quarta-feira

O Equilíbrio Yin e Yang



Acredita-se que yin e yang surgiram nos primórdios do tempo, quando a grande escuridão cósmica foi rompida por um raio. Tudo que era escuro e pesado tornou-se yin. Tudo que foi iluminado pelo raio tornou-se yang. São as duas únicas forças cósmicas existentes. Nada tem vida a não ser por meio deles, e tudo o que existe contém ambos.

De acordo com a teoria, a natureza se expressa em um ciclo interminável de opostos polares como o dia e a noite, umidade e seca, calor e frio e atividade e descanso.

O fenômeno Yin é aquele que mostra as qualidades da escuridão, descanso, úmido, frio e estrutura corresponde à terra, ao receptivo, feminino e à Lua . Seu caráter chinês representa o lado com sombras de uma montanha.

O fenômeno Yang possui as qualidades da energia como luz, atividade, seca, calor e função o poder criador era associado ao céu e ao Sol . Seu caráter chinês representa o lado ensolarado de uma montanha.

O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que yang é o intelecto masculino,racional e claro. Yin é a tranqüilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

Tudo na natureza mostra várias combinações do yin e yang. Por exemplo, a neblina da manhã (yin) é dissipada pelo calor do sol (yang); o fogo na floresta (yang) é extinguido pela (yin) tempestade; a escuridão da noite (yin) é substituída pela luz do dia (yang). Qualquer fenômeno dentro da natureza pode ser entendido em relação ao outro, um sempre será yin ou yang em comparação ao outro.

Ao contrário de nossa idéia ocidental de antagonismo dos opostos, eles são complementares.

Tudo na natureza pode ser expresso como a oposição do yin e yang. Esta é a força energizante de todos os aspectos da natureza. É dinâmica e o fundamento básico para a mudança na natureza.

Yin e Yang no Feng Shui

Se as forças combinadas de Yin e Yang não estiverem equilibradas no seu ambiente, o seu desequilíbrio poderá produzir efeitos físicos e emocionais adversos. Pessoas que apresentam fadiga, depressão e falta de motivação, normalmente, essas pessoas passam demasiado tempo em locais escuros. No oposto, temos pessoas cujas casas estão demasiado expostas a luz solar. Não tendo nenhum espaço de proteção, deixando a luz do sol encher os espaços continuamente. Essas pessoas habitualmente sofrem de dores de cabeça ou desorientação, tonturas e náuseas.

Muito do Feng Shui assenta em simples senso comum. Se um quarto é muito escuro, adicione mais luz. Quer seja através de espelhos, de cores mais claras ou até mesmo abrindo novas entradas de luz. Se uma divisão for demasiado clara, coloque cortinas mais opacas ou persianas. Se um quarto parece estagnado ou abafado, provoque uma corrente de ar. Quer seja abrindo uma janela ou, na falta desta, utilizando um ventilador num dos cantos, ligando-a regularmente.

Yin e Yang sempre precisam um do outro para equilibrar um jogo, o ambiente de uma pessoa, ou a vida dela.


O diagrama do Taiji

Simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Preto e branco integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

Desde os primeiros tempos, os dois pólos arquetípicos da natureza foram representados não apenas pelo claro e pelo escuro, mas, igualmente pelo masculino e pelo feminino, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.

Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro . A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a idéia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto, ou seja, o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang e, o círculo que o lado branco possui significa que Yang possui Yin.





Pedra Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário