quarta-feira

Yoga - Uma Filosofia de Vida



Yoga é uma filosofia de vida que se nasceu na Índia há mais de 4000 anos. É tido como o mais antigo sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções. O Yoga visa a objetivos diversos, entre eles equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo, dependendo da linha que o praticante deseja seguir.



O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, conhecimento interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
Yoga não apenas alonga todas as partes do corpo, mas também massageia os órgãos internos. Ele coordena o sistema respiratório com o físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a a circulação de oxigênio em todo o corpo. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida melhor, livre dos efeitos da tensão do dia-a-dia. A região da coluna, o sistema respiratório e digestivo, são as partes do corpo mais beneficiadas pelo Yoga.





Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro.



As técnicas mais utilizadas são:




Asanas: Os exercícios físicos fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de lesões.




Meditação: Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. É quando devemos nos empenhar em conhecer-nos interiormente propriamente dito, prestar atenção em nossa respiração, em nosso corpo, em nossa mente, perceber como lidamos com os fatos da vida, etc. Assim aprendemos a nos conhecer mais profundamente e saber como agir diante da vida.




Pranayama: Os exercícios são respiratórios. Eles vão a respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Também eles atuam em nossas emoções produzindo um equilíbrio interior.




Yoganidra: São exercícios que ensinam a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo. Também nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por montanhas, campos etc. Tudo isso para que possamos relaxar e alcançar uma grande serenidade. A serenidade alcançada nesses momentos permanece por vários dias em nosso ser.






Para pratica do Yoga não é necessário fazer parte de qualquer religião especifica, credo, nacionalidade, ou grupo diferenciado. Apenas é necessário dedicação e uma pratica constante para que se possa obter os efeitos desejados; os exercícios não são difíceis de executar, e aos poucos você vai adquirindo flexibilidade. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio.






Procure um lugar especializado, que tenha profissionais capacitados para que você possa receber orientação de como iniciar esta pratica tão benéfica ao corpo e a mente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário