segunda-feira

Turmalinas a Pedra Preciosa do Arco-Íris


Turmalina são pedras preciosas com incomparáveis variedade de cores. O motivo, de acordo com uma velha lenda egípcia, é que a turmalina, em sua longa viagem para cima a partir do centro da Terra, passou mais de um arco-íris. Ao fazê-lo, assume todas as cores do arco-íris. E é por isso que é ainda hoje referida como a “pedra preciosa do arco-íris”.

O nome turmalina provém da palavra singalês ‘ tura mali ‘. Na tradução, isso significa algo como “pedra com a mistura de cores”, referindo-se à cor do espectro desta pedra preciosa. Há turmalinas de vermelho ao azul e de verde ao amarelo. Elas frequentemente tem duas ou mais cores. Há turmalinas que mudam as suas cores quando a luz muda de luz artificial à luz do dia, e algumas mostram o efeito de luz de um olho de gato. Não existem duas turmalina exatamente iguais. Esta gema tem um infindável número de faces, e por essa razão agrada a todos os fatos. Não admira que tenham sido atribuídos poderes mágicos a ela. Em particular, é a pedra preciosa do amor e da amizade, e é dito que as torne firme e duradoura.

Turmalinas são misturas de cristais de silicato de alumínio boro com uma composição complexa e em mutação. O mineral é um grupo um pouco complexo. Até mesmo pequenas mudanças na composição causam cores completamente diferentes . Cristais de apenas uma única cor são bastante raros, a marca desta pedra preciosa é não só a sua enorme riqueza de cores, mas também o seu “dichroism”ou seja, dependendo do ângulo a partir do qual você olha para ela, a cor pode ser diferente, mais ou menos intensas. É sempre mais intensas quando vistaa olhando em direção ao eixo principal, um fato para o qual o cortador deve prestar muita atenção quando estiver fazendo o corte. Esta gema tem excelentes qualidades e é fácil de cuidar. Portanto, a turmalina é uma pedra preciosa, em muitos aspectos interessantes.

As cores individuais variantes de turmalina têm seus próprios nomes. Por exemplo, uma turmalina de um vermelho intenso é conhecido como uma ‘rubellite’, mas só se ela continuar exibindo o mesmo tom vermelho rubi na luz artificial, como fez na luz do dia. Se a cor mudar quando a fonte luminosa mudar, a pedra é chamado de uma rosa ou chocante turmalina rosa. Na linguagem do gemologista, turmalina azul são conhecidos como ‘indigolites’, de cor amarela-castanho a castanho-escuro, são conhecidas como«dravites’ e a preta como’ schorl ‘. O último mencionado, principalmente utilizada para gravuras e, Esoterismo, se diz ter poderes especiais com que as pessoas possam ser protegidas contra energias negativas.

Uma variedade particularmente popular é o verde Turmalina, conhecida como a ‘verdelite’ no comércio. No entanto, se a sua bela como verde-esmeralda é causada por minúsculos traços de cromo, que é referido como um ‘cromo turmalina’. O destaque absoluto entre a turmalina é a ‘turmalina Paraíba “, uma gema de um azul intenso ao azul-verde, que até 1987 não foi descoberta numa mina no estado brasileiro da Paraíba. Em boas qualidades, essas pedras são tesouros hoje. Desde turmalina de Malauí com uma vívida cor amarela, conhecido como “turmalina canarinho ‘, veio ao comércio, a cor amarela, que anteriormente estava muito escassa na verdade, foi muito bem representada no espectro de cores infinitas.

No entanto, a turmalina tem ainda mais nomes: pedras com duas cores são conhecidas como turmalina bicolor, e aqueles com mais de duas como turmalina multicolor . Tiras mostrando uma seção transversal da turmalina cristal também são muito populares, porque elas exibem, em uma área muito pequena, toda a variedade de cor incomparáveis desta pedra preciosa. Se o centro da fatia é vermelho e verde a área em torno dele, a pedra é dada a alcunha ‘melancia’. Por outro lado, se o cristal é quase incolor e preto nas extremidades só, é chamada de ‘Mohrenkopf’, (lembrando um certo tipo de bolo popular na Alemanha).

Turmalinas são encontradas quase todo o mundo. Existem grandes depósitos no Brasil, Sri Lanka e sul e sudoeste da África. Outras foram encontradas na Nigéria, Zimbábue, Quênia, Tanzânia, Moçambique, Madagascar, Paquistão e Afeganistão. Turmalina também são encontradas nos E.U.A., principalmente na Califórnia e Maine. Embora existam muitos depósitos que contenham gema turmalina, boa qualidades e cores não são muitas vezes descobertas entre elas. Por este motivo, o preço do espectro de turmalina é quase tão amplo como o da sua cor.

Fonte site www.cloezcorner.com


Pedra Luz

2 comentários:

  1. Eu tenho uma pedra preta que meu avô achou no sitio dele e eu queria saber se ela é presiosa ele tem meio que uns fios amarelos entre a pedra paresse ouro sei lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá C.L.E.A.S,

    Obrigada por sua visita.
    É difícil saber, não somos peritos no assunto para avaliar, mesmo se você mandasse uma foto, acho que não seria possível. O bom seria procurar uma avaliador de pedras.

    Muita Luz
    Equipe Pedra Luz

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário