentais, emocionais e espirituais. Mas temos muito mais a descobrir.

Na Umbanda, as entidades que dominam este conhecimento, podem trazer uma infinidade de informações, tanto no aspecto da cura, como a Atuação Mágica destes elementos tão vitais. Um Cristal é capaz de canalizar, conter, expandir a Luz Espiritual. Suas aplicações são infinitas .

Utilizamos para:


Orixá Ogum – Utilizamos os metais ou pedras metálicas para defesa como : Magnetita, Hematita. Já para o outro papel que Ogum exerce que é o direcionamento, podemos utilizar a Sodalita, que contém em si este potencial.

Orixá Oxossi – Utilizamos as pedras verdes, mas em especial a Esmeralda, podemos usar o Quartzo Verde ou Amazonita, a que possui todos os poderes que abrangem a fartura, o equilíbrio mental e de consciência, a constância e o trabalho, mas principalmente a magia.

Já para Odé, energia que precedeu Oxossi no Panteão, podemos utilizar o Lápis Lázuli ou a Safira azul, ambas trabalham a abertura mental e a conexão espiritual.

Orixá Oxum - A energia da riqueza pode ser canalizada através da Pirita e do Citrino, já a energia do Amor pode ser canalizada pelo Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita.

Orixá Iansã – Para esta energia utilizamos o Metal Cobre em artefatos, ou podemos nos beneficiar também da energia do Citrino

Orixá Xangô – Utilizamos a energia do Rubi , que é entre outras coisas, canal da Justiça Divina. Podemos usar o Jaspe Marrom ou Mogno.

Orixá Obaluayê – Poderosas energias de cura possuem as Ametistas, inclusive para tratar problemas de pele. O Quartzo Fumê também pode ser usado.

Orixá Iemanjá – Podemos utilizar a sua principal pedra que é a Água Marinha, pois sua atuação é muito intensa, trazendo calma, paz interior, aproximando as entidades protetoras e limpando o emocional, o mental e o físico de energias nocivas. Mas a nobre pedra de Iemanjá é a Safira.

Orixá Oxalá – A Oxalá pertencem as pedras brancas, mas em especial o Cristal Branco que simboliza a Fé, a Harmonia, a Purificação.

Orixá Ossain – Também utilizamos para Ossain a Esmeralda, principalmente lapidada em forma de tartaruga.

Orixá Oiá – Para ela utilizamos o Quartzo Rutilado, Traz estabilidade.
Desenvolve o centro de energia no qual é usado.

Orixá Oxumaré – Para canalizar a sua energia a Fluorita, deve ser empregada.

Para Oba - a Senhora da terra, vamos usar a Madeira Petrificada. A pedra da transformação.

Orixá Egunitá - a forca da energia da Ágata de Fogo para envolver as forcas dessas radiação.

Para Nanã Buruquê - A Ametista por ser uma pedra de sabedoria e compreensão e que oferece confiança e paz . Transporta a energia transmutadora do raio violeta.

Orixá Omulú – Para canalizar sua energia usamos Ônix ou Obsidiana, para favorecer a luz a tudo o que está no meio da escuridão.

Exu – Em geral as pedras pretas, que possuem a capacidade de lidar com energias mais densas e pesadas. A Turmalina Preta é capaz de Transformar a energia negativa e dissolvê-la, nem que para isso ela se desfaça e vire pó. Sinal que cumpriu sua missão.

Pedra Luz

terça-feira

Cura Prânica



A Cura Prânica é uma das primeiras formas de terapia aplicadas conscientemente pelo Homem, havendo registros que remontam a milhares de anos em textos sagrados indianos.

Tem como objetivo estabelecer o equilíbrio da vitalidade do organismo, detectando e corrigindo desarmonias na sua circulação: deficiências, excessos ou bloqueios.

A Cura Pranica (Pranic Healing) é uma técnica que consiste na exploração do corpo energético(como diagnóstico). Na remoção de energia onde houver excessos e na energização onde houver deficiência.



À partir da Cura Prânica (Pranic Healing) Básica se desenvolveram a Cura Prânica (Pranic Healing) Avançada, a Cura Prânica (Pranic Healing) a Distância, a Cura Pranica (Pranic Healing) com Cristais, a Auto Defesa Psíquica e Técnicas de Prosperidade.


È um método rápido e eficiente para tratar desarmonias físicas, psicológicas, emocionais e espirituais.


A cura prânica é uma antiga ciência e arte que foi sistematizada pelo Mestre Choa Kok Sui ,nascido na China e radicado nas Filipinas. Foi introduzida no Brasil em 1992.


A Cura Prânica (Pranic Healing) visa reequilibrar a energia vital e os chakras, canalizando o Prana, atuando no corpo bioplasmático, com conseqüências fisiológicas ou seja promovendo a cura.


O corpo físico do homem se compõe de duas partes: o corpo físico visível e palpável e o corpo bioplasmático, formado por uma energia sutil e invisível. Esses corpos se interpenetram e interagem num vínculo de troca de energia.




A CURA PRÂNICA:
Autora do texto: Valéria Rocha
Curadora Prânica




Nossa intuição sempre apontou a existência de algo além do que nossos olhos podiam perceber.
Existem variados caminhos para aprimorarmos nossos sentidos e atingirmos um nível mais elevado de consciência.


A Cura Prânica é um destes caminhos e não precisamos abrir mão de nosso pensamento racional ou mundo real para segui-lo .Aliás ,ao contrário , ele poderá ajudá-lo no seu dia a dia. Não apenas no que diz respeito a saúde física e emocional , combatendo doenças, stress, depressão, insônia, vícios, mas também ajudando na materialização de objetivos, aumentando a concentração, facilitando o aprendizado.


Bem, mas o que é a Cura Prânica ?


A Cura Prânica é uma forma de tratamento de origem oriental milenar que utiliza prana para nos trazer equilíbrio.


E o que vem a ser prana?


Prana palavra sânscrita para sopro de vida,é a energia vital presente em todos os planos, é invisível, não tem aroma, peso, som e sabor. Algo abstrato e concreto ao mesmo tempo .


Master Choa Kok Sui, após anos de estudos, pesquisas e experimentações, sistematizou de forma clara e simples os procedimentos de cura e prevenção. Aprendemos a sensibilizar nossas mãos para perceber e conduzir essa energia que entra e se armazena no corpo pelos Chakras (do sânscrito roda ). São pequenos redemoinhos coloridos distribuídos principalmente entre o lato da cabeça e a base da coluna, que regulam a entrada e saída de força vital.




Cada Chakra está relacionado não apenas aos órgãos e funções do organismo, mas também regem as emoções e fazem a ligação com o mundo espiritual. Quando em equilíbrio, esses centros permitem que a energia flua de modo saudável, enfraquecidos ou superativados podem causar bloqueios, dificuldades, perda de saúde e imunidade. A Cura Prânica ajuda o sistema de energia do corpo a normalizar-se de modo que o próprio corpo possa curar a si mesmo. Por trabalhar com a pessoa como um todo , e ir diretamente a origem das doenças, a Cura Prânica funciona bem tanto na prevenção delas como num complemento para a medicina tradicional.


Somos todos capazes de aprender e praticar a Cura Prânica?


Sim, a técnica desenvolvida pelo Mestre Choa Kok Sui é simples.
Com o corpo composto de 70% de água, que é um ótimo condutor de eletricidade, somos todos naturalmente capazes de sintonizar e transmitir energia sutil pelo chakras das mãos.


Como é uma sessão de Cura Prânica?


Em uma sessão de Cura Prânica o paciente fica sentado, deitado ou em pé, dependendo da parte do corpo a ser trabalhada, o terapeuta mantém sempre as mãos a uma certa distancia de quem recebe cura. Primeiramente ele avalia quais chakras estão desequilibrados, para depois fazer uma limpeza e harmonização doando prana conforme necessário .Os curadores mais experientes são capazes de curar a distancia e manipular maior variedade de energia sutil.






Fontes:


http://www.buziosturismo.com/curapranica/cura_pranica.htm


http://www.curapranicabrasil.com.br/




domingo

Olho de Tigre







Materiais de origem - Silicato, dióxido com ferro, enxofre, manganês, traços de cromo.
Coloração - Amarelo-dourado até marrom-dourado, marrom até marrom-enegrecido, opaco.
Locais onde é encontrada - África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia.
 



Crenças e mitos: As origens do Olho-de-Tigre remontam há muitos anos. Os árabes e os gregos acreditavam que o Olho-de-Tigre fazia com que o seu portador tivesse um temperamento alegre e lhe aguçava os sentidos. Ele protegia contra influências negativas e fortalecia as amizades. Como pedra de proteção e curadora, o Olho-de-Tigre continua a merecer, hoje em dia, um grande apreço.

“Os tigres são caçadores pacientes”. Sabem quando é o momento de esperar e quando é o momento de saltar. Esta é a característica chave do cristal olho de tigre.

Em termos humanos, as qualidades paciência e tempo certo relacionam-se com a capacidade de criarmos aquilo que queremos para as nossas vidas.
Combina a energia da Terra com a energia do Sol.
A cor dourada representa a capacidade de manifestação enquanto o castanho escuro corresponde às energias da terra. Além disso, o olho de tigre pode ajudar-nos a traduzir as idéias em realidade física.
Esta pedra ajuda-nos especialmente a confiar na nossa capacidade de realizar os nossos sonhos, ajudando-nos no reconhecimento das nossas fontes internas que podemos usar na sua concretização. Ajuda-nos a analisar uma situação e a determinar a melhor abordagem.
Devido às suas inclusões, o olho de tigre tem uma aparência quase iridescente, a luz tem um papel importante na forma como vemos a pedra. A sua aparência muda constantemente, ao mexermos a pedra à luz, assim como as pessoas mudam a sua aparência aos olhos dos outros. O olho de tigre pode ajudar quem o usa a encontrar a forma mais positiva e vantajosa de revelar a sua luz interior.
Na meditação, esta pedra é geralmente usada no plexo solar, mas também pode ser colocada nos pés ou na base da coluna. É especialmente eficaz ao sentir esgotado ou desconcentrado. Sendo por isso também usada com o objetivo de centrar e concentrar.
O olho de tigre é a chamada "pedra da liberdade", proporciona uma grande força interior da qual emanam decisões firmes.
Fixa a energia na concretização dos ideais. Interliga o espírito à matéria e vice-versa. Facilita o Ser a descobrir o seu lugar e papel na vida física, a se conhecer interiormente. Ajuda a reconhecer suas afinidades espirituais. É um cristal de força pessoal, integridade e capacidade de trazer o Céu à Terra.


Efeitos terapêuticos para o corpo - Doenças nervosas, inflamações dos nervos, mania de perseguição, efeitos terapêuticos sobre os ossos, reumatismo das juntas, lumbago, estabiliza troca de tecidos, fortalece o fígado, minora problemas de asma, falta de ar, alergias, olhos, brônquios e plexo solar. Esta pedra também é um boa ajuda para pessoas que estão sempre ativas e hipertensas.

Efeitos terapêuticos para a psique: O Olho-de-Tigre dá mais segurança no trato de assuntos financeiros e protege contra fraudes. É difícil passar para trás as pessoas que trazem sobre o seu corpo um Olho-de-Tigre. O Olho-de-Tigre traz à pessoa que o porta mais calor familiar e equilíbrio. Em meditação, desenvolve o Olho-de-Tigre poderosas ondas mediante a sua colocação sobre o plexo solar e penetra muito fundo sobre nós, harmonizando as nossas necessidades. Contribui para a ordenação de nossos pensamentos e desejos, fortalecendo nossa autoconfiança e sensação de valor próprio.

Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.
Signos: Gêmeos (21/5 a 20/6).
Profissões: Comunicador, Publicitário, Detetive, Mergulhador.
Planeta: Sol.
Mês: Novembro.






Fonte: web e www.universodeluz.net


Pedra Luz