quarta-feira

Dicas de Massagem com Pedras


As pedras transmitam energia provocando resposta sedativa, melhoram as funções orgânicas, recuperam a energia, eliminam o estresse, harmonizam o corpo, mente e espírito e equilibram o sistema nervoso. Com as pedras é possível fazer uma massagem profunda.

Atuando nos meridianos (os canais de energia que percorrem o corpo, segundo a acupuntura) e nos chacras (os centros de energia definidos pela medicina indiana),.

A massagem das pedras quentes estimula o bem-estar geral. Ainda, a pedra transmite calor a até 4 cm abaixo da pele e de maneira difusa, o que intensifica e prolonga os efeitos. Em geral, utilizam-se pedras seixos rolados, que são lisas e de diferentes tamanhos ou ágatas e cristais variados.

As pedras frias, por sua vez, não ficam nada atrás e atuam como um estimulante, tonificando músculos, restabelecendo a energia vital, melhorando as funções orgânicas e contribuem para a perda de peso, tendo inclusive um efeito analgésico, que alivia as inflamações. Para além disso, harmoniza o sistema nervoso, reduzindo significativamente os níveis de stresse.

Na hora de fazer em casa, porém, não é preciso tanta diversidade, e uma maneira fácil de se automassagear é se deitar sobre as pedras. As pedras podem ser colocadas no chão seguindo a linha dos chacras.

Para fazer em casa, podemos seguir algumas dicas da Terapeuta Shirley Szwaruter:

Você vai precisar de 11 pedras. Não devem ter pontas nem ser muito volumosas e pesadas. Aqueça todas com água fervente e, durante a massagem, mantenha as que não estiverem em uso na panela ou numa bacia ao lado. Cuidado ao retirá-las da água para não se queimar (use uma concha ou similar). Se as pedras estiverem muito quentes, deixe-as esfriar até conseguir tocá-las de forma prazerosa.
Numa sessão, você vai usar quatro pedras para a massagem e sete para o relaxamento. Aplique um pouco de óleo vegetal(semente de uva, oliva, pêssego, amêndoas doces e outros) sobre a pele a fim de facilitar o deslizamento. Comece com duas pedras, massageando a planta do pé.
Vá deslizando pela perna até a coxa. Repita do outro lado. Coloque as pedras de volta na água quente e, com outras duas, faça movimentos circulares em sentido horário (que acompanha o sentido em que se processa a digestão) no abdômen. Depois, com duas pedras, provoque delicados pinçamentos sobre o abdômen. Em seguida, use uma pedra para fazer movimentos giratórios e de pressão (suave) sobre órgãos importantes, como o fígado, o útero, o estômago. Se você quiser continuar a seqüência, massageie dos ombros ao pescoço com a lateral das pedras. Deite-se de costas e coloque as plantas dos pés apoiadas em pedras quentes. Coloque cada uma das sete pedras sobre cada um dos sete chacras. Cubra-se e relaxe durante 15 minutos. Você pode deixar um cobertor do lado, estendido, pronto para ser puxado no fim da massagem.


Precauções

A massagem de pedras quentes não é uma terapia invasiva, mas é sim extremamente envolvente, pelo que se desaconselha a sua administração em:

Asma aguda;
Cistite aguda;
Gravidez (pode-se usar pedras quentes ou frias somente em áreas isoladas, sem fazer formatos, sem fazer deslizamentos com pedras quentes ou frias. O feto está em formação inicial, podendo prejudica-lo nesta etapa;
Câncer;
Doenças de pele, inflamações cutâneas ou queimaduras: estar atento para não espalhar qualquer tipo de dermatite para outras partes do corpo;
Pós-Cirúrgico: Não recomendável passar com o calor das pedras por cicatrizes recentes ou pessoas que estejam se reabilitando de procedimentos cirúrgicos;
Qualquer condição da pele que possa ser agravada por umidade ou calor;
Qualquer pessoa tomando medicação que possa ter efeitos colaterais devido ao calor ou desafios de temperatura;
Todos os indivíduos que não estejam certos de suas medicações, devem consultar seu médico;
Doença cardíaca, temperaturas forçam o sistema circulatório, a saúde do coração necessita de sérias considerações;
Qualquer pessoa muito debilitada ou fraca antes de iniciar o tratamento, onde o corpo não pode equilibrar-se após ser desafiado pelas temperaturas;
Qualquer condição onde a massagem seja contra-indicada;
Veias varicosas, o calor não é bom, o frio é muito beneficente;
A pele fina de pessoas com mais idade deve ser tratada com cuidado, pressão mais leve temperatura mais baixa.

Higienização das pedras: Após cada uso deve-se lavar as pedras uma a uma com água corrente e sabão neutro.



Pedra Luz

Um comentário:

  1. Excelente Artigo, parabéns continue a divulgar a massagem no seu todo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário