quinta-feira

Caminhos para Energizar seus Chakras



Todos os dias nós estimulamos nossos chakras de uma maneira ou de outra, por exemplo, através de diferentes pensamentos que temos ou fisicamente através dos nossos sentidos. Diariamente estamos energizando nossos centros, consciente ou inconscientemente, através de vários métodos.
A seguir uma lista de maneiras comuns para energizar nossos chakras:



Pensamentos
O pensamento é uma forma de energia. A ciência já provou um pensamento positivo permite que a nossa energia flua livremente e sem restrições. Considerando que, a energia diminui com pensamentos negativos dentro de nosso corpo. Cada pensamento (seja mental ou emocional) é ligado a um chakra. Por exemplo, um pensamento apaixonado é um estimulante de energia vermelha, mas um pensamento de raiva diminui um fluxo de energia positiva vermelho. Isto significa que os contínuos pensamentos de raiva irá reduzir a energia do chakra raiz.


O Sol
Esta é a nossa fonte de energia mais importantes. Os raios solares chegam até a Terra trazendo a energia das sete cores. Energizando pessoas, animais, plantas, minerais, água e os nossos chakras que recebem a luz do sol. Que uma maneira de energizar é utilizar uma lâmpada de bulbo de alta qualidade que emiti luz em toda a faixa do o espectro visível.


Alimentos
Quando os raios do sol abençoa a vida vegetal, dá a vida vegetal energia. Uma vez que a planta absorve essa energia, ela permanece nas frutas, legumes, folhas, raízes e flores. Sem essa energia o nosso corpo não conseguiria assimilar o valor nutricional do alimento. Balancei os chakras diariamente comendo alimentos que contêm cada uma das sete energias de cores (é por isso que o médico sempre recomenda para comer um prato alimentos coloridos).


Visualização
Uma vez que o pensamento é uma forma de energia que pode estimular seus centros de chakra, podemos através da meditação e visualização, adicionar a intenção de cor e estaremos acrescentando um potencial na vibração dos chakra.


Pedras e Minerais
Pedras e minerais também são formas de energia. . Por exemplo, cristais contêm uma estrutura cristalina semelhante ao corpo humano. Os cristais amplificam energia e pode ser programado (por exemplo, chips de computadores e relógios). Usando-as como joias ou colocar pedras preciosas e minerais em seu ambiente é uma maneira simples de absorver energia e vibrações de cura.


Aromaterapia
Os óleos essenciais são a pura essência da planta ou flor. Cada óleo tem uma vibração que se correlaciona com uma cor. Óleos contêm as propriedades curativas das ervas, flores ou plantas. Use óleos de qualidade, só terapêuticas. Além disso, nunca use óleos diretamente sobre a pele.(Dilua com óleos carreadores ou vegetais).




Música
Cada nota musical corresponde a uma cor e um centro de chakra. Certos sons podem estimular a uma resposta emocional, mental, física ou espiritual positiva ou negativa. Ex.: Ouvindo música ou dança primitiva, como o rufar dos tambores, pode energizar o corpo físico e estimular o chakra raiz.


Cor
A pele absorve a energia da cor aplicada através de diferentes filtros de luz. Trazendo toda vibração necessária para energizar os pontos onde ela é aplicada.




Decoração
Use cores conscientemente em sua casa ou ambiente de trabalho para lhe dar mais energia positiva e produtiva. Pintar um quarto ou adicionar diferentes almofadas coloridas, objetos de arte, tapetes, além de decorar podem ajudar a criar uma ambiente propicio para energizar os chakras


Roupas
O que vestir vai influenciar o nosso humor, mente e nível de energia. A luz penetra através de nosso vestuário amplificando a energia da cor que está vestindo.


Arte &Cor
Arte e cores podem ser usadas como uma saída para calmar ou estimular. Certifique-se das cores, que são adequadas para o que você precisa realizar no ambiente. Use cores calmantes em seu quarto e cores estimulantes em sua área de trabalho.




Fonte: www.chakraenergy.com/


Pedra Luz

terça-feira

Feng Shui a Arte de Harmonizar os Ambientes


 
Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é "fon xuei".
Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento - yang - e Água - yin -) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.
O Feng Shui é uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch'i(chamada em chinês de qi), e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, supostamente compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.
Segundo as ideias pregadas pelo Feng Shui, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição. Claro está que tais sentenças fazem parte desta crença e não são de forma alguma endossadas pela ciência.
Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não utilizavam-na isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.

Objetivos

Os chineses comparam os benefícios que o tratamento que o Feng Shui pode proporcionar a um espaço com os resultados que a terapia da acupuntura pode oferecer a um paciente.
Segundo eles, da mesma forma que o Acupunturista, diagnostica os bloqueios na circulação de energia de um paciente e aplica agulhas em uma parte do corpo para curar uma outra parte ou órgão, o consultor de Feng Shui detecta as supostas influências visíveis e invisíveis em um ambiente e recomenda curas em uma área particular do imóvel que são capazes de alterar as características da circulação de energia no todo. Não há, entretanto, provas científicas da existência de tais influências "visíveis e invisíveis" nos ambientes.
Supostamente cada avaliação de Feng Shui é única, relativa às influências magnéticas do local, da edificação e de seus habitantes.
O conhecimento destas "influências" pode explicar muitos fenômenos que percebemos apenas de forma intuitiva, por exemplo: o que nos faz sentir confortáveis em determinado ambiente; porque certas áreas de uma edificação são pouco ou nunca ocupadas; porque alguns dos seus moradores sempre estão adoentados; porque certas edificações ou áreas em uma cidade são bem ocupadas enquanto outras são evitadas pelos habitantes.
O primeiro objetivo do Feng Shui é guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação.
O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, presentes na sua construção ou frutos das alterações em seu entorno.
O terceiro objetivo é implementar "curas" que possam produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores ou usuários do espaço tratado. Isto pode ser conseguido estimulando as características do espaço benéficas para as pessoas que habitam este local – através das alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos presentes no local.

O Feng Shui é uma arte ou ciência milenar oriental que procura através de diversos conceitos, harmonizar os ambientes em que vivemos e trabalhamos, com o objetivo de oferecer uma vida mais feliz e saudável.

O trato do visível e do invisível

Ao longo dos séculos, os sábios chineses desenvolveram elaborados métodos e sistemas matemáticos estruturados em torno da filosofia taoísta para mapear as características magnéticas de uma edificação, mesmo que ela ainda não tenha sido construída. O Feng Shui trabalha cada ambiente em dois diferentes níveis: o visível e o invisível.
O aspecto visível se refere a tudo que podemos ver, as diversas formas que estruturam cada espaço e as relações aparentes entre elas. Sua observação poderia indicar o que está errado num determinado ambiente, por exemplo, os ensinamentos do feng shui relatam que seria nocivo: a porta principal alinhada com a porta dos fundos; a escada alinhada à porta de entrada; ou objetos pontiagudos ou de aparência desagradável na direção de portas ou janelas. Estas características são relativamente fáceis de remediar, segundo os consultores, com freqüência o tratamento conduz a resultados efetivos.
Os aspectos invisíveis são considerados pelos praticantes desta arte até mesmo mais importantes que os aspectos visíveis. Somente os métodos mais elaborados do Feng Shui são capazes de detectar as "influências invisíveis" de uma edificação. Estas características supostamente explicam porque intuitivamente sentimos alguns ambientes ou locais como "ruins" e outros como "bons".
Como o invisível supostamente não poderia ser percebido diretamente pelos sentidos seu estudo é realizado através de cálculos matemáticos que descrevem o campo eletromagnético existente num determinado espaço, situando-o em relação à planta do local ou edificação que está sendo trabalhado.
A base para o entendimento destes aspectos invisíveis seria a compreensão de que o alinhamento (orientação do imóvel em relação aos campos eletromagnéticos) e as características do momento em que foi construído (relacionadas também aos aspectos da vida estudados pela Astrologia Chinesa) contribuem para que o mesmo manifeste ou atraia certos tipos de vibrações.
De forma prática e objetiva, o consultor usa uma bússola para descobrir a orientação desses campos e fazer o estudo das características eletromagnéticas do local ou ambiente, registrando os aspectos percebidos, benéficos ou não.
Segundo os praticantes de Feng Shui, não é possível corrigir problemas visíveis sem que também sejam determinados, ou "mapeados", estes aspectos invisíveis. Sem isso os resultados não serão duradouros, não importa o que tenha sido feito no nível do visível. As influências nocivas invisíveis precisam também ser corrigidas no nível visível – trabalhando a cor, a forma e os materiais associados aos diversos aspectos do espaço em estudo.


Fonte: pt.wikipedia.org/wiki

Pedra Luz

segunda-feira

Profissões e Pedras


As pedras existem há muito tempo e estarão por aqui por muito mais tempo.
Elas tem presenciado a evolução do planeta e da humanidade que utiliza do reino mineral como as coisas mais preciosas da terra (ouro, prata, petróleo, jóias, etc ).
Cada pedra tem o poder de receber e transmitir energia e transmutar vibrações.
As pedras possuem um espírito, um talento, um poder específico. Amplificam pensamentos,expandem a consciência, auxiliam nos processos de cura, protege de energias negativas.

Assim sendo, são símbolos da sabedoria e da eternidade.


Profissões e pedras correspondentes


Adm. de empresa - Safira Azul
Advogado - Rubi
Agrimensor - Turmalina verde
Assistente social - Ametista
Auxiliar de enfermagem - Esmeralda
Arquiteto - Safira Azul
Bacteriologista - Safira Azul
Biologia - Esmeralda
Biomédica - Esmeralda

Bioquímico - Topázio
Bibliotecário - Safira azul
Bioclínico - Turmalina verde
Contabilista - Safira azul
Computação - Turmalina rosa
Contador - Turmalina rosa
Comunicação - Safira azul
Dentista - Água-marinha
Eletro mecânico - Safira azul
Educação física - Safira azul
Enfermeiro(a) -Cruz Vermelha
Engenheiro agrônomo - Safira azul
Engenheiro civil - Safira azul
Engenheiro elétrico - Safira azul
Engenheiro mecânico - Safira azul
Engenheiro metalúrgico - Safira azul
Engenheiro químico - Safira azul
Estudos sociais - Esmeralda
Farmacêutico - Topázio
Fisioterapia - Esmeralda
Filosofia - Ametista
Geografia - Ametista
Geologia - Safira azul
História - Ametista
Jornalista - Rubi
Letras - Ametista
Matemática - Safira azul
Médico - Esmeralda
Médico veterinário - Esmeralda
Músico - Safira azul
Nutricionista - Ametista
Magistério - Turmalina verde
Obstetrícia - Esmeralda
Oficial de justiça - Rubi
Pedagogia - Safira azul
Psicologia - Safira azul
Publicitário - Safira azul
Policial - Ônix
Químico - Safira azul
Relações púbicas - Safira azul
Secretária - Turmalina rosa
Técnico eletrônico - Safira azul
Técnico de rádio - Turmalina verde
Técnico mecânico - Safira azul
Técnico de raio-X - Safira azul
Teólogo - Ametista
Telecomunicações - Safira azul
Técnico contábil - Turmalina verde

Pedra Luz

sexta-feira

Bioenergética



Os adeptos da terapia Bioenergética consideram que existe uma forma de energia particular que cria uma interação entre o corpo e o espírito, governando os estados físico e mental. Ainda não foi possível medir essa força, mas, ela é também conhecida como “QI”, “PRANA”, “Força Vital”, “Vitalismo”, etc.
O conceito da existência de uma energia única que une o corpo e o espírito constitui um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a acupuntura.
Os praticantes da Bioenergética crêem que os problemas psicológicos, o stress, as atitudes negativas e as emoções como a ira e o medo, têm uma influência sobre a maneira de se sentar, de se manter em pé, de se mover ou de respirar.
O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de “blindagem” e das emoções associadas a essas posturas e atitudes.
Pela a prática de certos exercícios, as pessoas aprendem a liberar a couraça muscular, de modo a permitir que o corpo funcione livremente e naturalmente.
Além disso, a Bioenergética dá muito mais importância ao crescimento pessoal que à cura das doenças. Servindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento que as pessoas têm delas mesmas. Existem aqueles que praticam a Bioenergética para se manter em forma e outros que a utilizam com o objetivo de elevar a auto-estima, desenvolvendo uma atitude positiva em relação ao próprio corpo.
 
www.orientacoesmedicas.com.br


Pedra Luz

quinta-feira

O Poder Terapêutico das Essências Aromáticas das Plantas


A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.
Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.


Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. São menos puras que os óleos, porém conservam propriedades curativas interessantes.
Os usos dos óleos essenciais são múltiplos, mas eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.
Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.
Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito. 


Alguns exemplos:  



1.Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão; 


2.Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia; 


3.Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse; 


4.Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne; 


5.Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares; 


6.Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais; 


7.Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca; 


8.Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses; 


9.Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca. 


10.Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia; 


Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças. 




Pedra Luz

quarta-feira

Curiosidades sobre Diamantes




Diamante, do grego 'adamas', significa invencível e 'diaphanes', que significa transparente. Durante a Idade Média, acreditava-se que um diamante podia reatar um casamento desfeito. Era usado em batalhas como símbolo de coragem.
Os antigos o chamavam de pedra do sol, devido ao seu brilho faiscante e os gregos acreditavam que o fogo de um diamante refletia a chama do amor.
Sugere, portanto, a força e a eternidade do amor.

O DIAMANTE COMO JÓIA - Só a partir do século XV, o diamante foi caracterizado como a jóia da noiva. Sendo Mary de Burgundy a primeira mulher a receber um colar de diamantes como um símbolo de noivado com o Arqueduque Maximilian da Austria em Agosto de 1477. Dos séculos XVII a XIX, usavam-se argolões como anéis de noivado. No século XX, ficou em moda o estilo "chuveiro", mais tarde o anel fieira. Depois o solitário, o estilo mais usado atualmente.

EXPLORAÇÃO - A exploração das minas de diamante começou na Índia, entre os anos 800 e 600 A.C. Durante 2.000 anos, o Oriente produziu todos os diamantes conhecidos, incluindo o "Koh-i-Noor", o russo "Orloff", o "Esperança" e outros diamantes célebres. O seu uso era reservado às cortes reais e aos dignitários da igreja. As espadas, os colares das ordens, os cetros e as coroas usadas nas cerimônias eram ornadas de diamantes.


OS MAIS FAMOSOS DIAMANTES DO MUNDO: 





 
CULLINAN, o maior dos diamantes já encontrados, pesava 3.106 quilates quando bruto e originalmente um pouco menos de 1 libra e meia. Ele foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores.


O Estrela da África é a maior das pedras cortadas do Cullinan. é um dos doze mais famosos diamantes do mundo e pertence à Coroa Inglesa. Ele pesava 530,20 quilates, tem 74 facetas e ainda é considerado como o maior diamante lapidado do mundo.

KOH-I-NOOR ("Montanha de Luz") Foi mencionado pela primeira vez em 1304, pesando 186 quilates. Uma pedra de corte oval. Acredita-se ter estado, certa vez, engastado no famoso trono de pavão do Xá Jehan como um dos olhos do pavão. Relapidado no reinado da Rainha Vitória, encontra-se hoje em dia entre as jóias das Coroa Inglesa e pesa atualmente 108,93 quilates.

O Olho do Ídolo Uma pedra no formato de pêra achatada e do tamanho de um ovo de galinha. O seu tamanho lapidado é de 70,20 quilates. Um outro diamante famoso que uma vez foi colocado no olho de um ídolo antes de ter sido roubado. A lenda também diz que ele foi dado como resgate da Princesa Rasheetah pelo "Sheik" da Kashmir ao Sultão da Turquia qua a tinha raptado.

O Excelsior A segunda maior pedra já encontrada é o Excelsior, que era de 995,2 quilates quando bruto. Alguns dizem que o Braganza é a segunda maior pedra já encontrada, mas não há registros de sua existência e muitos acreditam ser mitólogo ou nem mesmo um diamante.

O Regente Um diamante verdadeiramente histórico descoberto em 1701 por um escravo índio perto de Golconda, pesava 410 quilates quando bruto. Quando pertencente a William Pitt, primeiro-ministro inglês, foi cortado em um brilhante no formato de uma almofada de 140,5 quilates e, até ter sido vendido para o Duque de Orleans, Regente da França, quando Luís XV ainda era uma criança em 1717, era chamado de "O Pitt". Foi então rebatizado como "O Regente" e colocado na coroa de Luís XV para a sua coroação. Após a Revolução Francesa, foi possuído por Napoleão Bonaparte que o colocou no cabo de sua espada. Atualmente está exposto no Louvre.

O Blue Hope (Esperança Azul) Mais famoso do que qualquer outro diamante, o Hope foi uma vez possuído por Luís XV, sendo oficialmente designado de "o diamante azul da coroa". Roubado durante a Revolução Francesa, tornou a aparecer em Londres, em 1830 e foi comprado por Henry Philip Hope, razão pela qual atualmente tem esse nome. Foi em poder da família Hope que este diamante adquiriu a reputação horrível de trazer azar. Toda a família morreu na pobreza. Uma infelicidade similar ocorreu com um proprietário posterior, Sr. Edward McLean. Atualmente, encontra-se na Instituição Smithsonian em Washington.


O Grande Mogul foi descoberto no século XVII. A pedra tem esse nome em homenagem ao Xá Jehan, que construiu o Taj Mahal. Quando bruto, diz-se ter pesado 793 quilates. Atualmente encontra-se desaparecido.

O "Sancy" pesava 55 quilates e foi cortado no formato de uma pêra. Primeiramente pertenceu a Charles, o Corajoso, Duque de Burgundy, que o perdeu na batalha em 1477. A pedra de fato tem esse nome devido a um dono posterior, Senhor de Sancy, um embaixador francês na Turquia no final do século XVI. Ele o emprestou ao rei francês Henry III que o usou no gorro com o qual escondia sua calvície. Henrique VI da França, também pegou emprestado a pedra de Sancy, mas ela foi vendida em 1664 a James I da Inglaterra. Em 1688, James II, último dos reis Stuart da Inglaterra, fugiu com ele para Paris. O "Sancy" desapareceu durante a Revolução Francesa.

Taylor - Burton Com 69,42 quilates, este diamante no formato de uma pêra foi vendido em leilão em 1969 com a pressuposição de que ele poderia ser nomeado pelo comprador. Cartier, de Nova York, com sucesso, fez um lance para ele e imediatamente o batizou de "Cartier". Entretanto, no dia seguinte, Richard Burton comprou a pedra para Elizabeth Taylor por uma soma não revelada, rebatizando-o de "Taylor-Burton". Ele fez seu debut em um baile de caridade em Mônaco, em meados de novembro, onde Miss Taylor o usou como um pendente. Em 1978, Elizabeth Taylor anunciou que o estava colocando à venda e que planejava usar parte da renda para construir um hospital em Botswana. Somente para inspecionar, os possíveis compradores tiveram que pagar $ 2.500 para cobrir os custos de mostrá-lo. Em junho de 1979, ele foi vendido por quase $ 3 milhões e a última notícia que temos dele é que se encontra na Arábia Saudita.

O Orloff Acredita-se que tenha pesado cerca de 300 quilates quando foi encontrado. Uma vez foi confundido com o Grande Mogul, e atualmente faz parte do Tesouro Público de Diamantes da União Soviética em Moscou. Uma das lendas diz que "O Orloff" foi colocado como olho de Deus no templo de Sri Rangen e foi roubado por um soldado francês disfarçado de hindu.

Hortensia Esta pedra cor de pêssego, de 20 quilates, tem esse nome em honra de Hortense de Beauharnais, Rainha da Holanda, que era filha de Josephine e a enteada de Napoleão Bonaparte. O Hortensia fez parte das Jóias da Coroa Francesa desde que Luís XIV o comprou. Junto com o Regente, atualmente está em exposição no Louvre, em Paris.

Entre os mais novos diamantes famosos está o "Amsterdã", uma das pedras preciosas mais raras do mundo, um diamante totalmente negro. Proveniente de uma parte do Sul da África, cujo local se mantém em segredo, tem peso bruto de 55.58 quilates. A belíssima pedra negra tem um formato de uma pêra e possui 145 faces e pesa 33.74 quilates.

Fonte: www.joiabr.com.br

Pedra Luz

terça-feira

Calcita Ótica - Um Convite ao Despertar


Por
Paula Salotti

Maravilhosos blocos em forma de romboedros (um retângulo assimétrico) formam a Calcita Ótica. Além destes blocos e dos fantásticos arco-íris produzidos em seu interior e em sua superfície, a Calcita Ótica é conhecida por sua birrefringência e pelo seu uso na fabricação de prismas e lentes de alta precisão. Um teste simples para identificá-la consiste em colocar a pedra sobre uma linha. Se esta linha for duplicada (transformada em duas paralelas), estaremos diante da Calcita Ótica!

Os cristais da Calcita são feitos de minúsculos blocos básicos idênticos e sempre que sofrem um corte mantém sua forma retangular.

A Calcita Ótica trabalha no despertar no Chakra Ajna (frontal) expandindo nossa consciência para que possamos tornar a nossa mente holográfica, receptiva as questões do mundo atemporal e dos planos sutis da realidade.

Estamos entrando numa era que fará com que muitos conceitos existentes fiquem gastos e ultrapassados. Se continuarmos tentando enxergar o mundo com as mesmas lentes, utilizando os mesmos padrões religiosos e filosóficos estancaremos nosso processo evolutivo. Os cristais ajudam demais nesse processo. Eles estão presentes para facilitar essa transição, tornando a nossa percepção multifacetada e multidimensional. A proposta da Calcita Ótica é duplicar, bilocar, fracionar para que possamos aceitar e compreender outros e novos conceitos, fazendo com que nossa mente se abra para as outras dimensões.

A Calcita Ótica nos torna receptivos e lúcidos para recebermos as transmissões multidimensionais de luz e de conhecimento que vão alterar o modo como percebemos a realidade. A mensagem das realidades paralelas pode ser impressa em nossa consciência e todo um mundo de nova compreensão pode surgir.

REALIDADES PARALELAS

Entender a Realidade Paralela é compreender que os outros "Eus" que compõe o nosso ser podem estar espalhados pelo nosso planeta ou pelo Universo. É compreender que o Eu com o qual nos identificamos corresponde apenas a uma faceta de um Eu maior. Como está escrito na Bíblia e em diversos textos sagrados, "Viemos do Pai e ao Pai retornaremos". Imagine que ao nos separarmos do Pai, da Unidade, nos fragmentamos em vários "Eus" que se espalham pelos Universos manifestados e, ao retornarmos, iremos juntando os pedaços, reunificando essas inúmeras e diferentes identidades.

Esta sintonia nos leva a compreensão de que o Eu que está aqui é um simples - mas importantíssimo - fragmento do Eu Divino.
.:. EU SOU O OUTRO VOCÊ .:.
Muitas vezes estamos em tamanha sintonia com os outros "Eus" que reagimos a situações que estão acontecendo com eles em suas realidades e, se não entendermos isso, nos sentiremos perturbados e quase loucos quando a tristeza, a apatia, ou até a alegria nos invadirem sem motivos aparentes. Quando estamos perto da unificação com as outras identidades, estreitamos nossos elos com elas, sentindo o que elas sentem ou reagindo as suas ações. Às vezes o nosso outro Eu tem experiências fantásticas, e "derrama" esta experiência para nós. Temos assim os insights que surgem aparentemente do nada. O aprendizado foi do outro Eu e alguns o atribuem a mensagens enviadas por entidades, mas as próprias entidades são o "outro Eu"!

Um mestre, um ser ascensionado que já atingiu outros níveis de consciência pode estar (...e está!) em diversos espaços simultâneos e ter total consciência disso.


O MUNDO DOS SÍMBOLOS

A Calcita Ótica facilita a compreensão dos símbolos, exatamente por trabalhar no despertar da visão espiritual. Muitas vezes precisamos de imagens, estátuas, gráficos e achamos que se a imagem se quebrar, o papel se rasgar perderemos a conexão. Precisamos entender que os símbolos estão sempre presentes, independente de estarem materializados. Podemos nos comunicar com os santos sem a necessidade de uma imagem de gesso. O problema é que nossa mente concreta só entende o que vê e muitas vezes só vê o que entende, por outro lado, a nossa mente abstrata só vê quando a mente concreta permite. O ideal seria que captássemos tudo antes de sua manifestação no plano material. O mundo das ideais de Platão, o plano que antecede a concretização, que existe no estado anterior à forma. Através da abertura do Chakra Ajna (frontal) entramos nessa freqüência.

Mas nossa mente abstrata - que estabelece a sintonia - está programada para só dar o sinal verde quando a mente concreta aceitar a idéia. Então usamos os símbolos no papel, imagens de santos, símbolos pregados na parede para que a nossa mente concreta comece a puxar aquela idéia, trazendo-a do plano sutil para o concreto, abrindo esta passagem e estabelecendo a conexão entre esses dois planos.

Assim funciona também com as informações. Se não houver uma referência na mente concreta, banimos a informação nova, e a rotulamos de delírio.

É interessante observar que o caminho espiritual pode nos levar a loucura ou ao despertar. Quando acessamos outros planos, ou nos abrimos à mente abstrata sem a mente concreta estar estruturada, podemos perder a referência e enlouquecer. Uma das atuações da Calcita Ótica é nos auxiliar a focar a mente na meditação para que através da abertura do canal da intuição, possamos estabelecer a sintonia do eu humano com o Eu superior e, quebrando as certezas, preceitos, preconceitos e opiniões, abrindo nosso ser para o novo. Na astrologia, o símbolo associado a esse processo é Urano...

Urano representa o processo de quebra, ruptura e despertar. Ao entrarmos em contato com o diferente, com o novo, somos obrigados a quebrar velhos padrões e resistências do ego que insiste em nos aprisionar a velhas formas de ação, sentimentos e pensamentos. O novo traz a incerteza, a insegurança. Não temos moldes para recebê-lo e nem receitas prontas para administrá-lo. O novo nos obriga a criar, mudar, improvisar, e descobrimos assim potenciais nunca antes imaginados. Quanto mais aprisionados ao ego, mais temor a nova experiência causará, já que ela nos obrigar a sair do confortável comodismo que as situações conhecidas e experimentadas nos trazem.

Quando acreditamos no que somos, é porque já deixamos de ser. As crenças pessoais nos levam a limitações e estancam nossa evolução por nos aprisionar a uma idéia, a um único conceito. Para trabalhar com a Calcita Ótica precisamos estar dispostos a romper com as crenças pessoais, a saber que somos muito mais que imaginamos ser.

E só permitindo a entrada do novo, experimentando o novo, avançamos, crescemos, evoluímos. Só assim saberemos o que não somos, para quem sabe um dia, descobrirmos o que somos.

"Dissolvo velhas formas pensamento, criando sempre espaço para o novo"

A MISSÃO DA CALCITA ÓTICA...

Mensagens de outras dimensões (canalização). Comunicação no sentido mais profundo (telepatia). O contato com a verdade íntima, a compreensão nítida do que cada momento nos pede e das indicações de por onde devemos fluir. Desenvolvimento da confiança na percepção, que só surge quando nossa mente concreta está serena e unificada.

Ler nas entrelinhas, insights além das palavras,ouvir o que não foi dito, enxergar o que não se manifestou ainda na matéria, sentir o infinito.

Fonte: www.portal11-11.com.br

Pedra Luz

segunda-feira

Meditação Transcendental


Há 43 anos Maharishi Mahesh Yogi vem divulgando as técnicas da Meditação Tanscendental por todo o planeta, cativando discípulos e admiradores por onde passa. Essa forma simples e natural de meditação busca levar seus praticantes à experiência da felicidade Ea níveis mais elevados de consciência.
Maharishi Mahesh Yogi teve seu aprendizado com o Mestre Guru Dev Swami Brahmananda Saraswati Maharaj Jagadguru, que foi Shankaracharya de Jyotir Math, no Norte da India. Jyotir Math é o principal dos quatro tronos de aprendizagem do conhecimento estabelecidos pelo sábio Shankara. Esse trono permanecia vazio há um século e meio, pois ninguém parecia apto a assumir aquela posição de guia espiritual do povo. Levou vinte anos para Guru Dev ser persuadido a deixar sua reclusão e aceitar a cadeira de Shankaracharya. Isso aconteceu em 1941, quando ele já havia completado 72 anos de idade.

Maharishi e seu mestre vêm de uma tradição cujas raízes remontam ao começo dos tempos e que incluem grandes mestres como Vasishtha e Vyasa, que experimentavam dentro de si mesmos os delicados impulsos do conhecimento puro, o Veda, que é a verdadeira base da vida. Após 13 anos de convívio com seu discípulo, Guru Dev deixou o mundo em 1953 e Maharishi recolheu-se às montanhas do Himalaia, numa área chamada Uttar Kashi, no Vale dos Santos. Lá, ele viveu por dois ou três anos.
Passado esse tempo, Maharishi foi para o sul da Índia, onde conheceu um homem que, impressionado com seus conhecimentos, convenceu-o a fazer uma série de palestras públicas. Essas palestras tiveram grande impacto na vida das pessoas e outras mais foram acertadas. Com isso, Mahesh viajou por muitas regiões da Índia ensinando a prática que passou a ser denominada de Meditação Transcendental. Em 1958, o iogue participou de um congresso em Madras, freqüentado por grandes expoentes espirituais e, em 1959, começou seu primeiro tour mundial: Kuala Lampur, Singapura, Hong Kong e Havaí. Em abril de 1959, Maharishi finalmente chegou a São Francisco, Califórnia, e a Meditação Transcendental passou a ser ensinada para homens de negócio, profissionais e estudantes.

Técnica Simples

Para difundir a Meditação Transcendental — uma técnica simples, fácil e natural, que qualquer pessoa pode praticar independente de seus conhecimentos, sexo, idade, religião, crenças, ou expectativas quanto ao resultado — Maharishi criou um curso de seis dias, com uma estrutura de sete passos. O termo técnica serve para indicar uma tecnologia que permite um mergulho rápido e direto nos níveis mais refinados da mente e do corpo, levando o indivíduo a experiências profundas — um estado denominado de repouso em alerta. Isso significa que nosso corpo experimenta, em alerta mental, um descanso duas vezes maior do que o proporcionado pelo sono profundo. O consumo de oxigênio é reduzido, assim como os batimentos cardíacos. Estabelece-se então uma extrema coerência entre o padrão das ondas cerebrais nos hemisférios esquerdo e direito, bem como as ondas frontais e occipitais.
A MT, como se tornou conhecida, não é uma técnica de concentração ou contemplação. Ela é fácil e natural porque usa a própria tendência da mente em buscar níveis de maior felicidade e encantamento. Para difundir esse conhecimento de modo planejado nasceu o Movimento de Regeneração Espiritual (SRM – Spiritual Regeneration Movement), uma organização dedicada ao custeio das viagens e ensinamentos de Maharishi.
Em 1971, Maharishi fundou a MIU (Maharishi International University) no estado de Iowa, Estados Unidos, que no ano de 1995 passou a se chamar MUM (Maharishi University of Management ou Universidade de Administração Maharishi). Durante esses anos, a MUM tem sido um exemplo de ensino, pois trata-se de uma universidade curricular normal, reconhecida pelo governo, que abriga estudantes do mundo inteiro e permite a experiência de um dos maiores resultados da MT, que é a melhoria do meio-ambiente pelo aumento da coerência. Lá, todas as pessoas praticam a meditação. O ensino experimentado na MUM não tem precedentes nos currículos de qualquer outra universidade, pois preserva e prepara o aluno para a aprendizagem, permitindo que através da MT ele conheça a si mesmo enquanto recebe informação.
Em 1967, ao viajar pelo mundo, Maharishi teve o primeiro contato com pessoas que, além do desejo de aprender, eram famosas e influenciavam multidões com seu carisma. Na Inglaterra, ele teve contato com os Beatles, Eric Clapton e os americanos Beach Boys, influenciando suas composições na época. Os Beatles aprenderam MT e viajaram com Maharishi à Índia, onde ele passou a ser considerado o guru da banda. Ainda recentemente, Paul McCartney esteve com o mestre indiano na sede internacional de sua organização, em Vlodrop, Holanda.

Meditação Científica

A proposta da Meditação Transcendental é devolver ao ser humano sua condição plena de desfrutar todo o potencial que carrega dentro de si, mas que é muito pouco usado. Com isso, a pessoa passa a experimentar ondas de felicidade e plenitude, contribuindo para a criação de um meio-ambiente cada vez mais coerente, avivando as leis da natureza expressas todo o tempo — aquilo que o conhecimento védico nos mostra que existiu na época de Ram Raj.
Como a técnica da MT é única e absolutamente diferente em sua prática, não envolvendo qualquer tipo de crença, ela pode ser facilmente analisada sob a luz da ciência. Sendo Maharishi Mahesh Yogi um físico e matemático, formado pela Universidade de Alahabad, ficou mais curto o caminho entre a ciência e a comprovação dos resultados. As pesquisas sobre MT começaram na década de 70 e, até hoje, já foram realizadas mais de 600 experimentações.
O Instituto do Coração Americano recomenda a prática pelos seus benefícios comprovados, como a redução do estresse e da sobrecarga do ritmo cardíaco. Essa pesquisa foi realizada pelo Dr. Keith Wallace, em 1970, e representou sua tese de doutorado na Universidade da Califórnia. Outra pesquisa muito importante mostra como 1% da população de uma comunidade, cidade, estado, país ou do mundo pode influenciar na qualidade de vida da coletividade.
Hoje em dia, a MT é freqüentemente incluída em projetos que visam melhorar a educação, a saúde e o comportamento, sendo introduzida em prisões, empresas, indústrias e escritórios. Nos EUA e Europa existem programas para as empresas que desejam investir nos empregados, melhorando sua qualidade de vida, relacionamento e produtividade. Para que essa estrutura funcione adequadamente, a MT tem sido divulgada em mais de 140 países, onde existem sedes nacionais e locais. Cada instrutor credenciado por Maharishi pode ter uma sede e ensinar.
Parte da sustentação financeira do movimento vem dos cursos, basicamente da MT. Outra parte vem de doações do mundo inteiro, que ajudam a manuter dos projetos e a divulgar o conhecimento.

Sabedoria Védica

A técnica da Meditação Transcendental vem do Veda (Conhecimento Puro), cognizado e vivido pelos rishis — sábios antigos que desfrutavam toda a plenitude do conhecimento na vida prática. Ao ser aceito como discípulo de Guru Dev, Maharishi tornou-se o guardião desse conhecimento e técnica que formam a base prática da ciência védica, formada por um conglomerado de conhecimentos em várias áreas: o ayurveda, o jyotishi, o gandharva-veda, o stapathya e toda a literatura e tradição oral.
O termo ayurveda é formado pelas palavras ayur, que significa vida, e veda, que significa conhecimento. O Maharishi Ayurveda tem proporcionado cursos de formação para médicos de pelo menos trinta países. Maharishi tem restaurado a ciência da saúde da Índia clássica, colocando-a como o sistema mais eficaz de prevenção contra doenças. É uma medicina diferente da medicina alopatia, homeopatia, terapias chinesas, etc., trazendo um refinamento da consciência enquanto equilibra o corpo físico. O ayurveda leva em consideração todos os aspectos da vida, desde sua fonte no campo unificado — a consciência pura — até seus diferentes níveis de expressão, como mente, corpo, comportamento e meio-ambiente. O conceito-chave é o equilíbrio.
Jyotish é a ciência da transformação e a tecnologia da previsão — a astrologia védica. O Jyotish Maharishi, uma das 40 disciplinas da ciência védica, é matematicamente preciso e contém o conhecimento dos ciclos do tempo que promovem todas as transformações. Explica como as leis da natureza são responsáveis por todas as mudanças e desenvolvimentos na vida, e como a existência se desdobra desde o nascimento.
Gandharva-Veda é uma disciplina da ciência védica de Maharishi para criar equilíbrio na natureza, eliminando estresse na atmosfera e produzindo uma influência saudável para a paz individual, da família e das nações. É a música clássica da antiga civilização védica, que está em aliança com a lei natural. Ela mantém os ritmos naturais que prevalecem em diferente horas do dia e da noite. A música do gandharva é aquela de onde todas as outras partiram, a melodia da natureza que está sempre avivada na consciência transcendental. De lá, reverbera e constrói diferentes níveis da criação. É a base de toda a ordem e harmonia na natureza.
O Sthapatya Veda Maharishi é o sistema mais antigo e supremo para planejar países, cidades, municípios, prédios e casas de acordo com a lei natural, conectando a vida e a inteligência individual com a cósmica. Estudos científicos demonstram que os neurônios em nosso cérebro atuam de maneira diferente, dependendo da direção para a qual estamos olhando. Existem também os chamados neurônios de localização (place neurons), que assinalam a orientação do corpo em um ambiente. Nesse sentido, a direção em que olhamos influencia o funcionamento de nosso corpo e cérebro. O conhecimento milenar da Arquitetura Sthapatya Veda Maharishi é ainda mais profundo e completo, pois descreve como nossa orientação espacial influencia a mente e o corpo. Se moramos ou trabalhamos em prédios sem orientação e proporções apropriadas, os neurônios atuam de maneira errada. Isso pode contribuir para criar ansiedade, doenças, problemas na vida familiar ou profissional e comportamento anti-social.
Em poucas palavras, a missão de Maharishi é promover uma harmonização completa do ser humano, para que este, sadio, possa contribuir para o bem-estar de toda a coletividade.

Fonte: Revista Sexto Sentido nº 9
Por Marilia de Campos

Pedra Luz

quinta-feira

Diferença entre Meditação e Concentração




A Concentração, requer somente o uso da mente; a Meditação exige a participação de todo o ser.

Concentração: Segundo a definição dada pelo livro yôga Aphorisms, de Patanjali , é ter toda a mente fixada sobre um objeto e...

Meditação: é uma corrente contínua de pensamentos a respeito desse objeto.

Na concentração faz-se a análise material e na meditação transpõe-se os limites das observações terrenas.

MEDITAÇÃO

Para nós, ocidentais, meditar significa refletir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo. Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, nos explica com simplicidade no seu livro I am That:
"Nós conhecemos o mundo exterior de sensações e ações mas, do nosso mundo interior de pensamentos e sentimentos, nós conhecemos muito pouco. O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objetivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência."

Exercício simples para começar a Meditar:

Um dos exercícios mais simples é observar a respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se há movimentos ou sensações na pelve, pernas, cabeça, etc. Esteja com o ar o tempo todo.
Quando estiver em contato com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ouça os sons, veja as cores, sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analisando-as: "esse cheiro deve ser daquela flor", "como é bonita a forma daquela montanha", "o som desses passarinhos me deixa tão relaxado...". Apenas ouça, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente.
Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluindo por todo o corpo. Mantenha sua atenção nesse fluxo.



DICAS PARA MEDITAÇÃO:






Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados. Porém, isso também é individualizável. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.

Fonte: http://www.yogasite.com.br/yogasite/meditaca.htm

CONCENTRAÇÃO


"Concentração é a interiorização para reduzir o campo de atividade da mente inferior e fixá-la num ponto interno, fechando o foco de nossa atenção. É o processo de tornar a mente branca.
Meditação, ao contrário, é a ampliação exterior do pensamento até diluir-se no inconsciente. Restabelecendo o ritmo de nosso ser, acalmamos as emoções e permitimos que a Luz desça para nossa consciência." - ( Zauri Alkalar)
"A habilidade de concentrar a mente é essencial ao progresso espiritual porque capacita a pessoa a adquirir domínio sobre o corpo de desejos e, finalmente, a entrar em contato consciente com os mundos invisíveis. Para aprender a arte da concentração, precisamos fixar nossa atenção em um foco e manter nosso pensamento sobre esse único objeto ou condição. Precisamos entender que o pensamento força é nosso poder principal e devemos aprender a ter controle sobre ele. Isto não é fácil de ser conseguido, mas uma tentativa neste sentido deve ser feita e será valiosa para nós. É imperativo que tenhamos o controle de nossos pensamentos pois, se não o conseguirmos, esse poder fluirá sem objetivo, nada realizando. Quando aprendermos a focalizar uma só coisa, excluindo todas as outras, tornamo-nos capazes de aumentar nosso poder de pensamento e nossa capacidade de usá-lo eficazmente. Obteremos, então, qualidade e diminuiremos a quantidade dispersiva.
Durante a concentração, os sentidos do homem estão inativos, como se estivessem no mais profundo sono, mas, ao mesmo tempo, o Espírito permanece dentro do corpo com total controle de todas as suas faculdades. O aspirante aprende a absorver-se, à sua vontade, em qualquer assunto. A concentração intensa constrói uma forma de pensamento vivente, uma imagem clara e verdadeira. Na meditação aprendemos muito sobre esta forma de pensamento, o exercício capacita-nos a relacionar-nos com esse mundo superior. Na concentração aplicamos toda nossa atenção sobre um assunto ou idéia. Na meditação juntamos todo conhecimento possível sobre este determinado assunto. A mente pondera e sonda, acrescentando sempre um pouco mais de informação e, como resultado, adquirimos um novo significado sobre esse objetivo ou idéia."

(Manifesto copiado da Fraternidade Rosacruz)

Outras Conceituações:

REFLEXÃO
:

Segundo Gil Restani Andrade, a reflexão caracteriza-se pelo direcionamento do pensamento ao nosso próprio interior, fazendo uma análise consciencial retrospectiva de atos realizados em nosso meio existencial. São caracterizadas por aquelas pessoas metódicas, calculistas, reflexivas, sistemática e que estudam e projetam seus atos. Daí o termo usado: "Ele age com a razão e não com o coração."

CONCENTRAÇÃO:

Ainda Gil Restani Andrade, afirma que a concentração, caracteriza-se pela centralização da mente em "clichês mentais", ou "formas pensamento", bem definidas,com exclusividade.
A concentração pode ser individual, isolada ou grupal (coletiva). Pode ser positiva ou negativa.
Escolhe-se um objeto, paisagem ou mensagem, retira-se da consciência todo e qualquer estímulo externo. Manter fixado, firmemente objeto, buscar a visualização do objeto.

MEDITAÇÃO:

Gil finaliza falando que a meditação é exatamente a extensão da concentração; seu alcance é conquistado,à medida que a criatura consiga concentrar-se com maior eficácia. Meditar é colocar-nos em contato com as forças internas, caracteriza-se por uma atitude quieta, atenta expectante; não intensa, mas calma, mas dando atenção às idéias que apresentam. Há um contato sutil e agradável com as correntes superiores dos planos superiores.

CONTEMPLAÇÃO:

A contemplação é a mais alta expressão de vida intelectual e espiritual do homem. É a própria vida do intelecto e do espírito, plenamente despertada, plenamente ativa, plenamente consciente de que está viva. É um espanto espiritual, uma admiração. Um temor espontâneo, reverencial, diante do caráter sagrado da vida, do ser. É gratidão pelo Dom da vida, pela consciência despertada, pelo ser. É a consciência viva do fato de que, em nós, a vida e o ser procedem de uma Fonte invisível, transcendente e infinitamente abundante.

A contemplação é, acima de tudo, a consciência da realidade dessa Fonte. Ela conhece a Fonte, obscuramente, de modo inexplicável, mas com uma certeza que vai além, tanto da razão como da simples fé. Pois a contemplação é uma espécie de visão espiritual a que, pela sua própria natureza, tanto a razão como a fé aspiram, porque sem ela permanecem forçosamente incompletas. A contemplação, entretanto, não é a visão, pois vê sem ver" e conhece "sem conhecer". É fé em maior profundidade, conhecimento demasiadamente penetrante para poder ser apreendido em imagens, palavras ou mesmo conceitos claros. Pode ser sugerida por palavras, por símbolos, mas, no próprio momento em que procura indicar o que conhece, o espírito contemplativo retira o que disse e nega o que afirmou. Pois na contemplação conhecemos "não conhecendo". Ou, melhor, conhecemos além de todo conhecer ou "não conhecer".



Pedra Luz

domingo

As Cores do Arco-Íris - Cromoterapia



Apesar de existir uma enorme variedade de tonalidades de cores, nós reagimos a sete cores primárias, que são aquelas utilizadas na Cromoterapia. A intensidade ou tom dessa cor é escolhida com base no paciente e no seu caso específico. Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) produzem sensações de relaxamento e tranqüilidade.
Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Porém, e como é a mais poderosa de todas as cores, deve ser utilizada com precaução porque se for aplicada em excesso pode aumentar a tensão nervosa e os níveis de irritabilidade.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.

Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, vitaliza e rejuvenesce.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e no combate ao desânimo, à falta de energia e de força de vontade. Fortalece as funções mentais, estimula o sistema nervoso e ajuda a elevar a pressão sanguínea. É utilizado no tratamento de problemas respiratórios, epilepsia e inflamações, mas também está associado às glândulas supra-renais, ou seja, ao tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim. Favorece a boa digestão e tem efeitos positivos no sistema metabólico.
Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a atividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o otimismo. No entanto, não deve ser utilizado isoladamente, uma vez que pode aumentar o nervosismo, a incerteza, assim como diminuir o sentido de proteção, segurança e estabilidade.
Indicações Terapêuticas: para além de ajudar a harmonizar o sistema nervoso, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, do reumatismo e da artrite (contribui para a dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações). O amarelo é apontada como uma cor que fortalece os olhos e os ouvidos, sendo excelente para a pele, nomeadamente para cicatrizar, limpar e melhorar a sua textura.
Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranqüilizador; provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito. No entanto, deve ser utilizado com precaução para não provocar desequilíbrios que podem, por sua vez, aumentar os níveis de insatisfação e de impaciência.
Indicações Terapêuticas: com propriedades anti-sépticas muito eficazes, é utilizado no tratamento de infecções, desintoxicações, problemas cardíacos e circulatórios.
Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo; estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.
Indicações Terapêuticas: para além de aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduz a sensação de angústia, tensão e medo, aliviando perturbações nervosas e situações de insónias. É um anti-séptico natural, eficaz contra as dores e o desconforto causado por cortes e queimaduras; é também um anti-inflamatório, utilizado no tratamento de problemas associados aos olhos e à garganta (laringite, amigdalite, papeira…), sendo ainda útil em casos de asma.
Anil: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.
Indicações Terapêuticas: tem efeitos analgésicos e calmantes, especialmente em situações de elevada ansiedade ou excitação, é utilizada no tratamento de dor generalizada, inflamações e doenças pulmonares.
Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. Sendo uma cor bastante potente, existem algumas precauções a seguir, no sentido em que o uso excessivo do violeta pode provocar estados alterados de consciência.
Indicações Terapêuticas: eficaz para acalmar o sistema nervoso e no combate das neuroses, é um desintoxicante natural que devolve saúde às células e tecidos do organismo, assim como a energia física ao corpo. Também é utilizado no tratamento de problemas dermatológicos, nomeadamente doenças do couro cabeludo. Os seus poderes apaziguadores são ainda eficazes no tratamento de dores musculares e lombares.
O preto e o branco são extremos opostos. O branco absorve e reflete todas as cores, sendo que o organismo reage positivamente ao branco ao libertar energias negativas e sensações de peso resultantes de doenças diversas. O preto, por sua vez, absorve todas as cores, mas não reflete nenhuma; por norma não é utilizada devido às suas conotações negativas e porque não incita à harmonia. No entanto, o preto pode ser utilizado em conjunto com outras cores, caso do tratamento de insonia: recorre-se à cor violeta que tem características espirituais e calmantes, mas também ao preto, que simboliza a noite e o descanso.

bemtratar.com/artigos/cromoterapia-terapia-colorida



Pedra Luz

Cromoterapia - A Magia das Cores




O nosso mundo material é constituído de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a forma externa é somente a reprodução material de um corpo espiritual. Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz". A luz é algo que nossos olhos não podem ver, mas que torna visível toda a matéria. A luz do Sol ( ou artificial ), ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz transmitindo através dos nossos olhos as formas e cores que são interpretadas por nosso cérebro.
As cores primárias são três : Amarelo, Azul e Vermelho, todas as demais resultam de misturas das cores primárias como por exemplo :
Azul +Vermelho = Violeta,
Vermelho + Amarelo = Laranja,
Azul + Amarelo = Verde.
As misturas de todas essas cores, resultam nos mais diversos tons e matizes que colorem o nosso mundo visível, existem ainda outras cores como o infravermelho e o ultravioleta que só podem ser distinguidos por meios adequados e em laboratórios, pois de todas as cores presentes na natureza o olho humano só pode perceber um pequeno espectro. Já, outros animais, têm seus olhos adaptados para perceber diversos outros espectros, como por exemplo as abelhas que se orientam pela cor ultravioleta para localizar determinada flor, o verde das folhas, é no entanto, percebido por ela como incolor .

Na era moderna um dos pioneiros nos estudos da cromoterapia , foi o Dr. Edwin Babbit, autor do livro " Principles of Light and Colour", no qual escreveu " Em um quarto escuro, e de olhos fechados, comecei a ver a formação do meu (ser) íntimo e depois de alguns meses estava em condições de perceber maravilhosas luzes e cores, que nenhuma linguagem poderá descrever"
A "Cor" da qual estaremos falando, trata-se da manifestação da "Luz" como energia e que portanto pode ser percebida até no escuro, desde que a pessoa esteja devidamente preparada para sentir as vibrações no seu íntimo, em infinitas radiações e fluxos de correntes luminosas. São essas vibrações, radiações e fluxos de energias, que irão atuar na aura daqueles que se submetem à uma terapia pelas cores, através dos chakras e meridianos, equilibrando os seus corpos, etérico e físico.
Edgar Cayce, um místico americano de Virginia Beach, quando criança, podia ver a aura completa em torno das pessoas, como um arco-iris de cores e luzes que as envolvia, e admirou-se ao saber que os outros não a viam igualmente.
A aplicação terapêutica das cores é denominada cromoterapia e era utilizada há muito tempo pelos antigos egípcios que já possuíam uma perfeita psicologia das cores. Conheciam a natureza e formação das cores e em seus templos preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia.
Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides, tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostas nas sete cores do espectro. Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.
Esses conceitos eram conhecidos desde os tempos mais remotos. Em todas as culturas, observa-se o estudo das cores e podemos encontrá-lo associado à diversas práticas esotéricas, como o Feng Shui, Cristais, Astrologia, etc.
As cores podem ser utilizadas em diversas áreas, com resultados espantosos. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiatras, o mundo da moda, marketing, etc. Isto porquê as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como : sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.
De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos :
Estimulantes : Vermelho, amarelo e laranja.
Calmantes : Índigo, Azul ( tons claros ) e violeta.
Equilibrante : Verde.

Fonte: Carlos Roberto ( Amon Sol ) www.magiadourada.com.br



Pedra Luz

sexta-feira

Afinidade entre Pedras e os Signos



Foi observado ao longo dos séculos que certos cristais vibravam em sintonia com os signos. Sendo assim, os cristais estão associados aos doze signos do zodíaco ao contrário dos metais tradicionalmente ligados aos planetas. Devemos tomar em consideração que apesar dos cristais serem associados aos signos isso não significa que não sofram influências planetárias, pois como sabemos cada signo é regido por um planeta, o que certamente influência também as vibrações dos cristais. Mesmo tendo alguns cristais associados aos signos, nunca esqueça sua intuição na hora da escolha.


PRINCIPAIS CRISTAIS DOS SIGNOS


Áries (21/03 a 20/04)
jaspe, topázio, granada, ágata , topázio, hematita, quartzo cristal, ametista, quartzo leitoso, cornalina

Touro (21/04 a 20/05)
quartzo rosa, esmeralda, topázio, água-marinha, coral, amazonita, quartzo leitoso, ametista.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
citrino, olho de tigre, ágata, coral, topázio, quartzo leitoso, ametista, hematita.

Câncer (21/06 a 21/07)
quartzo cristal, quartzo fume, quartzo verde, jade, aventurina, pedra da lua, opala, esmeralda, ametista.

Leão (22/07 a 21/08)
cristal, ágata, jaspe, granada, âmbar, rubi, citrino, granada, topázio, quartzo dourado, quartzo leitoso, ametista.

Virgem (22/08 a 22/09)
ágata, jaspe, turquesa, citrino, amazonita, hematita, quartzo azul, quartzo fumê, aventurina, quartzo leitoso, ametista.

Libra (23/09 a 22/10)
quartzo cristal, quartzo fume, esmeralda, água marinha, pedra da lua, opala, lápis-lazuli, quartzo leitoso, ametista, citrino.

Escorpião (23/10 a 22/11)
jaspe, citrino, água-marinha, esmeralda, granada, turmalina verde, obsidiana, quartzo leitoso, ametista, ágata.

Sagitário (23/11 a 22/12)
topázio, quartzo cristal, olho de tigre, sodalita, lápis azuli, quartzo azul, quartzo fumê, quartzo leitoso, jaspe.

Capricórnio (23/12 a 20/01)
quartzo fume, ônix, ágata, turmalina verde, turquesa, quartzo verde, quartzo leitoso, ametista.

Aquário (21/01 a 19/02)
água-marinha, quartzo cristal, safira, opala, granada, lápis-lazuli, turquesa, quartzo rosa, quartzo leitoso, ametista, sodalita.

Peixes (20/02 a 20/03)
ametista, quartzo cristal, jade, fluorita, turmalina verde, pedra da lua, opala, ônix, quartzo leitoso.

Todos os Signos
turquesa, quartzo fumê, quartzo rosa, cristal de quartzo, malaquita, azurita, diamante, jade, ametista, coral, pérola, turmalina melancia, turmalina preta, pedra do sol.

terça-feira

Harmonização de Ambientes com Cristais


No plano físico os cristais é a coisa mais pura da energia e da luz, pois seus átomos estão em absoluta simetria e, graças à sua estrutura perfeita , são capazes de elevar a freqüência vibratória de quem se aproxima ou entra em contato com eles. Civilizações antigas como egípcios, hindus, gregos, os utilizava há milênios como adorno, objetos mágicos e instrumentos de cura e equilíbrio energético.
Se você deseja testar se funciona, ou se você acredita, uma oportunidade boa se deseja conhecer melhor os cristais é utilizá-los na harmonização de ambientes. Como são grandes condutores e amplificadores de energia, eles atuam de forma eficaz neutralizando as energias negativas e aumenta as positivas.
Os mais comuns e conhecidos são os cristais de quartzo incolor, podendo ser usado em qualquer situação, de preferência em forma de drusas, que são aglomerados em estado bruto, com várias pontas em uma base comum. O quartzo incolor vai estimular as esferas mais elevadas do nosso ser, para que estas possam, então, se integrar e se manifestar em nossas vidas. Se forem bem usadas essas energias, vão se refletir em nossos pensamentos sensações, palavras e ações diárias. É bom para ser colocado no principal espaço de convivência da casa, assim as relações se manterão em equilíbrio e harmônico.
Os coloridos possui características e campos de atuação bem definidos e podem ser colocados em ambientes específicos, de modo que se obtenha as vibrações que se deseja.
Na cozinha não deve faltar um cristal que ajuda na absorção das energias de cada alimento que se chama calcita laranja, e esse cristal também deve estar em outros locais em que seja feita as refeições.
Locais de estudos ou leitura e até em escritório, tenha um citrino e a pirita. No caso do citrino ele nos ajuda estimulando as capacidades mentais e traz concentração, segurança e poder pessoal. Já a pirita ela atrai a riquezas e prosperidade, nos ajuda a manter o foco em nossas metas e objetivos e a encontrar o caminho da realização pessoal.
Quarto o ideal para locais em que se faz repouso e até meditar é uma ametista, pois ela aguça nossa intuição, relaxa e acalma a mente. A ametista tem a capacidade de silenciar o turbilhão de pensamentos que nos inunda a consciência e, assim, nos permite atingir níveis mais profundos de compreensão e de paz interior. Se você busca aumentar a sua espiritualidade deve ter uma.
No quarto dos filhos você também pode usar quartzo azul e a água marinha, que vão ajudar a acalmar o excesso de energia e favorecer um sono tranqüilo. Já o quartzo rosa fica ótimo próximo à cama do casal. Sua energia suave e amorosa ajuda a amenizar qualquer tipo de conflito, ressentimento ou mágoas. Traz equilíbrio emocional e harmoniza os corações e as relações, e ainda ajuda ao casal ter compreensão.
Agora se deseja repelir e bloquear energias negativas e densas, seja em casa ou no trabalho, nada como uma turmalina negra. Esta pedra é um grande escudo protetor e tem a capacidade de elevar a vibração de tudo o que estiver ao seu redor. Ela pode ficar em qualquer lugar, mas a dica é deixe num canto logo atrás da porta da entrada, ou de outros ambientes, até um canto bem discreto.
O único cuidado que você precisa em relação aos cristais é lavá-los regularmente em água corrente para que mantenham o brilho e a vitalidade. Para energizá-los, basta colocá-los na terra, ou num vaso de plantas durante um ou dois dias, que logo estão recarregados, você irá perceber que muito fácil lidar e se tornará bem prazeroso.


Fonte: www.formosaportal.com.br/artigos



Pedra Luz

domingo

Ágata Geodo - A Pedra da Sorte





Tipo: Pedra da Sorte , Beleza da pele, protetora contra o mal.

Locais: onde é encontrada: Brasil.

Crenças e mitos: Quando, há cerca de 200 anos , os lapidadores europeus pesquisavam o Brasil à procura de pedras, constituíram-se as Geodos-da-Sorte, as indicadoras dos caminhos aos mais belos locais de descoberta de Ametistas e Ágatas do mundo. Já que havia algo de sorte no encontro de belas "Ágatas-de-Água" com cristais, foram as Ágatas-de-Água chamadas de Geodos-da-Sorte. Também os indianos veneravam essas pedras preciosas, de interior vazio, como pedras curadoras, protetoras e da sorte. No fogo, elas brilhavam como carvões e deveriam afastar os maus espíritos.

Efeitos terapêuticos para o corpo: As Geodos-da-Sorte e as Ágatas -de –Água são especialmente úteis nas doenças da pele, protegem contra o surgimento excessivo de sardas e regulam, se portadas ao pescoço , falhas do sistema de pigmentação da pele. Elas também previnem doenças do couro cabeludo. Colocadas debaixo do travesseiro, as Geodos-de-Sorte minoram as perturbações psicossomáticas. A Ágata-de-Água é especialmente apropriada à beleza e a cura da pele.

Indicado para: Forças regeneradoras, beleza, irradiações do corpo, sofrimentos da alma, moléstias da pele e de fundo emocional. Vesículas da pele e do rosto, cura do rosto, erupções do verão, sistema pigmentário, verrugas, rugas, calos, abcessos na pele.

Efeitos terapêuticos para a psique: As Geodos-de-Sorte e as Ágatas-de-Água fazem com que tudo de mau se afasta do corpo de seu portador, prevenindo-o contra falsos amigos, Eles fazem com que seu portador, se sinta mais satisfeito e levantam, através de suas forças regeneradoras a beleza e a irradiação do corpo. Elas minoram dores espirituais e curam moléstias da pele. Transmitem autoconfiança e alegria de viver. Na meditação, essas pedras são muito apreciadas devido às suas flutuações suaves , que harmonizam a alma.

Formas existentes: Pedra bruta e lapidada.



Pedra Luz

sexta-feira

O Filtro dos Sonhos




Contam-se muitas lendas sobre como surgiu-se este artefato. Uma delas é que uma índia mãe não conseguia colocar sua criança para dormir. Então, pediu ajuda à curandeira da tribo, que a entregou um anel de salgueiro com teias de aranha amarradas entre si em seu centro. A curandeira explicou que a criança sofria de pesadelos e o anel de salgueiro serviria para filtrar os sonhos maus, permitindo que somente os bons sonhos visitem seu sono.
Como uma mandala, o Dreamcatcher tem duas conotações. Uma, sugere que utilizemos o poder de filtração de nossas mentes. Igualmente traz nossa atenção à construção elaborada de nossas vidas e nosso poder de construí-la e a reconstruir enquanto nos ajustamos. Ambos os significados lembram que nossos pensamentos são poderosos, e têm a habilidade de tornar nossas vidas pesadelos ou sonhos incríveis.

Pedra Luz

quinta-feira

Símbolos das Mandalas Nativo Americanas



As Mandalas Nativo Americanas são usadas por pessoas que compreendem as tendências mais profundas do pensamento, da natureza e da vida e sabem instintivamente que nossos próprios pensamentos podem às vezes mascarar as mensagens mais profundas que vêm de nossos corações.
Suas Mandalas ajudam a observar nossas motivações na vida em relação à escala maior do universo. Os indígenas possuem um respeito profundo e compreendem o movimento do espírito. Sabem que todas as coisas estão conectadas e unidas.  Incorporando a mandala do nativo americano como uma ferramenta, podemos começar a compreender a conexão do universo.
Centrar-se sobre estas mandalas e seu simbolismo permite que nossa mente cesse sua vibração constante e nossos pensamentos comecem a investigar mais profundamente a névoa do pensamento que reside mais perto do reino espiritual. A mandala dá à vibração da mente um ponto de foco, algo a digerir, quando a conexão com o espírito é feita e a claridade do coração e da alma alcançada.
Simbologia Nativo-Americana


 




Penas


As  Penas simbolizam a ascensão e a evolução espiritual a um plano mais elevado. Foram usadas pelos ameríndios para simbolizar sua comunicação com o espírito e para expressar sua sabedoria celestial. Nesta cultura, as penas representam o poder dos deuses do trovão, do ar e do vento.Os nativos americanos fazem homenagens ao “Sol Emplumado”, símbolo do cosmos e do centro da existência. Um outro significado do símbolo das penas gira em torno de suas orações, pois usavam roupas de penas enquanto dançavam para a chuva durante os rituais do solstício.


Em outras culturas como a celta, a pena foi usada sob a forma de roupas adornadas usadas em rituais para invocar os deuses do céu e para ganhar o conhecimento do reino celestial. Os egípcios acreditavam que as penas simbolizavam pureza e Maat, a deusa egípcia de justiça, pesava os corações do recém morto e o comparava ao peso de uma pena para saber da pureza da sua vida enquanto vivo. No cristianismo, as penas representaram virtudes.



Mandala do Sol e Vento
Esta mandala representa a energia que dá poder ao Sol combinado com o espírito onipresente do vento. Os dois dão-nos junto uma perspectiva original e íntima dos poderes da natureza. Quando focalizada, podemos considerar como as energias filosóficas do Sol e do vento podem positivamente mudar a estrutura inteira de nossas vidas.



O Labirinto

 O significado do labirinto é associado com a simbologia da espiral, de que nós podemos seguir nossos passos (metafórico e literal) de volta e do inicio (centro ou núcleo).  Os nativos americanos usaram o labirinto como símbolo que representa o nascimento, o renascimento e/ou a transição de um mundo ao seguinte. É um símbolo utilizado por eras.

Especificamente, como um símbolo dos Hopi (nação nativo americana dos Estados Unidos),  são descritos como uma passagem próxima e transversal ao centro, representando os quatro sentidos cardinais e seus atributos. As espirais que cercam este compasso são simbólicas ao ciclos da criação e das experiências da vida.
Em um nível filosófico, o significado do labirinto é tão complexo quanto o próprio símbolo. Com muitas torções e voltas, não compartilha  seus segredos facilmente.
Está associado a:
* Passagem do tempo
* Crescimento espiritual
* Iluminação
* Conexão à fonte
* Renascimento
* Ressurreição
* Emergência
* Evolução
* Progresso
* Trajeto espiritual
* Iniciação
Pode ser uma ferramenta poderosa para o realce e o desenvolvimento internos. É projetado especificamente com esta finalidade. Ao andar em um labirinto, nossa perspectiva constantemente muda. Nossa visão e corpo físico nunca estão enfrentando a mesma direção por muito tempo. Esta é uma técnica para conhecer nosso interior de dentro para fora.
E ainda, o movimento em espiral  é uma réplica física de nossa tendência espiritual de procurar dentro das grandes verdades uma forma de eterna liberdade.


Pedra Luz