sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Turquesa e a sua Simbologia



A turquesa é conhecida desde a antiguidade e utilizada como amuleto e pedra de ornamento. A palavra turquesa significa “pedra turca” e estes chamavam-na “Fayruz” que significa “pedra da sorte” . A Turquia não é uma fonte de turquesa, mas foram provavelmente os comerciantes turcos que introduziram a turquesa na Europa. Esta pedra era muito valorizada pelos povos orientais e asteca, mas só mais tarde é que começou a ser considerada como amuleto na Europa. É possível que isto tenha ocorrido devido à influência da Igreja Católica. A turquesa já era comercializada há vários séculos e comprada na Europa, mas só no século XIV quando a influência da Igreja Católica começou a diminuir é que esta pedra começou a ser utilizada em joalharia. Nos países orientais acreditava-se que a turquesa protegia o seu possuidor de influências negativas e pensava-se que mudava de cor de acordo com a saúde dele.Uma outra crença semelhante é que a pedra avisava da aproximação de perigo. Esta crença poderá estar ligada ao fato de que a cor de algum tipo de turquesas muda mediante diversos fatores, como o calor, luz e transpiração. Uma pessoa que possuísse uma pedra de uma destas variedades, ao ficar com febre e ao transpirar como resultado disso, iria fazer com que a pedra mudasse de tonalidade.


Os astecas, assim como povos nativos da América do Norte, utilizavam a turquesa como amuleto protetor. Os astecas não limitavam o uso da turquesa a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente objetos cerimoniais.
Na Pérsia a turquesa era amplamente utilizada para objetos decorativos que incluía a decoração de edifícios.
Por outro lado os egípcios também utilizavam bastante a turquesa. Para além de todos os usos ornamentais, também era considerada um amuleto por estar associada à deusa Ísis.
A turquesa é um mineral de cor ciano opaco. O azul pode variar e ser azul cor do céu, passando por tonalidades de azul-esverdeado e verde-amarelado. Como em todas as outras gemas, a coloração depende dos minerais incluídos na gema. Também poderá conter faixas ou manchas escuras devido à presença de prata.
A turquesa é um fosfato hidratado de alumínio e cobre, possuindo pequenas quantidades de ferro e cobre. O ferro faz com a gema adquira a tonalidade verde, ao passo que o cromo dá o azul característico da turquesa.
Um ponto de exploração da turquesa é o Irã. Desde há cerca de dois mil anos que esta área é uma fonte de turquesa, na altura da Pérsia. A turquesa iraniana é considerada a turquesa de maior qualidade, devido à sua cor e dureza, e é possível que tenha sido o primeiro tipo de turquesa a entrar nos mercados europeus.
Mas historicamente, a turquesa não era apenas utilizada pelo Irã e Turquia. Também os egípcios a utilizavam, desde a Primeira Dinastia, sendo extraída da Península Sinai, também chamada “País da Turquesa”. Esta turquesa é a mais translúcida de todas e normalmente mais verde que a turquesa iraniana.
Uma outra fonte de turquesa é o sudoeste dos Estados Unidos da América. Esta pode ser encontrada no Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México e Nevada. Os nativos pré-colombianos exploravam a turquesa existem no México.
Para além destes locais, temos também a China e o Tibete, onde esta pedra é muito apreciada.




Atributos Modernos: Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relaciona-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, à prosperidade e à sorte; traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui. Quanto presenteada, concede riqueza e felicidade.Equilibra energias Yin/Yang. Excelente harmonizador espiritual.




Pedra Luz








4 comentários:

  1. Gostei muito, é tudo o que gostaria de saber tem me ajudado bastante, muito obrigado queridos filhos da grande luz....

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi, quanto mais verde, melhor ? :)

    ResponderExcluir
  3. As turquesas mais valiosas são azul da cor do céu, com muito cromo e pouco ferro. É a quantidade de ferro que determina a tonalidade do verde na turquesa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário