segunda-feira

Meditação Gassho



Gassho significa “duas mãos se juntando, unidas ou em prece”. A pronúncia correta é “gáshô”. É colocar-se num estado receptivo para ouvir o Criador, promovendo uma centragem, levando-nos em direção ao vazio.

Gassho é um cumprimento usado em várias tradições budistas e em numerosas culturas por toda a Ásia. Significa saudação, solicitação, reverência, agradecimento, respeito…

Os praticantes de yôga também fazem o Gassho, dando-lhe o nome de Namastê, traduzindo-o para a expressão "O Deus em mim saúda o Deus em você”.

Nas tradições budistas é costume fazer o Gassho como uma forma de respeito ao próximo ao considerarmos que o próximo tem, dentro de si, o potencial para se tornar um buda e, por isso, é digno de respeito.

Do ponto de vista da ciência da meditação, quando juntamos as mãos, se encontram o sol (mão direita), a lua (mão esquerda) e todos os outros elementos: o polegar é o vazio, o indicador o ar, o médio o fogo, o anular a água e o mínimo a terra. Dessa forma se fecha o círculo. Quando dirigimos nossa atenção aos dedos médios, acentua-se o aspecto “fogo” da meditação; o consciente queima assim, os elementos inconscientes.

O objetivo da meditação Gassho é potencializar a energia do praticante e levá-lo a um estado espiritual meditativo.
Ela deve ser praticada todos os dias pela manhã ou à noite, com duração de 20 a 30 minutos. A forma dessa meditação é bem simples.
Sente-se com os olhos suavemente fechados, preferencialmente em um quarto quieto e escuro. Coloque a língua contra os dentes da frente e, quando respirar, inspire pelo nariz e expire pela boca. Ao expirar, a língua cairá automaticamente. Se você quiser, imagine que está olhando para algo muito bonito, a vinte centímetros à frente de suas pálpebras fechadas. Isso focalizará a energia no terceiro olho e tornará mais fácil concentrá-la em um ponto.
Tenha certeza que você não será perturbado e que não haja nada que precise ser feito. Desligue o telefone e, pelo menos por meia hora diga adeus a todas as atividades.
Se você conseguir sentar-se quieto e sem qualquer movimento do corpo e da mente, os resultados serão melhores. Mas se você estiver com dor nas costas ou se seus joelhos o estiverem incomodando, não hesite em praticar de qualquer maneira. O pensamento ocasional não o perturbará muito.
Assegure-se que a área abaixo do seu umbigo esteja relaxada e frouxa. Use roupas confortáveis ou, se necessário, abra o primeiro botão, assim você poderá respirar facilmente pelo seu Tanden (o ponto localizado a dois ou três dedos abaixo do umbigo).
Junte suas mãos na frente do seu coração. A palavra Gassho quer dizer “duas mãos juntas”. O modo correto para praticar Gassho é sustentar as mãos, com as palmas se tocando. É suposto que cada dedo toque o seu correspondente da outra mão. As mãos são colocadas numa posição em que as pontas dos dedos fiquem abaixo do nariz e o ar expirado através dele as roce delicadamente. Os cotovelos não devem tocar o corpo, deixando entre eles espaço suficiente para se colocar um limão. As costas devem ficar eretas e a cabeça flutuando como se estivesse sendo puxada por um balão de gás.

A Técnica

Focalize sua atenção no ponto onde os dois dedos médios se tocam. No Reiki japonês diz-se que os dedos médios têm a corrente mais forte de energia Reiki. (Lembre-se de usá-los para tratar uma área quando ela for pequena para a mão inteira).
Agora preste atenção ao que está acontecendo nas palmas de suas mãos, como também em todos os dedos. Você provavelmente vai experimentar uma pulsação ou formigamento em alguma ou em todas as partes se sua mão ou dedos. Isso é a energia do Reiki.
Mantenha sua atenção neste processo e onde seus dedos médios se tocam por pelo menos vinte ou trinta minutos. Quando acabar o tempo que você se deu para esta meditação, separe suas mãos, descanse durante alguns minutos e então continue com suas atividades diárias.

Quando sentir um bom nível de tranqüilidade mental, repita pausadamente, refletindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki.

Apenas hoje, não se irrite.

Nossas emoções nos pertencem, se alguém fizer ou disser algo que nos deixe irritado, enraivecido é porque essa emoção já existe. Essa pessoa apenas “acionou o interruptor” que a fez se manifestar. Nós somos a fonte dessa emoção.
A melhor forma de agirmos nesta situação é agradecermos a essa pessoa por ter nos mostrado que essa emoção existe e desta forma daremos o primeiro passo para transmutá-la.
Quando temos consciência de que somos a fonte de nossas emoções e de que elas, também, são energias, fica mais fácil nossa relação com elas, pois, podemos nos dirigir à fonte e transformá-las em amor.
A única forma de se vencer uma guerra, é não entrarmos nela. Um grande exemplo disso é Mahatma Gandhi que libertou seu país sem o uso da violência, apenas o amor.

Apenas hoje, não se preocupe.

Nossa energia é direcionada ao nosso foco. Se nos preocupamos com algo, direcionamos nossa energia para essa preocupação. No entanto, ela poderia ser mais bem aproveitada para a superação deste desafio.
Quando a ansiedade e a preocupação estão presentes, as dimensões são distorcidas, os desafios sempre parecem maiores do que realmente são.
A “pré-ocupação” não irá evitar um acontecimento, ao contrário, ela poderá torná-lo mais extenso, pois ele já estará causando sofrimento mesmo antes de se manifestar. Nossa vida acontece em ciclos, portanto, projetemos nossa energia na semeadura, desta forma a colheita será sempre abençoada.

Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.

Diariamente, a cada momento, temos uma razão para expressar nossa gratidão.
Todo momento tem um potencial criador, transformador. E mesmo determinadas situações que nos parecem um castigo, futuramente, poderemos reconhecê-las como uma bênção.
Cada momento é um momento único e uma fonte de aprendizado. Se tivermos essa consciência, reconheceremos os “presentes divinos” que estão presentes em cada momento.
A humildade é a consciência de que tudo é parte do Todo. Tudo no Universo tem a mesma importância. Pois somos todos, manifestações da mesma energia.
Sermos humildes é fazermos nossa parte sem nos preocuparmos com o reconhecimento, apenas pela satisfação de estarmos cumprindo nossa missão e termos consciência de que a nossa é, não mais e nem menos importante, que a missão de nossos semelhantes.

Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.



Pedra Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário